Durante a gravidez é importante lembrar que o corpo da mãe é a única fonte de nutrição para o crescimento do feto. Os dentes de "leite" começam a se formar a partir da 6.ª semana após a concepção e a dentição permanente, a partir do quinto mês de vida intra-uterina.

Dessa forma, condições desfavoráveis durante a gestação, como uso de medicamentos, infecções, carências nutricionais etc. podem acarretar problemas nos dentes em fase de formação e mineralização.

Alimentos ricos em sais minerais (principalmente fósforo e cálcio) e vitaminas (A, B, C, D) são especialmente benéficos durante a gravidez. A mãe deverá aumentar a ingestão de queijo, leite, peixe e substituir alimentos com alto teor de açúcar por frutas e vegetais frescos. A manutenção de uma dieta saudável é extremamente importante para a nutrição da mãe e do bebê, assegurando, assim, uma boa estrutura dental da criança.

Alimentos açucarados devem ser evitados porque, por volta do 4.º mês de gravidez, o paladar do bebê começa a se desenvolver e, se a futura mamãe consumir muito açúcar, o bebê provavelmente irá gostar muito de doces. Além disso, comendo menos doces durante as refeições, a futura mamãe estará evitando a cárie e as doenças na gengiva.

A gravidez causa flutuações hormonais e, conseqüentemente, ocorrem várias alterações no organismo da gestante que podem levar ao aparecimento de problemas dentais e gengivais. Portanto, a rotina de escovação, o uso de fio dental, o enxaguatório bucal sem álcool e o creme dental com flúor deverão ter atenção redobrada nessa época.

Habituem-se a limpar seus dentes com escova e fio dental três vezes ao dia e a visitar seu dentista regularmente. Vale lembrar que a qualidade dessa higienização é sempre mais importante que a quantidade.

Muitas mães não têm a chance de fazer seus filhos crescerem sem cárie, por desconhecerem a postura preventiva que elas devem ter. Através da mudança de comportamento relacionada à educação em saúde, a futura mamãe ampliará seus conhecimentos, responsabilizando-se pelos cuidados essenciais à manutenção da saúde bucal dela e do bebê.

Como pais, o mais importante a se fazer para assegurar a saúde bucal do bebê é preocupar-se com a limpeza das suas próprias bocas. Quando uma criança nasce, geralmente a sua cavidade bucal é estéril, mas, a partir do momento em que vem ao mundo, esta começa a ser contaminada.

A cárie é uma doença contagiosa e transmissível. Recentes pesquisas indicam que as bactérias bucais são transmitidas principalmente pelos pais para o bebê, através de hábitos inadequados como:

           Utilizar os mesmos utensílios que o bebê usa (pratos, copos, talheres etc.);
           Assoprar ou "provar" os alimentos antes de dar ao bebê;
           Colocar chupeta, bico ou brinquedo que o bebê usa na sua boca;
           Beijar o bebê na boca.

É claro que não há contra-indicação para atos de amor e carinho, mas assegurar a saúde bucal do seu bebê é preocupar-se com a limpeza de sua própria boca, pois mãe com boca sadia é sinônimo de filho saudável.

Em suma, o atendimento odontológico a gestantes consiste em:

           Controle da placa bacteriana através de uma boa higienização bucal (escovação adequada e uso do fio e fita dental);
           Cuidados com a nutrição e a dieta, já que a gestante deve realizar uma alimentação balanceada, rica em sais minerais (principalmente cálcio e fósforo) e vitaminas (A, B, C e D). A futura mamãe também deve ingerir alimentos que sejam fontes de flúor, tais como: chá, café, arroz, soja, espinafre, gelatina, cebola e alface.
           Visitas periódicas ao cirurgião-dentista, sendo importante salientar que o tratamento odontológico pode ser realizado em qualquer período gestacional, embora o segundo trimestre (entre o 4.º e o 6.° mês) seja o momento mais apropriado, pois, nessa fase, mãe e bebê encontram-se num período de maior estabilidade. No primeiro trimestre, deve-se evitar o uso de medicamentos e as tomadas radiográficas, pois o bebê está se formando (período de embriogênese) e, no terceiro trimestre, a mãe está numa maior ansiedade devido à aproximação do parto. Desta forma, a gestante estará assegurando a saúde e uma boa estrutura dental para seu filho.

Colaboradores:
Sheila dos Santos - Técnica em Higiene Dental
Paulo Márcio M. Moreira - Cirurgião-Dentista

Dicas:

           O controle da placa bacteriana é essencial na prevenção e no tratamento da grande maioria das doenças periodontais.

           A periodontite é um fator de risco importante nas doenças coronárias, respiratórias, na diabete e no nascimento de bebês prematuros de baixo peso.

           Nem toda gengivite progride para a periodontite, mas a periodontite inicia-se de uma gengivite, destacando-se a importância do diagnóstico precoce da doença periodontal.

           A cárie dentária é uma doença transmissível e a melhor maneira de evitar a contaminação é a família procurar manter bons hábitos de higiene bucal, evitando a cárie e outras doenças bucais.

Fonte das Dicas¹:

"Odontologia em Saúde Coletiva - Planejando Ações e Promovendo Saúde", de Antônio Carlos Pereira & Colaboradores, Editora Artmed.


¹Eduardo Hebling, José Roberto de Magalhães Bastos, Silvia Helena de Carvalho Sales Peres e Irene Ramires são autores das dicas acima.