Ovide Decroly nasceu em 23 de julho de 1871, na Bélgica, e faleceu em
12 de setembro de 1932. Suas teorias têm um fundamento psicológico e sociólogo,
e os critérios de sua metodologia de ensino podem ser resumidos basicamente
no interesse e na auto-avaliação do aluno.
Seu método, mais conhecido como Unidade de Centro de Interesse, destinava-se
especialmente às crianças das classes primárias e tinha como objetivo
preparar o educando para a vida, promovendo o trabalho em equipe, mas
mantendo a individualidade de cada um. Para ele, a educação não se firma
em preparar a criança para a vida adulta, uma vez que ela deve aproveitar
sua infância e resolver as dificuldades compatíveis com o seu momento
de vida.
A criança deve ser educada em plena liberdade, a fim de que nela possam
desabrochar todas as suas potencialidades. Daí a necessidade de ser submetida
a um regime de atividade livre e de trabalho espontâneo e criador. As
crianças devem, por isso, ser classificadas, na escola, em grupos psicologicamente
homogêneos. As classes não devem possuir mais de 20 ou 25 alunos e as
salas de aula devem ser providas de pequenas oficinas nas quais os trabalhos
manuais possam ser praticados.
Segundo Decroly, as unidades de globalização, a que ele chama de Centro
de Interesse, devem ser determinadas de acordo com as necessidades primordiais
da vida da criança: alimentação, respiração, asseio, proteção contra intempéries
e perigos, jogo e trabalho. E todas as atividades escolares, em todas
as matérias, devem girar em torno de tais centros.
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Estes
centros são os seguintes:
.A criança
e a família;
.A criança e a escola;
.A criança e o mundo animal;
.A criança e o mundo vegetal;
.A criança e o mundo geográfico;
.A criança e o universo.
Esse método
globalizante é realizado pela criança em três estágios que correspondem
à marcha da aprendizagem:
Observação
– põe a criança em contato com os objetos, fenômenos, seres e acontecimentos.
Não acontece em um momento determinado da técnica educativa, pois deve
ser considerada como uma atitude, chamando atenção do aluno constantemente.
Associação
– visa a relacionar, entre si, objetos e ratos, próximos e longínquos,
presentes e passados, o homem e o seu meio. Permite que o conhecimento
adquirido pela observação seja entendido em termos de tempo e espaço.
Expressão
– manifesta o pensamento de modo acessível aos demais, por meio das palavras,
do desenho, do trabalho manual, da escrita etc. A expressão seria o fechamento
do processo e nela pode-se destacar a expressão concreta e a expressão
abstrata.
Podemos traduzir esses três estágios definidos por Decroly por disciplinas
tradicionais:
Observação
– Ciências Naturais, Geometria e o Cálculo
Associação
– Geografia e História
Expressão
– a Linguagem, os trabalhos manuais, a ginástica e a música.
A crítica ao seu método gira em tomo da forma idêntica em dar a todas
as crianças, uma cultura geral, sem se questionar a conveniência às crianças.
No entanto, a proposta de Decroly é bem positiva, uma vez que propõe medidas
que visam à transformação de todas as escolas, tais como: a formação de
classes homogêneas, a diminuição do efetivo das classes, a modificação
dos programas e a distribuição dos assuntos de formas diversas, partindo
da própria criança seus interesses e necessidades.
Fontes:
http://members.tripod.com/lfcamara/decroly.html
http://members.tripod.com/pedagogia/infantil/decroly1.htm
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per08.htm
http://members.tripod.com/pedagogia/infantil/decroly2.htm
http://www.eaprender.com.br/ensinar.asp
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