A Cidade do Livro é um espaço cenográfico tematizado no qual milhares de crianças se divertem todos os anos. O grande diferencial é que este projeto é altamente educativo, ajudando a formar, desde cedo, o hábito da leitura. Nos vários ambientes, com forte apelo visual, distribuídos por uma área de 1.000 metros quadrados, o visitante conhece todo o processo de feitura de um livro. Já na entrada, uma livraria oferece milhares de títulos infanto-juvenis de autores consagrados. Também são encontradas obras de autores como Paulo Freire e Jean Piaget destinadas à capacitação dos professores que acompanham os alunos nesta aventura cultural.

A idéia do projeto, que surgiu em 97, é de Claudio Amadio, um jovem entusiasta criado por entre histórias publicadas pela editora Rideel, dirigida por seu pai, Italo Amadio. "O objetivo da Cidade do Livro é proporcionar às crianças a oportunidade de entrar em contato com um universo lúdico e mágico contido nos livros. Foi daí que pensei em idealizar um local onde pudesse ser encontrada não só uma livraria, mas acima de tudo, um ambiente onde pode ser despertado o interesse pelas histórias contadas por autores nacionais e internacionais. Com isso, espero estar contribuindo para reavivar o interesse pelo prazer da leitura, que tem ficado cada vez mais distante do universo infantil", argumenta Claudio Amadio.

Uma grande livraria dá início ao passeio cultural, no qual as crianças podem manusear os livros e fazer compras com auxílio das monitoras. Como num passe de mágica, uma porta de livros gigantes, no interior da livraria, dá acesso a uma fascinante viagem que começa com uma série de atividades na Prefeitura, onde Sr. Prefeito e a Tracinha, interagem com as crianças e passam noções de cidadania, boas maneiras, direitos e deveres do leitor.

A Casa da Vó Cotinha encanta os visitantes. Vó Cotinha, com seu bom humor costumeiro, vai contar a história do seu primeiro livrinho. Com isso, os visitantes são estimulados a fazer também o seu próprio livro. Por outro lado, na Praça do Papel, as crianças tomam contato com a evolução do papel, desde os tempos das cavernas, quando os povos primitivos escreviam nas pedras, passando pelos papiros e chegando até os dias de hoje. Preservação da natureza, reciclagem e reflorestamento também são assuntos que fazem parte do roteiro.

Já no Castelo das Delícias, a garotada recebe um lanche para repor as energias. Logo depois dessa parte do passeio, é chegado o momento da Árvore da Higiene Oral, quando as monitoras da Cidade do Livro ensinam os cuidados com uma escovação correta após as refeições e as crianças treinam o que aprenderam escovando os dentes da árvore e cantando o rap da escovação. Cuidados são sempre necessários, por isso um dos personagens do passeio é uma ambulância que dá dicas de primeiros socorros no dia-a-dia.

Num mundo cada vez mais globalizado, cibernético e violento, onde os espaços para brincadeiras estão ficando confinados ao interior das casas e condomínios, a Cidade do Livro é, sem dúvida alguma, uma ótima opção de lazer e cultura para crianças e adultos. Cada visitante recebe o livro Diário de Bordo, com histórias e atividades (para se fazer em casa) sobre o que aprenderam no passeio.

SERVIÇO:

O passeio completo pela Cidade do Livro tem a duração de 2h30min.
Horários: de segunda a sexta-feira: das 8h às 18h somente para escolas e grupos
Faixa etária: ideal para crianças de 4 a 10 anos.
Onde fica: Alameda Afonso Schmidt, 877 - Santa Terezinha - São Paulo/SP.
Informações e reservas: (11) 6977-8674 e 6959-6179 / www.cidadedolivro.com.br