Projeto multidisciplinar envolve crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

Proporcionar aos alunos uma viagem ao passado, presente e futuro da nossa história, levando-os a desenvolver as habilidades de fala, leitura, escrita e pensamento. Este foi um dos objetivos da 4.ª edição do projeto Literatura em Movimento, desenvolvido na Escola Nossa Senhora das Graças, localizada em Alcântara, São Gonçalo. Com o tema principal intitulado "Atrás de uma Boa História... Aí Vamos Nós!", as atividades envolveram as turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Idealizado pelo professor de Português Fábio Monteiro, o projeto se baseou em pesquisas, trabalhos escritos e manifestações artísticas, como danças e encenações. "Nossa proposta foi dinamizar a sala de aula e fazer com que o aluno participasse ativamente e de forma criativa, utilizando a leitura como fonte de prazer e de conhecimento", explica Fábio. "Este ano, o conteúdo programático se voltou para a realidade, permitindo que os alunos se tornassem leitores conscientes, lendo o mundo à sua volta de forma crítica. Falamos dos dias de hoje, buscando os fatos do passado", completou.

De caráter multidisciplinar, o Literatura em Movimento mobilizou a escola durante os dois primeiros bimestres e teve sua culminância em julho, com a apresentação dos trabalhos, em uma grande festa cultural.

Dinâmica

No início do ano letivo, os temas foram divididos entre as turmas do maternal à 8.ª série. A partir daí, os professores responsáveis desenvolveram um trabalho de orientação, pesquisa e execução das atividades, buscando trabalhar de acordo com os PCN's, com a faixa etária e com o grau de interesse dos alunos. Para cada tema, foram propostas atividades específicas, que fizessem uso das linguagens verbal e não-verbal e que tivessem a leitura como ponto de partida, nos casos das turmas de 2.ª a 8.ª séries.

A metodologia do trabalho seguiu-se da seguinte forma:

Maternal e Jardim I:

As crianças trabalharam o tema "Boas Notícias", trazendo a mensagem de que o futuro está nas mãos das crianças. Sob a coordenação da professora Eliane, os alunos montaram painéis com fotos que expressassem momentos de felicidade e fizeram uma exposição de massinhas, explorando o tema. Na culminância do projeto, representaram a música "Boas Notícias", da Xuxa, com uma coreografia que emocionou pais e professores que assistiam à apresentação.

Jardim II:

Com uma exposição de fotos e pinturas, os alunos do Jardim II representaram o que é a felicidade para eles. Entre os trabalhos, painéis estampavam fotos de momentos de lazer e de carinho vividos pelas crianças. Intitulado "Nós Somos o Amanhã", o tema foi explorado pela professora Janaína, que, para a apresentação final, coreografou a música homônima ao tema, buscando deixar a mensagem de que as crianças representam o sonho de um futuro melhor.

Alfabetização:


Os alunos da professora Raquel trabalharam o tema "Paz". Com um trabalho de desenho e colagem, foram montados painéis nos quais as crianças expuseram o que é a paz na concepção deles. Ao final, apresentaram uma dança, representando a música "Nosso Canto de Paz", da Xuxa.

1.ª Série:


"Como eu vejo o mundo?" Para esta pergunta, os alunos da 1.ª série trouxeram as respostas através de manifestações artísticas. Com desenhos e murais, mostraram situações de paz e de adversidade vividas no mundo de hoje e, para o encerramento, mostraram uma coreografia, criada pela professora Eliane, com muita animação e desenvoltura.

2.ª Série:

Coordenada pela professora Priscila, a 2.ª série trabalhou o tema "Ídolos de Todos os Tempos". Inicialmente, foi realizada uma pesquisa sobre as várias personalidades que marcaram as últimas décadas. Em sala de aula, os alunos produziram redações sobre os ídolos e suas contribuições para a história, além de montarem painéis com fotos das personalidades estudadas.

Para o desfecho das atividades, apresentaram uma dança bastante divertida, na qual cada aluno se caracterizou de um ídolo. O presidente Lula, o cantor Roberto Carlos, os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, os jogadores da seleção brasileira, o sociólogo Betinho e o aviador Santos Dumont foram algumas das personalidades apresentadas.

3.ª Série:

A mistura cultural foi o tema escolhido para a 4.ª série. A idéia foi fazer com que os alunos fizessem uma viagem dentro de cada cultura. Para isso, ao longo do bimestre, realizaram pesquisas acerca das características das culturas brasileira, portuguesa, italiana, alemã, espanhola, americana e francesa, orientados pela professora Sônia. Ilustrando as pesquisas, foram montados murais com fotos e desenhos das vestimentas, dos lugares peculiares e das comidas típicas de cada sociedade.

Na culminância do projeto, vestidos com roupas típicas de cada cultura estudada, os alunos fizeram uma apresentação de dança e explicaram ao público as características de cada uma delas.

4.ª Série:

Estudar a atualidade, observando o que mudou em relação ao passado. Este foi o desafio lançado para a 4.ª série, que trabalhou com o tema "Como Vivemos nos Dias de Hoje?". Após muitas pesquisas sobre as descobertas feitas ao longo dos séculos, os alunos escreveram redações sobre aspectos e fatos do cotidiano e criaram maquetes das principais invenções, dentre as quais, a televisão, o rádio, o telefone, o forno de microondas e o avião.

Complementando o trabalho e trazendo a mensagem de que o bem sempre vence o mal, as alunas representaram a música "Modernidade", do cantor Lulu Santos.

5.ª a 8.ª Séries:

As turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental tiveram que relatar o comportamento do homem ao longo da história, no que diz respeito à cultura, à moda, à política e à ciência. Assim, cada turma ficou responsável por pesquisar uma década. A 5.ª série estudou a década de 50, a 6.ª série, a década de 60, a 7.ª série, a década de 70, e a década de 80 ficou por conta da 8.ª série.

A primeira atividade envolveu todas as séries, que fizeram a interpretação da música "Modernidade", do cantor Lulo. Depois deste trabalho, os alunos fizeram redações sobre o tema e, na seqüência, cada turma iniciou a pesquisa referente à década que deveria ser estudada.

Concomitante ao trabalho de pesquisa, os professores de Geografia, História e Ciências falaram sobre temas relacionados aos fatos estudados. "A professora de Ciências fez um trabalho sobre a AIDS e a de História falou sobre a queda do Muro de Berlim", exemplificou Fábio.

Para mostrar o resultado das pesquisas realizadas, cada turma montou uma peça de teatro, que pôde ser assistida por todos os alunos da Escola. O cenário foi montado com elementos que caracterizassem a época e os alunos vestiram roupas adequadas à década em questão. Com muita purpurina e roupas cintilantes, os alunos da 7.ª série, por exemplo, levantaram temas como o Festival de Woodstock, o fim da censura, o sucesso da novela Dancin Day's e o Milagre Brasileiro. Já a 8.ª série fez uma apresentação regada a muito rock e questões sociais, falando do Rock in Rio, da ascensão do reggae, da queda do Muro de Berlim, do movimento Diretas Já e da AIDS.

Para fazer com que a leitura transpusesse o tempo do projeto, foi montada uma minifeira do livro, no pátio da escola, a fim de que as crianças pudessem comprar livros de seu interesse. Para o aluno Luiz Felipe dos Santos, da 4.ª série, a feira foi parada obrigatória: "Os livros falam sobre o planeta e sobre tudo o que o mundo vive. Comprei alguns livros e, amanhã, comprarei mais alguns".

Após o encerramento das atividades do projeto, o professor Fábio teve a certeza de ter alcançado os objetivos propostos: "A missão foi cumprida. Este ano as apresentações estavam ótimas e bem criativas. No início, houve resistência por parte dos alunos de 5.ª a 8.ª séries, pois eles acharam que estudar sobre épocas passadas seria uma tarefa chata e fora da realidade deles. Mas, à medida que íamos desenvolvendo as pesquisas, eles foram gostando de desvendar o passado. Certamente, aprenderam um pouco da nossa história e isso ficará guardado na memória".

Guilherme Coutinho, aluno da 4.ª série, aprovou os resultados do projeto. "Com este trabalho, aprendemos sobre as cidades, as regiões, falamos sobre violência e outras coisas da nossa vida. Gostei de participar", afirmou.

Escola Nossa Senhora das Graças
- Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus
Tel.: (21) 2701-2785