Por Antônia Lúcia
Ser Brasileiro
– esse foi o tema central do projeto interdisciplinar desenvolvido pelos
alunos e professores de 5.ª a 7.ª série do Colégio Andrews. De acordo
com a orientadora pedagógica Denise Azevedo Gomes, a partir da elaboração
do projeto, os alunos tiveram oportunidade de desenvolver competências
consideradas básicas para sua formação, entre elas: a compreensão crítica
do mundo; o respeito aos valores morais e éticos; a valorização da vida
saudável e a preservação do meio ambiente. Os Subprojetos e suas Atividades Ser
Brasileiro É Preservar a Natureza foi um dos subprojetos apresentados
por uma das turmas de 5.ª série. Para compor esse trabalho, os alunos
visitaram vários ecossistemas do Rio de Janeiro (manguezais, o pantanal
carioca, aterros sanitários, a Embrapa e o Rio Guandu). O objetivo principal
era analisar as diferenças desses ecossistemas, verificar de perto toda
a questão da preservação e refletir até que ponto nós, cidadãos, podemos
colaborar para a melhoria desses sistemas. “A partir dessas visitas, os
alunos puderam estudar as diferenças existentes entre as comunidades de
organismos e seu meio ambiente”, destacou a orientadora pedagógica Denise. Na biblioteca, a turma da 5.ª série, orientada pelo professor André, de Geografia, apresentou um videoclipe sobre a poluição atmosférica e as maneiras de combatê-la. Foram usados cerca de 90 slides para montar a mostra. No pátio do colégio, alguns grupos montaram estandes e, à medida que os visitantes se aproximavam, eles davam explicações sobre os tipos de plantas de mangues existentes no Brasil, as espécies nativas desse sistema (caranguejos) e como elas se reproduzem. |
Objetivando falar da biodiversidade (variedade de espécies animais e vegetais existentes numa região), uma das turmas da 6.ª série visitou a Reserva Biológica de Poço das Antas (RJ) – única reserva do país onde os Micos-leões-dourados ainda conseguem viver livremente na natureza – e colheu informações que ajudaram os alunos a entender a diversidade da fauna e flora da Mata Atlântica. No dia da apresentação, os estudantes se reuniram em um estande e deram várias explicações e orientações sobre o tema em destaque. Essas atividades fizeram parte do subprojeto Ser Brasileiro É Saber Preservar a Biodiversidade. Objetivando falar da biodiversidade (variedade de espécies animais e vegetais existentes numa região), uma das turmas da 6.ª série visitou a Reserva Biológica de Poço das Antas (RJ) – única reserva do país onde os Micos-leões-dourados ainda conseguem viver livremente na natureza – e colheu informações que ajudaram os alunos a entender a diversidade da fauna e flora da Mata Atlântica. No dia da apresentação, os estudantes se reuniram em um estande e deram várias explicações e orientações sobre o tema em destaque. Essas atividades fizeram parte do subprojeto Ser Brasileiro É Saber Preservar a Biodiversidade. Uma
outra turma de 6.ª série montou, no pátio do colégio, um tapete ecológico,
com folhas, frutos secos e algumas sementes recolhidas durante a visita
feita à Mata Atlântica. Segundo Gilda, professora de Ciências, a partir
da visita, os alunos trabalharam diversos aspectos da preservação ambiental
desse santuário biológico. Simultaneamente, em uma das salas, os visitantes
também puderam acompanhar a exposição itinerante do Museu da República,
intitulada Brasil Quem É Você?, mostrando o Brasil e sua realidade na
visão de vários fotógrafos e correspondentes estrangeiros. Encerramento Ao
final do evento, acompanhados pelos acordes de um show de MPB (Projeto
Canta Brasil), alunos, pais e professores, vestidos com camisetas nas
cores branca, amarela, azul e verde, se reuniram no pátio do colégio,
cantaram o hino nacional e montaram a bandeira do Brasil, ratificando
o seguinte lema: Não basta nascer no Brasil, temos que “Ser Brasileiros”.
|