
Projeto
desperta o interesse dos jovens pela leitura e aproxima a família
da escola
Por
Jaciara Moreira
Estimular
a leitura entre as crianças. Este é o objetivo de um dos principais projetos
pedagógicos da ABEU Colégios, em Nova Iguaçu, para os alunos do Ensino
Fundamental. Intitulado Ler para Crescer, o projeto é desenvolvido há
três anos e, de acordo com a coordenadora do segmento, Maristela Tourino,
apresenta resultados bastante positivos. No dia 13 de março, foi realizada
a abertura oficial da terceira edição do projeto, que, este ano, contou
com cinco oficinas, dramatização de textos, contadores de histórias e
estande de venda de livros infantis.
“Com a leitura, a criança se torna mais crítica e com maior capacidade
de expressão tanto oral, quanto escrita”, destaca Maristela. Ainda segundo
a professora, mais do que criar o hábito da leitura, o projeto – dirigido
aos alunos de 1.ª a 4.ª série – tem o propósito de gerar nos estudantes
o prazer de ler. “Ninguém adquire o hábito sem o prazer”, completa.

O
projeto é desenvolvido durante todo o ano letivo e começa a ser apresentado
aos alunos em março por meio de oficinas, através de jogos e brincadeiras,
ocasião em que as professoras procuram “estreitar” a relação deles com
os livros. O lúdico, conforme explica a coordenadora do Ensino Fundamental,
ajuda a criança a se interessar mais pela leitura.
“A partir da dramatização,
eles (os estudantes) conhecem a história, criam uma relação com ela e
entendem que ela está ligada a uma produção textual”, afirma Maristela.
Além das oficinas, o que dá força ao projeto é a ciranda do livro. No
início do ano, cada criança leva para a escola cinco livros de livre escolha
e, com o acervo, cada turma monta o seu cantinho da leitura – uma espécie
de minibiblioteca da qual os alunos podem retirar livros regularmente
para ler em casa. A professora conta que, com a ciranda, cada aluno lê,
em média, 20 livros por ano.
Outro ponto alto do Ler para Crescer é a participação da família.
Em todos os bimestres é realizado o dia da família na escola – evento
que reúne pais e alunos em atividades e brincadeiras que envolvem a leitura.
“A participação da família é fundamental. Afinal, as crianças passam apenas
quatro horas na escola”, ressalta a coordenadora.
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Estimulando
a Leitura em Cinco Tempos
O
Ler para Crescer deste ano teve cinco oficinas. A primeira, que recebeu
o nome de “Brincando e Criando”, foi voltada para as turmas de 1.ª e 2.ª
séries. A tarefa dos alunos que participaram era criar seus próprios fantoches
baseados nos textos de Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos. Depois
de produzirem seus personagens, os pequenos deveriam recontar as histórias
com suas próprias palavras. “Foi uma experiência muito interessante”,
comentou Maristela.
Os estudantes da 1.ª e 2.ª séries fizeram parte ainda das oficinas “O
Mundo da Imaginação” e “Dançando e Encantando”, criando bonecos de massinha
e desenhos baseados em livros e músicas infantis.
Já as turmas de
3.ª e 4.ª séries ficaram com as oficinas “Tente, Invente, Conte Uma História
Diferente” – cujo objetivo era estimular a imaginação dos alunos que deveriam
criar um texto a partir de uma personagem criada pela professora responsável
pela oficina – e “Recontando, Era Uma Vez....”, na qual clássicos infantis
foram modernizados. Todos os trabalhos desenvolvidos nas oficinas ficaram
expostos nas salas de aula durante uma semana.
Depois das oficinas, os alunos participaram de dramatização de textos.
A estudante da 4.ª série, Paula Renata Pires, 10 anos, foi caracterizada
de Narizinho (do Sítio do Pica-pau-amarelo) para representar um dos textos
do livro Caixa Mágica de Surpresa, de Elias José. Em seguida, um grupo
de nove alunos da 2.ª série interpretou a poesia As Borboletas, de Vinícius
de Moraes. O contador de histórias Márcio Moura, da companhia do Centro
Teatral Etc. e Tal, encerrou o evento. Segundo Maristela, a culminância
do projeto está prevista para novembro, quando novas atividades serão
programadas.
A participação do aluno no Ler para Crescer não é avaliada, ou seja, a
criança não ganha qualquer nota ou conceito a mais no boletim pelas tarefas
desenvolvidas durante o projeto. A coordenadora explica que, como o objetivo
é despertar o prazer pela leitura, todo o processo ensino-aprendizagem
acaba sendo favorecido. A avaliação, na opinião dela, geraria nas crianças
a obrigação de ler, o que não é recomendável dentro da proposta pedagógica
da escola.
Trabalho
Constante

E,
a partir deste ano, os alunos terão um motivo a mais para se aproximarem
dos livros. Um novo projeto, o Gostar de Ler, Muito Prazer, idealizado
pelo professor de produção textual, Eduardo Freire, para os alunos de
5.ª a 8.ª série, irá criar na escola um espaço literário. Segundo o professor,
a idéia é montar um ambiente mais aconchegante do que o de uma biblioteca
convencional, com tapetes, almofadas e cores que estimulem a leitura.
As obras que farão parte do acervo serão arrecadadas através de uma campanha
que envolverá os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.
Além de ser utilizado como apoio nas aulas de produção textual para as
turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental, o espaço literário poderá
ser visitado pelos estudantes em horários livres. E, no futuro, até crianças
e adolescentes da comunidade serão beneficiados pelo projeto, afinal a
proposta dos professores é abrir a sala ao público. Com este trabalho,
a equipe espera disseminar o gosto pela leitura.
Abeu – Associação Brasileira de Ensino Universitário
Tel.: (21) 2667-2855
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