
Projeto
multidisciplinar envolve crianças da Educação Infantil
ao Ensino Fundamental
Proporcionar
aos alunos uma viagem ao passado, presente e futuro da nossa história,
levando-os a desenvolver as habilidades de fala, leitura, escrita e pensamento.
Este foi um dos objetivos da 4.ª edição do projeto Literatura em Movimento,
desenvolvido na Escola Nossa Senhora das Graças, localizada em Alcântara,
São Gonçalo. Com o tema principal intitulado "Atrás de uma Boa História...
Aí Vamos Nós!", as atividades envolveram as turmas da Educação Infantil
ao Ensino Fundamental.
Idealizado pelo professor de Português Fábio Monteiro, o projeto se baseou
em pesquisas, trabalhos escritos e manifestações artísticas, como danças
e encenações. "Nossa proposta foi dinamizar a sala de aula e fazer com
que o aluno participasse ativamente e de forma criativa, utilizando a
leitura como fonte de prazer e de conhecimento", explica Fábio. "Este
ano, o conteúdo programático se voltou para a realidade, permitindo que
os alunos se tornassem leitores conscientes, lendo o mundo à sua volta
de forma crítica. Falamos dos dias de hoje, buscando os fatos do passado",
completou.
De caráter multidisciplinar, o Literatura em Movimento mobilizou a escola
durante os dois primeiros bimestres e teve sua culminância em julho, com
a apresentação dos trabalhos, em uma grande festa cultural.
Dinâmica
No início do ano letivo, os temas foram divididos entre as turmas do maternal
à 8.ª série. A partir daí, os professores responsáveis desenvolveram um
trabalho de orientação, pesquisa e execução das atividades, buscando trabalhar
de acordo com os PCN's, com a faixa etária e com o grau de interesse dos
alunos. Para cada tema, foram propostas atividades específicas, que fizessem
uso das linguagens verbal e não-verbal e que tivessem a leitura como ponto
de partida, nos casos das turmas de 2.ª a 8.ª séries.
A metodologia do trabalho seguiu-se da seguinte forma:
Maternal e Jardim I:
As crianças trabalharam o tema "Boas Notícias", trazendo a mensagem de
que o futuro está nas mãos das crianças. Sob a coordenação da professora
Eliane, os alunos montaram painéis com fotos que expressassem momentos
de felicidade e fizeram uma exposição de massinhas, explorando o tema.
Na culminância do projeto, representaram a música "Boas Notícias", da
Xuxa, com uma coreografia que emocionou pais e professores que assistiam
à apresentação.
Jardim II:
Com uma exposição de fotos e pinturas, os alunos do Jardim II representaram
o que é a felicidade para eles. Entre os trabalhos, painéis estampavam
fotos de momentos de lazer e de carinho vividos pelas crianças. Intitulado
"Nós Somos o Amanhã", o tema foi explorado pela professora Janaína, que,
para a apresentação final, coreografou a música homônima ao tema, buscando
deixar a mensagem de que as crianças representam o sonho de um futuro
melhor.
Alfabetização:
Os alunos da professora Raquel trabalharam o tema "Paz". Com um trabalho
de desenho e colagem, foram montados painéis nos quais as crianças expuseram
o que é a paz na concepção deles. Ao final, apresentaram uma dança, representando
a música "Nosso Canto de Paz", da Xuxa.
1.ª Série:
"Como eu vejo o mundo?" Para esta pergunta, os alunos da 1.ª série trouxeram
as respostas através de manifestações artísticas. Com desenhos e murais,
mostraram situações de paz e de adversidade vividas no mundo de hoje e,
para o encerramento, mostraram uma coreografia, criada pela professora
Eliane, com muita animação e desenvoltura.
2.ª
Série:
Coordenada pela professora Priscila, a 2.ª série trabalhou o tema "Ídolos
de Todos os Tempos". Inicialmente, foi realizada uma pesquisa sobre as
várias personalidades que marcaram as últimas décadas. Em sala de aula,
os alunos produziram redações sobre os ídolos e suas contribuições para
a história, além de montarem painéis com fotos das personalidades estudadas.
Para o desfecho das atividades, apresentaram uma dança bastante divertida,
na qual cada aluno se caracterizou de um ídolo. O presidente Lula, o cantor
Roberto Carlos, os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, os jogadores
da seleção brasileira, o sociólogo Betinho e o aviador Santos Dumont foram
algumas das personalidades apresentadas.
|
3.ª
Série:
A mistura cultural foi o tema escolhido para a 4.ª série. A idéia foi
fazer com que os alunos fizessem uma viagem dentro de cada cultura. Para
isso, ao longo do bimestre, realizaram pesquisas acerca das características
das culturas brasileira, portuguesa, italiana, alemã, espanhola, americana
e francesa, orientados pela professora Sônia. Ilustrando as pesquisas,
foram montados murais com fotos e desenhos das vestimentas, dos lugares
peculiares e das comidas típicas de cada sociedade.
Na culminância do projeto, vestidos com roupas típicas de cada cultura
estudada, os alunos fizeram uma apresentação de dança e explicaram ao
público as características de cada uma delas.
4.ª
Série:
Estudar a atualidade,
observando o que mudou em relação ao passado. Este foi o desafio lançado
para a 4.ª série, que trabalhou com o tema "Como Vivemos nos Dias de Hoje?".
Após muitas pesquisas sobre as descobertas feitas ao longo dos séculos,
os alunos escreveram redações sobre aspectos e fatos do cotidiano e criaram
maquetes das principais invenções, dentre as quais, a televisão, o rádio,
o telefone, o forno de microondas e o avião.
Complementando o trabalho e trazendo a mensagem de que o bem sempre vence
o mal, as alunas representaram a música "Modernidade", do cantor Lulu
Santos.
5.ª a 8.ª Séries:
As turmas do
segundo segmento do Ensino Fundamental tiveram que relatar o comportamento
do homem ao longo da história, no que diz respeito à cultura, à moda,
à política e à ciência. Assim, cada turma ficou responsável por pesquisar
uma década. A 5.ª série estudou a década de 50, a 6.ª série, a década
de 60, a 7.ª série, a década de 70, e a década de 80 ficou por conta da
8.ª série.
A primeira atividade envolveu todas as séries, que fizeram a interpretação
da música "Modernidade", do cantor Lulo. Depois deste trabalho, os alunos
fizeram redações sobre o tema e, na seqüência, cada turma iniciou a pesquisa
referente à década que deveria ser estudada.
Concomitante
ao trabalho de pesquisa, os professores de Geografia, História e Ciências
falaram sobre temas relacionados aos fatos estudados. "A professora de
Ciências fez um trabalho sobre a AIDS e a de História falou sobre a queda
do Muro de Berlim", exemplificou Fábio.
Para mostrar o resultado das pesquisas realizadas, cada turma montou uma
peça de teatro, que pôde ser assistida por todos os alunos da Escola.
O cenário foi montado com elementos que caracterizassem a época e os alunos
vestiram roupas adequadas à década em questão. Com muita purpurina e roupas
cintilantes, os alunos da 7.ª série, por exemplo, levantaram temas como
o Festival de Woodstock, o fim da censura, o sucesso da novela Dancin
Day's e o Milagre Brasileiro. Já a 8.ª série fez uma apresentação regada
a muito rock e questões sociais, falando do Rock in Rio, da ascensão do
reggae, da queda do Muro de Berlim, do movimento Diretas Já e da AIDS.
Para fazer
com que a leitura transpusesse o tempo do projeto, foi montada uma minifeira
do livro, no pátio da escola, a fim de que as crianças pudessem comprar
livros de seu interesse. Para o aluno Luiz Felipe dos Santos, da 4.ª série,
a feira foi parada obrigatória: "Os livros falam sobre o planeta e sobre
tudo o que o mundo vive. Comprei alguns livros e, amanhã, comprarei mais
alguns".
Após o encerramento
das atividades do projeto, o professor Fábio teve a certeza de ter alcançado
os objetivos propostos: "A missão foi cumprida. Este ano as apresentações
estavam ótimas e bem criativas. No início, houve resistência por parte
dos alunos de 5.ª a 8.ª séries, pois eles acharam que estudar sobre épocas
passadas seria uma tarefa chata e fora da realidade deles. Mas, à medida
que íamos desenvolvendo as pesquisas, eles foram gostando de desvendar
o passado. Certamente, aprenderam um pouco da nossa história e isso ficará
guardado na memória".
Guilherme Coutinho, aluno da 4.ª série, aprovou os resultados do projeto.
"Com este trabalho, aprendemos sobre as cidades, as regiões, falamos sobre
violência e outras coisas da nossa vida. Gostei de participar", afirmou.
Escola Nossa Senhora das Graças - Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração
de Jesus
Tel.: (21) 2701-2785
|