
Projeto
Busca diretrizes que ajudem a desenvolver competências básicas para a
qualificação do alunato
Por Antônia Lúcia
Ser Brasileiro
– esse foi o tema central do projeto interdisciplinar desenvolvido pelos
alunos e professores de 5.ª a 7.ª série do Colégio Andrews. De acordo
com a orientadora pedagógica Denise Azevedo Gomes, a partir da elaboração
do projeto, os alunos tiveram oportunidade de desenvolver competências
consideradas básicas para sua formação, entre elas: a compreensão crítica
do mundo; o respeito aos valores morais e éticos; a valorização da vida
saudável e a preservação do meio ambiente.
Por ter sido desenvolvido através de subprojetos, cada uma das turmas
ou séries pôde trabalhar em cima de um tema sugerido por várias situações-problema
apresentadas pelos professores das disciplinas de Português, Artes, História,
Geografia, Inglês, Informática e outras.
A partir dessas sugestões, originou-se a realização de várias pesquisas
e visitações a diversos ecossistemas. A idéia era que, através desses
passeios e pesquisas, fossem desenvolvidas atividades que contribuíssem
para o aprimoramento do ensino-aprendizagem das classes. “Através das
exposições feitas ao longo do ano com o estudo de Ciências, Geografia,
História, Artes e outras disciplinas, os alunos puderam expandir os enfoques
do projeto Ser Brasileiro, adquirindo um pouco mais de conhecimento prático
para que, no dia da culminância, pudessem explicar aos pais e visitantes
um pouco de tudo que vivenciaram”, advertiu o professor de História Marco
Antônio.
Os Subprojetos e suas
Atividades
Ser
Brasileiro É Preservar a Natureza foi um dos subprojetos apresentados
por uma das turmas de 5.ª série. Para compor esse trabalho, os alunos
visitaram vários ecossistemas do Rio de Janeiro (manguezais, o pantanal
carioca, aterros sanitários, a Embrapa e o Rio Guandu). O objetivo principal
era analisar as diferenças desses ecossistemas, verificar de perto toda
a questão da preservação e refletir até que ponto nós, cidadãos, podemos
colaborar para a melhoria desses sistemas. “A partir dessas visitas, os
alunos puderam estudar as diferenças existentes entre as comunidades de
organismos e seu meio ambiente”, destacou a orientadora pedagógica Denise.
Organizado
pela equipe de professores de Língua Portuguesa, o subprojeto Ser Brasileiro
ÉSer Aprendiz de Poeta, realizado também por uma turma de 5.ª série, focou
a importância da leitura no dia-a-dia. Os alunos escreveram várias poesias
e, ao final, produziram um livro que foi distribuído aos pais dos alunos
durante a culminância. Outro subprojeto realizado pela equipe foi o Ser
Brasileiro É Respeitar as Diferenças. Os docentes montaram uma oficina
de redação, na qual os pais dos alunos tinham como tarefa dar vários adjetivos
às diversas regiões do país e criar jingles e músicas em cima desses adjetivos.
Na
biblioteca, a turma da 5.ª série, orientada pelo professor André, de Geografia,
apresentou um videoclipe sobre a poluição atmosférica e as maneiras de
combatê-la. Foram usados cerca de 90 slides para montar a mostra. No pátio
do colégio, alguns grupos montaram estandes e, à medida que os visitantes
se aproximavam, eles davam explicações sobre os tipos de plantas de mangues
existentes no Brasil, as espécies nativas desse sistema (caranguejos)
e como elas se reproduzem.
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Objetivando
falar da biodiversidade (variedade de espécies animais e vegetais existentes
numa região), uma das turmas da 6.ª série visitou a Reserva Biológica
de Poço das Antas (RJ) – única reserva do país onde os Micos-leões-dourados
ainda conseguem viver livremente na natureza – e colheu informações que
ajudaram os alunos a entender a diversidade da fauna e flora da Mata Atlântica.
No dia da apresentação, os estudantes se reuniram em um estande e deram
várias explicações e orientações sobre o tema em destaque. Essas atividades
fizeram parte do subprojeto Ser Brasileiro É Saber Preservar a Biodiversidade.
Objetivando
falar da biodiversidade (variedade de espécies animais e vegetais existentes
numa região), uma das turmas da 6.ª série visitou a Reserva Biológica
de Poço das Antas (RJ) – única reserva do país onde os Micos-leões-dourados
ainda conseguem viver livremente na natureza – e colheu informações que
ajudaram os alunos a entender a diversidade da fauna e flora da Mata Atlântica.
No dia da apresentação, os estudantes se reuniram em um estande e deram
várias explicações e orientações sobre o tema em destaque. Essas atividades
fizeram parte do subprojeto Ser Brasileiro É Saber Preservar a Biodiversidade.
Uma
outra turma de 6.ª série montou, no pátio do colégio, um tapete ecológico,
com folhas, frutos secos e algumas sementes recolhidas durante a visita
feita à Mata Atlântica. Segundo Gilda, professora de Ciências, a partir
da visita, os alunos trabalharam diversos aspectos da preservação ambiental
desse santuário biológico. Simultaneamente, em uma das salas, os visitantes
também puderam acompanhar a exposição itinerante do Museu da República,
intitulada Brasil Quem É Você?, mostrando o Brasil e sua realidade na
visão de vários fotógrafos e correspondentes estrangeiros.
A Música Popular Brasileira também teve seu momento de evidência no evento.
A 6.ª série apresentou o subprojeto Ser Brasileiro é Gostar de Música
Popular Brasileira. Numa primeira fase, cada grupo escolheu uma música
que falasse sobre a realidade brasileira, ressaltando os nossos problemas
políticos e socioeconômicos. Na fase seguinte, os alunos ficaram incumbidos
de trazer recortes de jornais, revistas e livros que remetessem à letra
da música escolhida anteriormente. Na fase final, esses clippings foram
digitalizados pelo pessoal da área de informática para serem utilizados
na montagem final do videoclipe.
As turmas de 7.ª série trabalharam em cima de vários subprojetos, entre
eles Ser Brasileiro É
Querer Uma Vida Saudável. Centrados na preservação da qualidade de vida
e nos cuidados básicos para que se tenha uma boa saúde, os alunos apresentaram
alguns esquetes sobre o tema. Um dos momentos mais marcantes e esperados
foi a apresentação do jogral que apresentou o subprojeto Ser Brasileiro
É Respeitar as Diferenças. Com a apresentação marcada para às 10h no teatro
do colégio, o grupo criou uma grande expectativa entre os visitantes,
tanto que, meia hora antes, a platéia já havia lotado todo o espaço.
De acordo com a professora de História Maria Gorete, esse trabalho, que
envolveu três disciplinas – História, Língua Portuguesa (redação) e Educação
Artística (teatro) –, teve início nas aulas de História, ocasião em que
se pesquisou a ocupação do Brasil por regiões, buscando relacionar essa
ocupação com a produção cultural regional. Em seguida, foi a vez dos professores
de Português entrarem em ação revisando os textos e ajudando os alunos
na concepção das falas e entonações dasnarrativas. A última fase ficou
por conta da professora Bela, de Artes, responsável pela iluminação e
pelo fundo musical da apresentação.
Encerramento
Ao
final do evento, acompanhados pelos acordes de um show de MPB (Projeto
Canta Brasil), alunos, pais e professores, vestidos com camisetas nas
cores branca, amarela, azul e verde, se reuniram no pátio do colégio,
cantaram o hino nacional e montaram a bandeira do Brasil, ratificando
o seguinte lema: Não basta nascer no Brasil, temos que “Ser Brasileiros”.
Colégio
Andrews - Tel.: (21) 2539-1022
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