Uma realção de amor: o livro e eu

Por Beatriz Dusi

Trago para vocês quatro livros que abordam temas bem diversificados:

Histórias de Lavar a Alma, de Graziela Hetzel, il. de Ana Raquel – SP: DCL.

O livro traz quatro histórias nas quais o amor, em seus diferentes aspectos, se faz presente. Indicado para sonhadores, românticos, os de imaginação fértil e... adolescentes. As ilustrações de Ana Raquel, apresentadas numa produção gráfica de alta qualidade, nos levam a dialogar com os bordados delicados e refinados, ajudando-nos a sentir a atmosfera de encantamento deste livro. É justa a indicação para finalista do Prêmio Jabuti/2002, na categoria Ilustração Infantil ou Juvenil.

Assuntos abordados: solidão, família, medo, angústia, coragem, desafio, amizade.

Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Geografia, História e Ciências.

Temas transversais: ética e pluralidade cultural.

Propostas de atividades:
• Levar os alunos a situarem em séculos passados as histórias contadas;
• Discussão sobre usos e costumes nos antigos castelos e também nos dias de hoje;
• Observação: roupas, mobiliário, moradia, hábitos e costumes;
• Orientação sobre pesquisa de campo (na família, escola e comunidade): comparação do papel da mulher na sociedade contemporânea e no tempo descrito nas histórias.

Um Doce de Menino, de Gustavo Luiz, il. do Mig – RJ: Zeus

O autor brinca com “doce de menino” e “menino doce”, levando-nos a imaginar o quanto de interessante o texto nos revela. Quem não fica encantado com “a voz de hortelã” e com os “olhos de jabuticaba docinha”? Recomendado para alunos que já dominam o processo de leitura. As ilustrações são pura diversão, dando um apoio muito rico ao texto.

Assuntos abordados: vida familiar e escolar.

Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

Temas transversais: ética, saúde e afetividade.

Propostas de atividades:
• Pesquisar sobre as diferentes festas;
• Propor uma festa imaginária na qual o “doce de menino” vai virar doce comestível;
• Listagem de ingredientes para fazer uma festa;
• Usar medidas: dúzia, quilo, litro;
• Conhecimento do que é um pomar e o que lá se encontra;
• Conhecimento do que é uma horta e o que lá se encontra;
• Hábitos de higiene. Ex.: escovação de dentes.

O Apelido de Mariana, de Cristina Von, il. de Elias Freire – SP: Callis (Col. Moral de História)

Crianças (e adultos, também) adoram colocar apelidos. Algumas pessoas não se incomodam, mas outras não gostam nada. O livro aborda o tema: apelido numa sala de aula. As ilustrações caricatas vão ser bem apreciadas pelos leitores a partir da 2.ª série.

Assuntos abordados: comportamento humano, respeito, convivência, amizade e vida escolar;

Interdisciplinaridade: Língua Portuguesa e Artes.

Temas transversais: ética e cidadania.

Propostas de atividades:
• Pesquisar, na família, quem tem apelido e qual o motivo;
• Palestra de um dentista sobre higiene bucal;
• Classificação de apelidos: carinhosos, divertidos e ofensivos;
• Ilustrar os apelidos dos colegas: desenho, massa plástica, pintura etc.

Conexão Sardinha, de Carlos Alberto Castelo Branco – RJ: Nova Fronteira (Coleção Primeira Página)

De uma maneira crua e real, o autor nos conta a trajetória de um cidadão trabalhador e cumpridor de seus deveres para ser agente do mundo escuso do tráfico. É um texto no qual não faltam maracutaias, jogadas sem escrúpulo, torturas etc. O público a ser atingido é todo aquele que lida com jovens e com a ameaça velada, ou não, dos traficantes. Este livro foi adotado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com distribuição gratuita para os alunos.

Assuntos abordados: vida familiar dupla, relação entre chefe e empregado, tráfico de drogas e venda de órgãos humanos.

Interdisciplinaridade – Língua Portuguesa e Geografia.

Temas transversais – ética, cidadania, trabalho e consumo.

Propostas de atividades:
• Discussão sobre relacionamentos familiares e extrafamiliares;
• Situação do empregado assalariado e o do sem emprego;
• Debate sobre marginalização: causa e efeito;
• Divisão da classe em grupos e discussão sobre o tema do livro:
    – Há traficantes rondando a escola?
    – A questão da venda de órgãos
    – Como evitar os traficantes na escola, em casa, na comunidade;
• Painel com opinião dos alunos: “Que país queremos para nós?”