
Uma
realção de amor: o livro e eu
Por
Beatriz Dusi
Machado,
Ana Maria – De Carta em Carta; il. de Nelson Cruz – São Paulo: Moderna,
2002.
Nem sempre a convivência entre adultos e crianças é pacífica e cordial.
Cada um tem um jeito/modo de encarar a vida. Daí as implicâncias, intransigências,
respostas “enviesadas” etc. Mas nosso pequeno Pepe soube muito bem solucionar
a questão com seu avô José e até ajudá-lo a resolver seu problema de aposentadoria.
Os textos escritos podem ser apresentados de várias formas:
Literária – contos, poemas, lendas etc.
Jornalística – notícias, reportagens, entrevistas etc.
Epistolar – cartas, telegramas, solicitações etc.
Humorística – história em quadrinhos, anedotas etc.
E também em outros estilos.
A autora preferiu os gêneros literário e epistolar. A união ficou perfeita.
As ilustrações do Nelson enriquecem o texto. Indicado para crianças a
partir de 8 anos.
Um bom motivo para festejar o Ano do Idoso.
Assuntos abordados – vida familiar, afetividade, previdência social, amizade.
Interdisciplinaridade – Língua Portuguesa, Matemática.
Temas Transversais – ética, pluralidade cultural, cidadania, trabalho
e consumo.
Propostas de atividades:
• discussão sobre relacionamentos familiares
• discussão sobre o papel do idoso em relação à família e à sociedade
• levantamento de ofertas de emprego para idosos
• cada aluno deverá fazer sua árvore genealógica
• abordagem sobre o idoso: o que fazem? Como ocupam seu tempo? Trabalhador
ou aposentado?
• ler e escutar noticiário sobre previdência social. Ressaltar a importância
da leitura de jornais, revistas etc.
• convidar idosos para ensinar as brincadeiras tradicionais
• cada aluno deverá escrever sobre sua relação com as pessoas idosas da
família: moradia, visita, relacionamento
• realizar um torneio de cartas c/ os colegas da turma e os da escola.
Elaboração de cartas
Galasso, Lô – Mãos de Vento e Olhos de Dentro; il. de Aída Cassiano –
São Paulo: Scipione, 2002 (Co. Dó-Ré-Mi-Fá).
Cego pode ver / enxergar? Sim, é só você ler esta história.
Lia, nossa pequena deficiente, não enxergava com os olhos de fora, mas
com os olhos de dentro: mãos, imaginação, coração etc. E Tico soube inventar
brincadeiras para a amiga.
|
A
autora soube muito bem explorar o tema cegueira. As ilustrações são bem
divertidas e crianças, a partir de 7 anos, ficarão encantadas com a amizade
entre Lia e Tico.
Assuntos abordados – vida familiar, afetividades, solidariedade, socialização,
amizade.
Interdisciplinaridade – Língua Portuguesa, Artes e Educação Física
Proposta de atividades:
• conversar com as crianças sobre brincadeiras não industrializadas. O
uso da imaginação para criar brincadeiras
• conhecer brincadeiras tradicionais. Pedir auxílio ao professor de Educação
Física
• confeccionar brinquedos
• cada criança deverá explorar as palavras: Especial, Excepcional e Deficiente
em relação a pessoas
• ensinar as crianças a lidar com as dificuldades – auditivas, visuais,
motoras etc. – sem “agredir” a pessoa portadora da deficiência
• usar textos jornalísticos que abordem a questão da inclusão dos portadores
de diferenças. O direito de ser aceito e não ser rejeitado
• pesquisar, em sala de aula e em casa, quais empresas estão investindo
em empregar deficientes?
• utilizar barro, lápis, tinta, massa plástica etc. para expandir a criatividade
de cada um
Pereira, Tadeu – Zero a Zero; il. de Mozart Couto – São Paulo: Saraiva,
2002 (Coleção Jabuti)
Paixão nacional: futebol. E, em particular, de Rodrigo que acorda e dorme
respirando futebol, com muito sacrifício, pois precisa ajudar a família
(pai alcoólatra e mãe diarista) trabalhando e sempre achando um jeito
de correr para os treinos do time juvenil. Em conseqüência de sua persistência
e do bom desempenho, foi convocado para o time oficial. Glória total!
Mas, como diz o ditado, “o que é bom dura pouco”. Nosso craque sofre um
acidente e fica paraplégico. Agora, a sua luta é de se acostumar a ficar
preso a uma cadeira de rodas e continuar vivendo...
O autor constrói uma história sem final feliz, mas com um alentado sopro
de esperança. As ilustrações dão um bom suporte ao texto. Indicado para
crianças a partir de 9 anos.
Assuntos abordados – vida familiar, afetividade, rejeição, solidariedade.
Interdisciplinaridade – Língua Portuguesa, Educação Física, Matemática,
Geografia, História.
Temas transversais – ética, cidadania, pluralidade cultural, saúde, trabalho
e consumo.
Propostas de atividades:
• discussão de temas ligados a futebol e outros esportes. Regras, tabelas,
campos, estádios, pistas etc.
• escolha do Brasil para sede dos jogos Pan-americanos em 2007, no Rio
de Janeiro
• títulos conquistados
• preparo físico e mental do atleta. Situações de auto-estima, afetividade,
lealdade e competição
• características dos diferentes povos com os quais o Brasil disputa e
sua localização
• discussão sobre a situação de quem vive em cadeiras de roda: dificuldades
de locomoção, ambientes desfavoráveis, indiferença das pessoas, falta
de transporte
• o alcoolismo e suas conseqüências. Promover encontro com profissional
da saúde para um bate-papo esclarecedor sobre os perigos das bebidas alcoólicas
• há racismo no Brasil? Cada aluno deverá escrever sobre seu ponto de
vista
|