Edição 35 - A Gente Não Quer Só Comida

Localizado no alto do bairro de Santa Teresa/RJ, o museu tem como um dos pontos fortes a maravilhosa vista da cidade do Rio de Janeiro, digna de um paraíso no céu. Do mirante do museu, podemos apreciar as belezas que tornam o Rio um dos lugares mais bonitos do mundo. A casa ainda é cercada por um suntuoso jardim que ajuda a compor o cenário. Mas o Museu Chácara do Céu não fica só nos atrativos naturais.

Seu acervo contém uma complexa coleção nacional com obras de Volpi, Pancetti, Visconti, Portinari, Segall, Batista da Costa, Castagneto, Antonio Bandeira, entre outros. Artistas europeus como Picasso e Monet também estão presentes.

A biblioteca contém relíquias como as dedicatórias de Machado de Assis para Joaquim Nabuco, de Manuel Bandeira para Francisco de Assis e de Mário de Andrade para Pedro Nava. Ainda podemos encontrar curiosidades como a capa do livro de Mário de Andrade criada por Di Cavalcanti e a de Oswald de Andrade criada por Tarsila do Amaral.

História e Arquitetura


A história da propriedade da Chácara do Céu remonta ao ano de 1807, com o arrendamento de parte do terreno pelo administrador do Convento de Santa Teresa, Padre Domingos José da Silva. Nessas terras fez construir duas casas no cume, das quais tinha apenas o usufruto. Entre 1851 e 1871, as casas e as terras foram vendidas ou arrematadas em leilões por Rowland Cox, João Pereira de Lemos e Emilio Privat.

Em 1883, após sucessivas vendas e acréscimos de lotes, o terreno ficou com sua área atual – 25.000m2. Em 18 de outubro de 1898, o pai de Castro Maya adquiriu a propriedade, conhecida desde 1876 como “Chácara do Céu”. Nela residiu até 1917. Mais tarde, a casa foi arrendada à Legação da Noruega e alugada como sede da Embaixada do Canadá.

O palacete neoclássico, construído por Januzzi & Filhos, foi herdado em 1936 por Raymundo Ottoni de Castro Maya, que o mandou demolir em 1957 para dar lugar à construção atual, projetada pelo arquiteto Wladimir Alves de Souza. A casa destaca-se pela modernidade das soluções arquitetônicas e pela sábia implantação no terreno, que valoriza sua integração aos jardins concebidos por Burle Marx e à vista de 360 graus da cidade.

Poucos dias antes de falecer, Castro Maya decide doar a residência de Santa Teresa à sua fundação cultural e, em 1972, é aberto o Museu da Chácara do Céu. A casa, que foi o cenário da vida particular do homem de cultura moderno, urbano e cosmopolita, mantém-se como o registro material de sua dedicação à história e à cultura brasileiras. Nela são conservados e expostos os acervos de pintura, desenho, gravura e escultura, de origem brasileira, européia e oriental, e de iconografia brasileira, além do mobiliário e dos objetos de arte que compõem as salas ambientadas – Sala de Jantar e Biblioteca.

Exposições e Atividades
Coleção Castro Maya


Exposição de longa duração do acervo de brasiliana, pinturas e objetos de arte brasileira e estrangeira, ambientada nos principais cômodos da residência.

Setor Educativo

Atividades agendadas para escolas de 1.º e 2.º graus e universidades. Visitas orientadas para grupos de turistas e de 3.ª idade. Tel.: (21) 2507-1932

Arquivo e Biblioteca

Biblioteca (10.000), Banco de Imagens (1.500), Documentos Pessoais (5.600) e Iconografia Carioca. Consultas agendadas previamente pelo Tel.: (21) 2224-8981.

Horários e Serviços

Visitação – Diariamente, exceto às terças-feiras, das 12h às 17h. R$ 2,00. Entrada franca às quartas-feiras. Fecha nos dias 01/Jan., Carnaval, Semana Santa, 21/Abr., 01/Maio, Corpus Christi, 07/Set., 12/Out., 02/Nov., 15/Nov. e 25/Dez.

Gratuidade – Menores de 12 anos, maiores de 65 anos, grupos escolares, professores e guias turísticos em serviço, membros do ICOM e da Associação dos Amigos do Museu.

Como chegar ao Museu da Chácara do Céu

Endereço – Rua Murtinho Nobre, 93 – Santa Teresa – CEP.: 20241-050 – Rio de Janeiro/RJ.

Tel./Fax: (21) 2224-8981 / 2507-1932 / 2224-8524

E-mail: cmaya01@visualnet.com.br