Devido
ao grande interesse dos leitores pela teoria defendida por Howard Gardner,
a Série Pedagogos, desta edição, trás para você um teste-diagnóstico capaz
de identificar o potencial de cada um nas diferentes áreas de sua inteligência
e também algumas idéias para estimular as Inteligências Múltiplas em sala
de aula.
Utilize esta escala para avaliar o seu potencial nas diferentes áreas
de sua inteligência, numerando-as conforme a ordem abaixo:
Raramente
(1 ponto) |
Às
vezes (2 pontos) |
Sempre
(3 pontos) |
As respostas precisam ser dadas conforme a ordem de perguntas abaixo:
1) Gosto de cantarolar para mim mesmo
2) Aprendo melhor quando me explicam a razão
3) Gosto de organizar objetos no espaço (quebra-cabeças, mapas etc.)
4) Gosto de resolver escolhas lógicas
5) É fácil expressar-me por escrito
6) Aprendo melhor quando manuseio as coisas
7) Uso música quando tenho de aprender alguma coisa
8) Prefiro passar meu tempo livre na companhia de outros
9) Prefiro ver para entender
10) Gosto de charadas numéricas
11) Adoro ler
12) Desenho, mexo-me, mudo de posição, mesmo quando estou prestando atenção
13) Adoro trabalhos manuais
14) Gosto quando há música de fundo
15) Gostaria de poder me exercitar a todo momento
16) Aprendo melhor quando escrevo
17) Sou sensível às necessidades e sentimentos dos outros
18) Gosto de poder escolher a música que ouço
19) Gosto de avaliar meu desempenho
20) Gosto de desenhar
21) Gosto de poesia e mensagem bem escrita
22) Compreendo o ponto de vista dos outros
23) Sinto-me bem trabalhando sozinho(a)
24) Faço uma boa “leitura” dos outros e mudo minhas ações para atendê-los
25) Gosto de atividades que envolvam cálculos numéricos
26) Lembro-me de melodias com muita facilidade
27) Compreendo minhas fraquezas e minhas habilidades
28) No meu tempo livre gosto de ficar sozinho(a)
29) Gosto de planejar coisas no papel (pôsteres, colagens, gráficos etc.)
30) Imito o andar e os movimentos dos outros muito bem
31) Planejo as minhas ações
32) Gosto de falar enquanto penso
33) Adoro montar e desmontar coisas
34) Freqüentemente sou escolhido para organizar o grupo
35) Prefiro atividades escolhidas por mim
Agora, some os pontos para cada inteligência e verifique em qual delas
você alcançou maior pontuação. Uma pontuação alta indica que aquela inteligência
é bastante acentuada.
Inteligência
Verbal |
Somar
os pontos das questões 5, 11, 16, 21, 32 = |
|
Inteligência
Lógica |
Somar
os pontos das questões 2, 4, 10, 25, 31 = |
|
Inteligência
Musical |
Somar
os pontos das questões 1, 7, 14, 18, 26 = |
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Inteligência
Espacial |
Somar
os pontos das questões 3, 9, 20, 29, 33 = |
|
Inteligência
Cinestésica |
Somar
os pontos das questões 6, 12, 13, 15, 30 = |
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Inteligência
Interpessoal |
Somar
os pontos das questões 8, 17, 22, 24, 34 = |
|
Inteligência
Intrapessoal |
Somar
os pontos das questões 19, 23, 27, 28, 35 = |
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Características das Inteligências Múltiplas
Psicólogo americano, Howard Gardner define as múltiplas inteligências
e suas características da seguinte maneira:
Inteligência Verbal
Gosta de escrever, ler, ouvir
Bom contador de histórias
e piadas
Tem boa memória para nomes,
lugares, datas e trivialidades
Tem vocabulário rico e se
expressa com fluência e clareza
Gosta de fazer palavras cruzadas
e jogo de palavras
Inteligência Lógico-Matemática
Explora padrões, categorias
e relações
Resolve problemas aritméticos
rapidamente
Gosta de Metamática e de
usar computadores
Resolve os problemas logicamente
Gosta de xadrez, damas, jogos
de estratégias e enigmas
Faz experimentos para testar
o que não entende facilmente
Inteligência Intrapessoal
Tem percepção aguda dos sentimentos
profundos, qualidades e defeitos
Mostra independência, força
de vontade e auto-direção
Reage, em discussões controvertidas,
com opiniões fortes
Prefere seu mundo particular
Gosta de isolar-se para produzir
um projeto ou hobby pessoal
Tem um auto grau de auto-confiança
Motivado para produzir projetos
e estudos pessoais
Habilidade intuitiva
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Inteligência
Espacial
Pensa com imagens e fotos
Gosta de participar de atividades
artísticas
Visualiza imagens claras
quando pensa sobre algo
Lê facilmente mapas e diagramas
Desenha representações precisas
de pessoas ou coisas
Gosta de ver filmes, slides
ou fotos
Gosta de fazer quebra-cabeças
Inteligência Musical
Sensível à variedade de sons
do ambiente
Toca instrumentos ou gosta
de música
Lembra de melodias de músicas
Percebe uma nota musical
desafinada
Prefere estudar e trabalhar
com música
Coleciona discos, gosta de
cantar e dedica tempo à música
Inteligência Cinestésico-Corporal
Aprende melhor movimentando-se,
tocando ou mexendo nas coisas
Processa conhecimento através
de sensações corporais
Envolve-se em atividades
esportivas
Desempenha atividades motoras
Gosta de tocar ou ser tocado
quando fala com as pessoas
Gosta de aprender usando
manipulações e outras práticas
Inteligência Interpessoal
Gosta de estar com pessoas
Tem muitos amigos
Organiza, comunica e, às
vezes, manipula
Aprende melhor relacionando-se
e compreendendo
Gosta de atividades em grupo
Serve como mediador nas discussões
Pode ler situações com precisão
Trabalhando em Sala de Aula com
as Inteligências Múltiplas
• Inteligência Lógico-Matemática
Os alunos entenderão melhor os números, as operações matemáticas e os
fundamentos da geometria se puder torná-los palpáveis. Assim, materiais
concretos como moedas, pedrinhas, tampinhas, conchas, blocos, caixas de
fósforos, fitas e cordões estimulam o raciocínio abstrato das crianças.
É importante também que o aluno aprenda a observar, na natureza e nos
temas descritos, a presença de padrões de simetria e de formas geométricas.
Para qualquer tema, o professor poderá inventar problemas que envolvam
probabilidades ou mesmo uma interpretação de dados.
• Inteligência Verbal
Todo tema escolar deve se prestar a animados debates com a segura intervenção
do professor, dando e tirando a palavra, sugerindo maior clareza nas idéias
e ajudando os alunos a disciplinarem o pensamento através de expressão
verbal. Atividades como o painel aberto, que convida os alunos em grupos
a expor idéias favoráveis e contrárias ao tema, também simbolizam estratégia
de importante estimulação verbal, sobretudo quando interrogativas e desafiadoras.
Qualquer tema pode abrigar desafios impondo interpretação de textos, desenvolvimento
de analogias, sua exploração através de trovas ou mesmo a criação de um
concurso de manchetes contextualizadas.
• Inteligência Musical
Uma atividade interessante é estimular os alunos a transformar textos,
mensagens ou idéias em paródias, adaptando-se os conteúdos com os quais
se trabalha às músicas populares com letras alteradas. Um concurso de
trovas ou mesmo de textos em forma de rap pode animar pesquisas e desenvolver
projetos que explorem linguagens diferentes para um mesmo tema. Os sons
da natureza gravados podem abrigar cenários para excelentes fundos musicais
extremamente válidos para ilustrar conteúdos de diferentes áreas.
• Inteligência Cinestésico-Corporal
Atividades mímicas constituem formas de despertar o interesse corporal
para conteúdos tradicionais. Na própria sala de aula, é possível o professor
combinar o uso de alguns signos gestuais como mensagens, informações e
recados. A escola é sempre um magnífico espaço para experiência com danças
contextualizadas a tema curriculares diversos.
• Inteligência Espacial
O professor pode propor para qualquer ilustração sua recriação em novos
tamanhos e formas. A cartografia também pode ser usada, já que trás, para
a sala de aula, uma série muito expressiva de sinais convencionais. É
interessante também a utilização de mapas conceituais para a exposição
e síntese de conteúdos e estes precisam ser criados alternando-se suas
cores e até mesmo suas formas.
• Inteligência Interpessoal
A contextualização de notícias da televisão ou dos jornais para assuntos
do cotidiano pode abrir interessantes explanações sobre sentimentos e
emoções. Os alunos podem ser estimulados a criar seus diários emocionais
e, ainda que os mantenham “secretos”, sua validade como meio de auto-conhecimento
é indiscutível.
• Inteligência Intrapessoal
Atividades do tipo berlinda são interessantes quando o grupo revela maturidade
para a auto e heterocrítica. Um professor estimulador das inteligências
pessoais necessita sempre dispor de “casos” para seu estudo e discussão
em sala de aula. A escola é um espaço extraordinário para o envolvimento
dos alunos em campanhas filantrópicas ou cívicas diversas.
OBS.: O conteúdo do tópico Trabalhando em Sala de
Aula foi retirado do livro “Como Desenvolver Conteúdos Explorando as Inteligências
Múltiplas”, de Celso Antunes (Editora Vozes).
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