Edição 35 - A Gente Não Quer Só Comida


Formas de utilizar o texto jornalístico em diferentes disciplinas

Comunicação pode ser traduzida como a interação entre indivíduos e entre indivíduo e o meio onde vive.

Ensinar um aluno a comunicar-se é auxiliá-lo a perceber, a manifestar-se, a construir uma visão crítica e eficiente de todas as formas de expressão, ampliando sua percepção no entendimento de qualquer linguagem.

Hoje, nas escolas que adotam a proposta construtivista, na qual a relação do aluno com o professor é democrática e prazerosa, a sala de aula enfatiza o diálogo. Há uma preocupação em organizar as atividades a partir da ação cooperativa, ou seja, de trabalhos em grupos.

Nesse caso, a linguagem é uma ferramenta fundamental para a atuação e a interação de cada sujeito com o outro e com o ambiente. O espaço escolar constitui-se um lugar privilegiado para a construção dos conhecimentos, para a composição de valores e conceitos, como um todo; portanto, um espaço e um ambiente onde se pode aprender diferentes formas de expressão.

A aprendizagem da escrita, por exemplo, é bastante complexa e, por isso, não se pode reduzi-la à aquisição de uma série de habilidades motoras e percepções. Para poder aprender a ler e a escrever, é preciso entrar em contato com o padrão de escrita que se apresenta na sociedade, sob diferentes formas: rótulos, bulas, jornais, sinais de trânsito, pinturas, sons de tambores, de apitos, bandeiras, cartazes etc.

De acordo com este ponto de vista, é preciso que a criança, então, tenha experiências com textos escritos, antes de observar, analisar e combinar letras e sons.

Quanto mais material de leitura for criado pelo professor e seus alunos, mais sentido terá quando for utilizado. Em vez dos textos das cartilhas, por que não aprender a ler usando textos de jornal?

É muito importante que o professor alfabetizador, principalmente, perceba o uso social da escrita, e não a veja apenas como algo exclusivo da escola, como textos desligados da realidade, visando apenas à decifração dos sinais.

O leitor se formará a partir das próprias concepções que a criança tem a respeito do que são e para que servem a leitura e a escrita, facilitadas, ou não, pelo modo como a escola as insere na construção desse novo conhecimento.

A leitura crítica e a utilização do jornal são de extrema importância para o desenvolvimento da cidadania efetiva e atuante. As informações nele contidas possibilitam o acesso à interpretação de temas importantes todos os dias do ano.

O jornal é uma espécie de janela para o mundo, integrando a sala de aula e o mundo real. O professor que compreende a utilidade desse tipo de leitura saberá encontrar formas agradáveis e produtivas de trabalhar com o texto jornalístico em sala de aula, democratizando o acesso à informação. O jornal também é um excelente recurso para o desenvolvimento do currículo de todas as escolas, porque ele está à disposição de todos, é simples em todos os seus enfoques e pode ser utilizado com maior ou menor complexidade ou com maior ou menor grau de abstração. É variado e fornece um retrato diário da vida em nossa sociedade.

A notícia é a matéria-prima do leitor de jornal. São manchetes, reportagens, artigos, informações de serviço, colunas, entre outros, que valorizam o processo através do qual o aluno constrói seu conhecimento, levando-o não à conformação, mas à crítica, à reflexão e à participação.

Além disso, o jornal possibilita a aprendizagem ao alcance de todos, cobrindo todas as áreas do conhecimento humano, da Matemática à Língua, dos Estudos Sociais às Ciências, sendo um ótimo instrumento para o desenvolvimento das habilidades de clareza e precisão na escrita.

O jornal possui uma infinidade de possibilidades para o seu uso na sala de aula. Como verdadeiro canal aberto entre a sala de aula e a realidade da sociedade em que as crianças vivem, o jornal cumpre uma dupla função: informar e despertar o desejo constante por mais informações. No entanto, é necessário salientar que cabe ao professor não apenas adaptar o conteúdo abordado de acordo com o interesse, contexto e nível dos alunos, mas também complementar o assunto com sua própria experiência e criatividade na área da didática.

Assim, o aluno terá no jornal não apenas um material meramente didático para pesquisa e sim, aos poucos, conquistará familiaridade com o mundo da comunicação, sendo capaz de entender a notícia e discuti-la com seu senso crítico de cidadão pertencente à sociedade. Além de ter um significativo crescimento em seu vocabulário, com palavras novas citadas nas atividades, como cartum, colunista, editorial... terá mais segurança para analisar todas as informações que absorver no futuro.

As atividades aqui sugeridas, envolvendo o jornal, mais especificamente o jornal em sala de aula, têm um propósito geral que é o desenvolvimento do aluno no pensar, sentir e agir.

Certamente, o professor de Língua Portuguesa é um dos que mais tem a explorar nos jornais mas, de 1.ª a 4.ª série do Ensino Fundamental, o professor poderá utilizar o material em diversos momentos da rotina escolar, pois permanece durante 4 horas do dia com a mesma turma.

O hábito e o gosto pela leitura surgem, basicamente, do estímulo proporcionado ao aluno e da sua constante realização em sala de aula. Quanto à utilização do jornal na área da Matemática, você, leitor pode perguntar: – Como?!! A resposta é: É muito fácil, é só querer.

O professor poderá servir-se de uma grande quantidade de assuntos do jornal relacionados a inúmeros aspectos da Matemática. Apesar de os Cadernos de Economia e de os Classificados permitirem uma utilização mais complexa nessa área, nada impede de explorar outras seções do jornal que salientam dados matemáticos, permitindo sua análise.

O professor de Ciências poderá fornecer aos alunos assuntos a serem estudados, como também poderá deixá-los livres para que escolham temas de sua preferência e/ou necessidade. Essa área possui um vasto campo de exploração. Seus assuntos podem ser debatidos, analisados e, muitas vezes, concretizados. Por exemplo: a ação do homem frente à ecologia.

O jornal proporciona muitas informações que podem auxiliar o leitor a praticar atividades que estimulem seu equilíbrio físico e seu bem-estar. Na utilização do Caderno de Esportes, o professor de Educação Física encontrará matérias que oferecem um conhecimento geral de determinadas atividades esportivas, das capacidades dos alunos, entre outras.

As atividades que propomos requerem que o aluno utilize o jornal como um recurso muito rico nas situações de aprendizagem.

O jornal na sala de aula, nos termos das atividades aqui sugeridas, não pretende suprir os conteúdos, mas pode auxiliar na tarefa de explorá-los. Por isto, o jornal, através de atividades planejadas, passa a ser um texto vivo do aluno ou um instrumento de trabalho e de exploração da realidade. Não é preciso abandonar o jornal para trabalhar o conteúdo; ao contrário; o conteúdo está no próprio jornal.

Os objetivos desse conjunto de atividades para o uso do jornal na sala de aula são oportunizar a integração das realidades e as ciências, abordadas nas diferentes matérias de ensino, e proporcionar o desenvolvimento de habilidades (observação, identificação, comparação, análise, síntese, criação), de percepções e capacidades sócio-afetivas dos alunos.

Utilizando o jornal com o material concreto

O jornal é uma verdadeira matéria-prima para ser utilizada nas mais diversas atividades, por exemplo:

• Usar o jornal como elemento da atividade lúdica (ovo-podre, caça ao tesouro...);

• Confeccionar com o jornal (fantoches, máscaras, cenários...);

• Fazer dobraduras;

• Pintar e desenhar sobre o jornal;

• Fazer colagens com jornal;

• Equilibrar folhas enroladas em forma de bastão;

• Desenhar sobre a folha de jornal o contorno de partes do corpo todo;

• Comparar o tamanho de alunos a partir do desenho feito;

• Produzir massa de papel para confeccionar esculturas;

• Usar folhas de jornal para forrar caixas de papelão.

Explorando ilustrações retiradas de jornal

Para desencadear debates, incentivar a análise crítica e desenvolver o raciocínio lógico, o professor pode utilizar as ilustrações de jornal para:

• Recortar figuras para a identificação de objetos concretos e seres vivos;

• Recortar figuras para a comparação e agrupamento entre formas, tamanhos e características;

• Fazer composição sobre família, natureza e outros temas;

• Recortar figuras para uso nas operações matemáticas;

• Identificar formas geométricas nas figuras;

• Montar o corpo humano com o uso de gravuras;

• Dar fala aos personagens da foto;

• Observar rapidamente uma gravura e tentar reproduzi-la por desenho;

• Observar rapidamente uma gravura e listar o que observou;

• Criar notícias a partir de fotos;

• Criar e vender um produto;

• Criar histórias em quadrinhos com a utilização de gravuras.



Usando o jornal em disciplinas diferentes:


Os professores de diferentes disciplinas do currículo podem utilizar o jornal para realização de inúmeras atividades que, sem dúvida, enriquecem a prática pedagógica.

Em Língua Portuguesa:

• Pesquisar sobre o hábito de leitura do jornal na comunidade;

• Fazer redação sobre o que aconteceria para a sociedade se os jornais não estivessem disponíveis no mercado;

• Criar histórias e reportagens, baseando-se apenas em fotos de jornal;

• Fazer matéria sobre as manchetes mais importantes para a sociedade e o mundo;

• Analisar as bases da publicidade e os apelos publicitários ao consumidor;

• Avaliar a qualidade das propagandas de jornal;

• Ilustrar as palavras selecionadas de acordo com seu significado;

• Anotar palavras desconhecidas para consulta em dicionário.

Em Ciências:

• Coletar material para pesquisa sobre temas diversos, tais como, tabagismo, destruição da camada de ozônio etc.;

• Fazer um jornal mural com ilustrações, demonstrando produtos derivados de petróleo;

• Confeccionar álbum com o uso de jornais (minha vida, minha família etc.);

• Supor acontecimentos que possam ser divulgados em jornais no futuro – como será nossa vida, como serão as notícias etc.;

• Desenvolver hipóteses de reportagens sobre a vida no planeta Terra;

• Criticar fatos expostos em jornal e referentes ao assunto em estudo.

Em Matemática:

• A partir de propagandas, calcular preços de compra à vista e a prazo; calcular a porcentagem de aumento nas compras a prazo; comparar preço de determinado produto em vários anúncios;

• Fazer cálculos com indicadores econômicos, tais como cálculo de preço em dólar convertendo para o real; lucros de poupança; cálculos de diferentes tipos de investimentos etc.;

• A partir de notícias de esportes, fazer cálculos com medidas de tempo;

• Recortar ilustrações para o uso nas operações matemáticas (frações, conjuntos etc.);

• Criar problemas matemáticos;

• Montar um gráfico, mostrando as diferenças no mercado de trabalho entre diversos empregos;

• Analisar custos com alimentação e transportes para poder realizar um trabalho;

• Utilizar o jornal como unidade de medida para medir a sala de aula, medir em centímetros o tamanho de um jornal, convertendo o tamanho da sala de centímetros para metros;

• Fazer um orçamento para uma festa, procurando preços em jornais.

Em Artes:

• Desenhar um cartum para o editorial de um assunto importante;

• Avaliar cartuns encontrados em jornais;

• Criar tiras de quadrinhos baseados em história já existente;

• Desenhar uma propaganda de jornal para um produto ou serviço criado recentemente;

• Estabelecer o perfil de personagens criados para uma tira em quadrinhos;

• Fazer comparações entre as histórias em quadrinhos e outras seções de um jornal.

Em Educação Física:

• Montar um painel com ilustrações sobre diversos tipos de esportes;

• Observar uma modalidade esportiva e descrever o uniforme utilizado;

• Listar esportes não praticados em sua cidade ou país;

• Pesquisar sobre o histórico de um esporte;

• Pesquisar sobre as regras de um esporte;

• Fazer uma reportagem sobre a abertura e o encerramento de um grande evento esportivo;

• Anotar e traduzir termos técnicos relacionados com atividades físicas ou esportes.

Observações Finais

Para realizar todas as atividades aqui sugeridas, o professor poderá, então, aproveitar esse material muito rico – o jornal –, que traduz uma das formas de comunicação, como elemento de aprendizagem. Se comunicar faz parte da vida, então todos se comunicam, seja através da mímica, da fala ou da escrita. No entanto, as pessoas que trabalham com crianças não podem imaginar que sua tarefa seja somente a de transferir o saber, detendo-se, principalmente, em livros didáticos. Estes são apenas ferramentas de auxílio, e não uma lei.

Cada professor deve lembrar que o aluno carrega consigo uma experiência de vida que deve ser levada em consideração no momento da aprendizagem. Durante as aulas, o aluno deve ter um espaço para falar sobre suas experiências. É necessário mostrar para as crianças que isto é conhecimento. Conhecimento não é só assimilar as coisas produzidas e escritas nos livros didáticos. Ele é parte e produto da experiência individual de cada ser.

Entendendo como é construído o conhecimento, torna-se fácil pensar em como mudar este posicionamento, ou seja, quanto mais material diversificado de leitura, mais sentido ela terá. É importante que o aluno perceba o uso social da escrita e não a relacione apenas com atividade escolar. Assim, formará a sua própria concepção sobre para que servem a leitura e a escrita.

O jornal nos faz entender que não é preciso utilizar recursos caros ou mesmo inviáveis para a escola. Com ele, os alunos terão a oportunidade de trabalhar com os diversos conteúdos e disciplinas. Dessa forma, estarão desenvolvendo o conteúdo escolar de maneira natural, ou seja, trazendo para a sala de aula assuntos que ouvem em casa através dos meios de comunicação e das conversas com os pais.

Trabalhar com assuntos de casa é trabalhar com assuntos da sociedade. Cada vez que debatemos em aula um determinado aspecto que acontece na família, no supermercado ou no parque de diversões, estamos falando de coisas importantes para a vida e, daí, estamos trabalhando com uma visão da sociedade. E o que é mais importante para um cidadão do que os assuntos relacionados com a sua sociedade?

Cada pessoa tem em si uma vontade própria de ser alguém. Então, por que não oferecer essa oportunidade para aqueles que estão iniciando sua caminhada? Vamos deixar que aproveitem o que a vida lhes pode dar de melhor... Brincando e aprendendo.

Obs.: Matéria cedida pela Revista do Professor Colaboração: Sandra Mara Vivian Queiroz