Projeto Busca diretrizes que ajudem a desenvolver competências básicas para a qualificação do alunato

Por Antônia Lúcia

Ser Brasileiro – esse foi o tema central do projeto interdisciplinar desenvolvido pelos alunos e professores de 5.ª a 7.ª série do Colégio Andrews. De acordo com a orientadora pedagógica Denise Azevedo Gomes, a partir da elaboração do projeto, os alunos tiveram oportunidade de desenvolver competências consideradas básicas para sua formação, entre elas: a compreensão crítica do mundo; o respeito aos valores morais e éticos; a valorização da vida saudável e a preservação do meio ambiente.

Por ter sido desenvolvido através de subprojetos, cada uma das turmas ou séries pôde trabalhar em cima de um tema sugerido por várias situações-problema apresentadas pelos professores das disciplinas de Português, Artes, História, Geografia, Inglês, Informática e outras.

A partir dessas sugestões, originou-se a realização de várias pesquisas e visitações a diversos ecossistemas. A idéia era que, através desses passeios e pesquisas, fossem desenvolvidas atividades que contribuíssem para o aprimoramento do ensino-aprendizagem das classes. “Através das exposições feitas ao longo do ano com o estudo de Ciências, Geografia, História, Artes e outras disciplinas, os alunos puderam expandir os enfoques do projeto Ser Brasileiro, adquirindo um pouco mais de conhecimento prático para que, no dia da culminância, pudessem explicar aos pais e visitantes um pouco de tudo que vivenciaram”, advertiu o professor de História Marco Antônio.

Os Subprojetos e suas Atividades

Ser Brasileiro É Preservar a Natureza foi um dos subprojetos apresentados por uma das turmas de 5.ª série. Para compor esse trabalho, os alunos visitaram vários ecossistemas do Rio de Janeiro (manguezais, o pantanal carioca, aterros sanitários, a Embrapa e o Rio Guandu). O objetivo principal era analisar as diferenças desses ecossistemas, verificar de perto toda a questão da preservação e refletir até que ponto nós, cidadãos, podemos colaborar para a melhoria desses sistemas. “A partir dessas visitas, os alunos puderam estudar as diferenças existentes entre as comunidades de organismos e seu meio ambiente”, destacou a orientadora pedagógica Denise.

Organizado pela equipe de professores de Língua Portuguesa, o subprojeto Ser Brasileiro ÉSer Aprendiz de Poeta, realizado também por uma turma de 5.ª série, focou a importância da leitura no dia-a-dia. Os alunos escreveram várias poesias e, ao final, produziram um livro que foi distribuído aos pais dos alunos durante a culminância. Outro subprojeto realizado pela equipe foi o Ser Brasileiro É Respeitar as Diferenças. Os docentes montaram uma oficina de redação, na qual os pais dos alunos tinham como tarefa dar vários adjetivos às diversas regiões do país e criar jingles e músicas em cima desses adjetivos.

Na biblioteca, a turma da 5.ª série, orientada pelo professor André, de Geografia, apresentou um videoclipe sobre a poluição atmosférica e as maneiras de combatê-la. Foram usados cerca de 90 slides para montar a mostra. No pátio do colégio, alguns grupos montaram estandes e, à medida que os visitantes se aproximavam, eles davam explicações sobre os tipos de plantas de mangues existentes no Brasil, as espécies nativas desse sistema (caranguejos) e como elas se reproduzem.

Objetivando falar da biodiversidade (variedade de espécies animais e vegetais existentes numa região), uma das turmas da 6.ª série visitou a Reserva Biológica de Poço das Antas (RJ) – única reserva do país onde os Micos-leões-dourados ainda conseguem viver livremente na natureza – e colheu informações que ajudaram os alunos a entender a diversidade da fauna e flora da Mata Atlântica. No dia da apresentação, os estudantes se reuniram em um estande e deram várias explicações e orientações sobre o tema em destaque. Essas atividades fizeram parte do subprojeto Ser Brasileiro É Saber Preservar a Biodiversidade.

Objetivando falar da biodiversidade (variedade de espécies animais e vegetais existentes numa região), uma das turmas da 6.ª série visitou a Reserva Biológica de Poço das Antas (RJ) – única reserva do país onde os Micos-leões-dourados ainda conseguem viver livremente na natureza – e colheu informações que ajudaram os alunos a entender a diversidade da fauna e flora da Mata Atlântica. No dia da apresentação, os estudantes se reuniram em um estande e deram várias explicações e orientações sobre o tema em destaque. Essas atividades fizeram parte do subprojeto Ser Brasileiro É Saber Preservar a Biodiversidade.

Uma outra turma de 6.ª série montou, no pátio do colégio, um tapete ecológico, com folhas, frutos secos e algumas sementes recolhidas durante a visita feita à Mata Atlântica. Segundo Gilda, professora de Ciências, a partir da visita, os alunos trabalharam diversos aspectos da preservação ambiental desse santuário biológico. Simultaneamente, em uma das salas, os visitantes também puderam acompanhar a exposição itinerante do Museu da República, intitulada Brasil Quem É Você?, mostrando o Brasil e sua realidade na visão de vários fotógrafos e correspondentes estrangeiros.

A Música Popular Brasileira também teve seu momento de evidência no evento. A 6.ª série apresentou o subprojeto Ser Brasileiro é Gostar de Música Popular Brasileira. Numa primeira fase, cada grupo escolheu uma música que falasse sobre a realidade brasileira, ressaltando os nossos problemas políticos e socioeconômicos. Na fase seguinte, os alunos ficaram incumbidos de trazer recortes de jornais, revistas e livros que remetessem à letra da música escolhida anteriormente. Na fase final, esses clippings foram digitalizados pelo pessoal da área de informática para serem utilizados na montagem final do videoclipe.

As turmas de 7.ª série trabalharam em cima de vários subprojetos, entre eles Ser Brasileiro É Querer Uma Vida Saudável. Centrados na preservação da qualidade de vida e nos cuidados básicos para que se tenha uma boa saúde, os alunos apresentaram alguns esquetes sobre o tema. Um dos momentos mais marcantes e esperados foi a apresentação do jogral que apresentou o subprojeto Ser Brasileiro É Respeitar as Diferenças. Com a apresentação marcada para às 10h no teatro do colégio, o grupo criou uma grande expectativa entre os visitantes, tanto que, meia hora antes, a platéia já havia lotado todo o espaço.

De acordo com a professora de História Maria Gorete, esse trabalho, que envolveu três disciplinas – História, Língua Portuguesa (redação) e Educação Artística (teatro) –, teve início nas aulas de História, ocasião em que se pesquisou a ocupação do Brasil por regiões, buscando relacionar essa ocupação com a produção cultural regional. Em seguida, foi a vez dos professores de Português entrarem em ação revisando os textos e ajudando os alunos na concepção das falas e entonações dasnarrativas. A última fase ficou por conta da professora Bela, de Artes, responsável pela iluminação e pelo fundo musical da apresentação.

Encerramento

Ao final do evento, acompanhados pelos acordes de um show de MPB (Projeto Canta Brasil), alunos, pais e professores, vestidos com camisetas nas cores branca, amarela, azul e verde, se reuniram no pátio do colégio, cantaram o hino nacional e montaram a bandeira do Brasil, ratificando o seguinte lema: Não basta nascer no Brasil, temos que “Ser Brasileiros”.


Colégio Andrews - Tel.: (21) 2539-1022