Edição 35 - A Gente Não Quer Só Comida

Projeto resgata a participação efetiva da família no processo de ensino-aprendizagem

Mães e filhos vivenciando momentos de interação, brincadeiras e descobertas. Crianças conhecendo a magia das primeiras letras e se descobrindo para o mundo. Cantando e aprendendo, os alunos de Educação Infantil da Escola Municipal Professor Augusto Paulino Filho, localizada no Méier, participaram de mais um Encontrão das Mães. O evento, inserido no Projeto Família, parte do princípio de que a participação ativa da família no mundo escolar é fundamental para o desenvolvimento da criança.

Durante todo o mês de maio, as turmas de Educação Infantil se envolveram no projeto, cuja culminância foi o Encontro com as Mães. “Aqui, na escola, nós comemoramos o Dia das Mães não apenas com uma simples entrega de lembranças, mas com o envolvimento das mães na vida escolar de seus filhos. Constatamos que era preciso resgatar a família dentro da escola e a participação efetiva da mãe nesse processo, acompanhando o crescimento educacional da criança”, afirma a professora Célia Maria Dirques, uma das organizadoras do evento.

Nesse Encontro, que já ocorre há quatro anos, a escola promove dinâmicas motivacionais que impulsionam uma maior integração familiar. Este ano, uma das novidades na dinâmica foi a participação total das mães, inclusive na arrumação das mesas e na decoração do evento. O que à primeira vista poderia parecer estranho, na prática, se transformou num momento de plena interação. Mães e filhos enchendo balões, colando os trabalhos na parede, ornamentando as mesas.

A proposta de “quebrar o gelo” na relação mãe-filho vem surtindo efeito, como explica Célia: “Há dois anos, durante a dinâmica, sugerimos que cada mãe abraçasse seu filho e que o colocasse no colo. Verificamos a enorme dificuldade de um gesto tão simples. A falta de contato físico entre os membros da família é decorrente da agitação cotidiana, o que nos incentivou a promover esse momento mágico em que, pelo menos durante três horas, a mãe se dedicasse exclusivamente a este filho que está aqui na escola. É o trabalho pedagógico se somando ao social e psicológico”, conta.

O Encontro trabalhou com o tema “Formando em Cores”. A proposta foi abordar o conteúdo pedagógico que as crianças estão aprendendo em sala de aula, ou seja, trabalhar com as cores primárias e secundárias e com as formas geométricas. Durante a dinâmica, foram realizadas várias atividades nas quais não apenas os filhos, mas também os pais precisavam, através de comandos, formar e desformar pequenos grupos, ora obedecendo às cores, ora às figuras.

“O projeto pedagógico do ano é o Cantando e Aprendendo. Estamos trabalhando a literatura musical como meio de estímulo para as crianças, pois, através da música, podemos ter diversas atividades criativas, despertando a socialização e incentivando a auto-estima. Ainda este ano faremos um Festival da Canção e formaremos um coral”, ressalta a coordenadora pedagógica da escola, Mônica Valeiko Diniz.

Entre as atividades realizadas, destacam-se a exposição de trabalhos produzidos em sala de aula e uma animada gincana protagonizada por pais e filhos. Cada tarefa realizada era retribuída com um brinde. Mas o ponto alto do evento foram as apresentações da bandinha e da peça Dona Girafa, cujo conteúdo enfatizava a figura da mãe e o amor familiar. O detalhe é que todos os alunos participaram ativamente das atrações. “As atividades foram desenvolvidas de forma que ninguém fosse excluído. A proposta é incentivar o lúdico com o objetivo de aprender de uma forma prazerosa e despertar as potencialidades da criança”, lembra a professora Delfina Dias Costa.

Telma Santana é mãe representante do CEC – Conselho de Escola-Comunidade. Ela está sempre às voltas com as atividades escolares. Sua filha já está na segunda série, mas nem por isso deixa de colaborar e participar dos eventos voltados para a Educação Infantil. “A integração da escola com a família é imprescindível para a criança. É um referencial que serve de suporte para o seu aprendizado”, reconhece.

Dona Sebastiana é outra mãe amiga da escola. Sempre presente às atividades escolares, ela bota a mão na massa, literalmente. “É muito gratificante poder colaborar e fazer parte deste projeto junto com as professoras, que realizam um trabalho fantástico”, garante. Já Roselane, mãe de Guilherme, 6 anos, acredita que a escola está fazendo o seu papel. “Eu venho à escola para conhecer e acompanhar o que meu filho está aprendendo. Isso deveria acontecer mais vezes”, diz.

Para a diretora da E. M. Professor Augusto Paulino Filho, Jussara Helena Teixeira, conseguir atrair a família para dentro da escola é motivo de muita alegria. “Essa aproximação traz uma série de aspectos positivos, melhorando o relacionamento entre pais, filhos e professores. A criança se sente prestigiada ao mostrar aos pais os seus trabalhos e aquilo que vem aprendendo em sala de aula”, define.

A professora Heloísa Pereira Almeida também acredita que o encontro da escola com a família é um passo importante para a formação de novos cidadãos. “O conceito família foi se perdendo ao longo dos anos. Os problemas que a sociedade vivencia hoje são causados por esta perda. O filho é resultado do amor dos pais e, desde pequeno, ele deve ser amado, respeitado e integrado à sociedade. É preciso que os pais exerçam o seu papel com amor e respeito para que o filho cresça como cidadão”, conclui.

O encontro foi encerrado com um delicioso strogonoff, feito com a participação de todos. Ao final, filhos orgulhosos, pais satisfeitos e uma só certeza: a de que, no ano que vem, eles terão mais um Encontrão, um dia no qual poderão brindar a união família-escola.

Escola Municipal Professor
Augusto Paulino Filho
Tel.: (21) 2597-1892 / 2289-3503