
Classes
participativas não nascem prontas, mas são desenvolvidas. Eis algumas
técnicas para você usar em sua classe:
1 - QUEM PERGUNTA QUER SABER
Fazer uma pergunta
e esperar a resposta é uma das maneiras mais simples de se conseguir uma
interação maior de seus alunos. Porém, no início pode ser difícil conseguir
que alguém participe. Algumas vezes, será necessário sortear um aluno
para responder. Após conseguir a primeira participação, esforce-se para
manter o interesse de sua turma:
Repita e certifique-se. Fale
algo como: "então, o que você está dizendo é que..." a seguir, peça para
o aluno desenvolver mais a idéia, se necessário, ou se alguém concorda
ou discorda da afirmação.
Dê a eles o controle. Se várias
pessoas levantarem a mão concordando ou discordando da afirmação de um
aluno, peça a ele para escolher quem fala a seguir, e assim sucessivamente.
Isso diminui o receio a participação, uma vez que eles estarão falando
diretamente com um colega, e não com o professor.
Elogie quando necessário. Agradeça
ao aluno que trouxer alguma nova informação ou participação interessante
à sala de aula.
Participe ativamente. Se a discussão
não estiver rendendo, dê ao grupo novas informações, use o humor, dê e
peça exemplos práticos daquilo que está sendo estudado.
2
- INFORMAÇÃO
Antes de começar uma discussão sobre algum assunto, explique o que vai
ser feito e por quê. Ninguém gosta de ficar em suspense, sem saber o que
irá acontecer. Explique a seus alunos que a discussão irá permitir que
todos entendam melhor a matéria, diminuindo o tempo necessário para estudos
em casa, por exemplo. Informe também o tempo disponível para aquela atividade.
3 - DESAFIE
Poucas coisas garantem
mais participação em sua aula do que algo dito em tom de desafio. Inspire-se
nos programas de perguntas e respostas da televisão, faça com que a turma
encare dar uma resposta como uma questão de honra. Tive um professor que
começou o ano letivo afirmando que, durante as aulas dele, estaríamos
concorrendo a "milhões em pontos". E, realmente, de vez em quando ele
fazia uma pergunta valendo meio ponto a mais na prova. Foram poucas vezes,
mas garantiu a participação de todos e, de quebra, reduziu o número de
faltas.
4 - DENÚNCIAS ANÔNIMAS
Circule folhas de papel nas quais os alunos possam responder suas questões
sem serem identificados. Esta tática é útil quando o assunto envolve questões
éticas ou você quer respostas sintéticas. Também faz com que todos se
manifestem, o que pode estimular a participação, uma vez que todos percebem
que você realmente quer a opinião deles.
|
5 - LIBERE A "COLA"
Faça uma pergunta e peça para os alunos responderem, com a ajuda do colega
que senta na frente ou atrás. Dê pouco tempo para essa atividade, do contrário
poderão surgir assuntos paralelos à aula. Cinco minutos são suficientes.
6
- USE A IMAGINAÇÃO
"Se eu fosse prefeito, eu faria...", "Se eu fosse um bandeirante, eu...",
e outras frases desse tipo são excelentes para garantir a participação
dos alunos. Para evitar repetições, peça que cada estudante responda algo
que ainda não tenha sido dito por um colega.
7 - CASO A CASO
Comece a aula contando um caso que possa ser resolvido com a matéria que
você vai explicar, e pergunte como seus alunos resolveriam o problema.
Após alguns minutos tentando, dê sua aula, e termine-a perguntando como
eles resolveriam aquela questão. Este método tem um bônus de aumentar
a taxa de retenção de aprendizagem, uma vez que seus alunos aplicam imediatamente
o que aprenderam.
8 - USANDO O IBOPE
Outra maneira de garantir a participação de seus alunos em sala de aula
é através de pesquisas rápidas. Caso você tenha que fazer uma questão
que envolva escolha entre duas alternativas, utilize o velho método de
"quem acha que é a resposta (1) levante a mão". A grande vantagem desse
método é que você pode fazer uma pergunta em seguida: "Por quê?" e começar
uma discussão maior.
Uma variação desse método pode ser conseguida através de perguntas do
tipo "certo" e "errado". Faça uma afirmação e pergunte se seus alunos
acham que ela é verdadeira ou falsa. Informe antes seus alunos sobre as
regras do jogo e avise quando ele acabar, pois os estudantes levam muito
a sério tudo o que o professor diz.
9 - PERGUNTAS E RESPOSTAS
Dê a cada estudantes dois cartões, cada um com o início de uma afirmação:
Cartão 1 - "Eu ainda tenho dúvidas a respeito de ________________________"
Cartão 2 - "Posso responder perguntas sobre ______________________"
Certifique-se de que todas as perguntas e respostas são pertinentes à
sua matéria e faça os alunos procurarem as respostas para suas dúvidas
entre si. Depois, reuna as dúvidas remanescentes e esclareça-as.
10
- MESA REDONDA
Certamente você já viu um desses programas de discussões na televisão.
Copie a fórmula na sua aula, convidando um pequeno grupo de alunos à frente
para discutir um tópico. Você pode tornar essa discussão mais rica se
der a esses expositores algum tempo para preparar suas opiniões (contra
ou a favor) a respeito do tópico, digamos de um dia para outro. Os outros
alunos fazem perguntas. Ao utilizar essa técnica uma segunda vez, não
repita nenhum dos "convidados", garantindo a participação de todos.
Colaboração: Júlio Clebsch
Matéria cedida pela revista Profissão Mestre
Site: www.profissaomestre.com.br
|