Ovide Decroly nasceu em 23 de julho de 1871, na Bélgica, e faleceu em 12 de setembro de 1932. Suas teorias têm um fundamento psicológico e sociólogo, e os critérios de sua metodologia de ensino podem ser resumidos basicamente no interesse e na auto-avaliação do aluno.

Seu método, mais conhecido como Unidade de Centro de Interesse, destinava-se especialmente às crianças das classes primárias e tinha como objetivo preparar o educando para a vida, promovendo o trabalho em equipe, mas mantendo a individualidade de cada um. Para ele, a educação não se firma em preparar a criança para a vida adulta, uma vez que ela deve aproveitar sua infância e resolver as dificuldades compatíveis com o seu momento de vida.

A criança deve ser educada em plena liberdade, a fim de que nela possam desabrochar todas as suas potencialidades. Daí a necessidade de ser submetida a um regime de atividade livre e de trabalho espontâneo e criador. As crianças devem, por isso, ser classificadas, na escola, em grupos psicologicamente homogêneos. As classes não devem possuir mais de 20 ou 25 alunos e as salas de aula devem ser providas de pequenas oficinas nas quais os trabalhos manuais possam ser praticados.

Segundo Decroly, as unidades de globalização, a que ele chama de Centro de Interesse, devem ser determinadas de acordo com as necessidades primordiais da vida da criança: alimentação, respiração, asseio, proteção contra intempéries e perigos, jogo e trabalho. E todas as atividades escolares, em todas as matérias, devem girar em torno de tais centros.

Estes centros são os seguintes:

.A criança e a família;
.A criança e a escola;
.A criança e o mundo animal;
.A criança e o mundo vegetal;
.A criança e o mundo geográfico;
.A criança e o universo.

Esse método globalizante é realizado pela criança em três estágios que correspondem à marcha da aprendizagem:

Observação – põe a criança em contato com os objetos, fenômenos, seres e acontecimentos. Não acontece em um momento determinado da técnica educativa, pois deve ser considerada como uma atitude, chamando atenção do aluno constantemente.

Associação – visa a relacionar, entre si, objetos e ratos, próximos e longínquos, presentes e passados, o homem e o seu meio. Permite que o conhecimento adquirido pela observação seja entendido em termos de tempo e espaço.

Expressão – manifesta o pensamento de modo acessível aos demais, por meio das palavras, do desenho, do trabalho manual, da escrita etc. A expressão seria o fechamento do processo e nela pode-se destacar a expressão concreta e a expressão abstrata.

Podemos traduzir esses três estágios definidos por Decroly por disciplinas tradicionais:

Observação – Ciências Naturais, Geometria e o Cálculo
Associação – Geografia e História
Expressão – a Linguagem, os trabalhos manuais, a ginástica e a música.

A crítica ao seu método gira em tomo da forma idêntica em dar a todas as crianças, uma cultura geral, sem se questionar a conveniência às crianças. No entanto, a proposta de Decroly é bem positiva, uma vez que propõe medidas que visam à transformação de todas as escolas, tais como: a formação de classes homogêneas, a diminuição do efetivo das classes, a modificação dos programas e a distribuição dos assuntos de formas diversas, partindo da própria criança seus interesses e necessidades.

Fontes:
http://members.tripod.com/lfcamara/decroly.html
http://members.tripod.com/pedagogia/infantil/decroly1.htm
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per08.htm
http://members.tripod.com/pedagogia/infantil/decroly2.htm
http://www.eaprender.com.br/ensinar.asp