Projeto desperta o interesse dos jovens pela leitura e aproxima a família da escola

Por Jaciara Moreira

Estimular a leitura entre as crianças. Este é o objetivo de um dos principais projetos pedagógicos da ABEU Colégios, em Nova Iguaçu, para os alunos do Ensino Fundamental. Intitulado Ler para Crescer, o projeto é desenvolvido há três anos e, de acordo com a coordenadora do segmento, Maristela Tourino, apresenta resultados bastante positivos. No dia 13 de março, foi realizada a abertura oficial da terceira edição do projeto, que, este ano, contou com cinco oficinas, dramatização de textos, contadores de histórias e estande de venda de livros infantis.

“Com a leitura, a criança se torna mais crítica e com maior capacidade de expressão tanto oral, quanto escrita”, destaca Maristela. Ainda segundo a professora, mais do que criar o hábito da leitura, o projeto – dirigido aos alunos de 1.ª a 4.ª série – tem o propósito de gerar nos estudantes o prazer de ler. “Ninguém adquire o hábito sem o prazer”, completa.

O projeto é desenvolvido durante todo o ano letivo e começa a ser apresentado aos alunos em março por meio de oficinas, através de jogos e brincadeiras, ocasião em que as professoras procuram “estreitar” a relação deles com os livros. O lúdico, conforme explica a coordenadora do Ensino Fundamental, ajuda a criança a se interessar mais pela leitura.

“A partir da dramatização, eles (os estudantes) conhecem a história, criam uma relação com ela e entendem que ela está ligada a uma produção textual”, afirma Maristela.

Além das oficinas, o que dá força ao projeto é a ciranda do livro. No início do ano, cada criança leva para a escola cinco livros de livre escolha e, com o acervo, cada turma monta o seu cantinho da leitura – uma espécie de minibiblioteca da qual os alunos podem retirar livros regularmente para ler em casa. A professora conta que, com a ciranda, cada aluno lê, em média, 20 livros por ano.

Outro ponto alto do Ler para Crescer é a participação da família. Em todos os bimestres é realizado o dia da família na escola – evento que reúne pais e alunos em atividades e brincadeiras que envolvem a leitura. “A participação da família é fundamental. Afinal, as crianças passam apenas quatro horas na escola”, ressalta a coordenadora.

Estimulando a Leitura em Cinco Tempos

O Ler para Crescer deste ano teve cinco oficinas. A primeira, que recebeu o nome de “Brincando e Criando”, foi voltada para as turmas de 1.ª e 2.ª séries. A tarefa dos alunos que participaram era criar seus próprios fantoches baseados nos textos de Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos. Depois de produzirem seus personagens, os pequenos deveriam recontar as histórias com suas próprias palavras. “Foi uma experiência muito interessante”, comentou Maristela.

Os estudantes da 1.ª e 2.ª séries fizeram parte ainda das oficinas “O Mundo da Imaginação” e “Dançando e Encantando”, criando bonecos de massinha e desenhos baseados em livros e músicas infantis.

Já as turmas de 3.ª e 4.ª séries ficaram com as oficinas “Tente, Invente, Conte Uma História Diferente” – cujo objetivo era estimular a imaginação dos alunos que deveriam criar um texto a partir de uma personagem criada pela professora responsável pela oficina – e “Recontando, Era Uma Vez....”, na qual clássicos infantis foram modernizados. Todos os trabalhos desenvolvidos nas oficinas ficaram expostos nas salas de aula durante uma semana.

Depois das oficinas, os alunos participaram de dramatização de textos. A estudante da 4.ª série, Paula Renata Pires, 10 anos, foi caracterizada de Narizinho (do Sítio do Pica-pau-amarelo) para representar um dos textos do livro Caixa Mágica de Surpresa, de Elias José. Em seguida, um grupo de nove alunos da 2.ª série interpretou a poesia As Borboletas, de Vinícius de Moraes. O contador de histórias Márcio Moura, da companhia do Centro Teatral Etc. e Tal, encerrou o evento. Segundo Maristela, a culminância do projeto está prevista para novembro, quando novas atividades serão programadas.

A participação do aluno no Ler para Crescer não é avaliada, ou seja, a criança não ganha qualquer nota ou conceito a mais no boletim pelas tarefas desenvolvidas durante o projeto. A coordenadora explica que, como o objetivo é despertar o prazer pela leitura, todo o processo ensino-aprendizagem acaba sendo favorecido. A avaliação, na opinião dela, geraria nas crianças a obrigação de ler, o que não é recomendável dentro da proposta pedagógica da escola.

Trabalho Constante

E, a partir deste ano, os alunos terão um motivo a mais para se aproximarem dos livros. Um novo projeto, o Gostar de Ler, Muito Prazer, idealizado pelo professor de produção textual, Eduardo Freire, para os alunos de 5.ª a 8.ª série, irá criar na escola um espaço literário. Segundo o professor, a idéia é montar um ambiente mais aconchegante do que o de uma biblioteca convencional, com tapetes, almofadas e cores que estimulem a leitura. As obras que farão parte do acervo serão arrecadadas através de uma campanha que envolverá os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

Além de ser utilizado como apoio nas aulas de produção textual para as turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental, o espaço literário poderá ser visitado pelos estudantes em horários livres. E, no futuro, até crianças e adolescentes da comunidade serão beneficiados pelo projeto, afinal a proposta dos professores é abrir a sala ao público. Com este trabalho, a equipe espera disseminar o gosto pela leitura.

Abeu – Associação Brasileira de Ensino Universitário
Tel.: (21) 2667-2855