O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que 1/3 da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), seja fumante. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.

Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos, a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o hábito de fumar.

O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4 milhões de óbitos anuais, o que corresponde a 560 mortes a cada hora e mais de 10 mil por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 8,4 milhões de mortes anuais no ano de 2020, sendo metade delas de indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos).

Segundo pesquisas da OMS, 90% dos fumantes ficam dependentes da nicotina entre os 5 e os 19 anos de idade. Atualmente, existem, no país, 2,4 milhões de fumantes nessa faixa etária. No Brasil, estima-se que cerca de 200.000 mortes/ano são decorrentes do tabagismo. Hoje, o país já soma cerca de 30,6 milhões de fumantes. Segundo dados de 2001 da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o consumo per capita de cigarros, no Brasil, é de 1.194. A região Sul é o local de maior concentração de fumantes, ou seja, cerca de 42% dos habitantes da região fumam.

Doenças Associadas ao Uso dos Derivados do Tabaco

Muitos estudos desenvolvidos até o momento evidenciam sempre o mesmo: o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente doenças cardiovasculares (infarto, angina), cânceres e doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite). Além disso, esses estudos mostram que o tabagismo é responsável por:

  • 80 mil mortes por ano no Brasil (10 pessoas por hora);
  • 25% das mortes causadas por doença coronariana – angina e infarto do miocárdio;
  • 45% das mortes causadas por doença coronariana na faixa etária abaixo dos 60 anos;
  • 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos;
  • 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema;
  • 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos);
  • 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero);
  • 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral).

O tabagismo ainda pode causar:

  • impotência sexual no homem;
  • complicações na gravidez;
  • aneurismas arteriais;
  • úlcera do aparelho digestivo;
  • infecções respiratórias;
  • trombose vascular.

As doenças cardiovasculares e os cânceres são as principais causas de morte por doença no Brasil, sendo que o câncer de pulmão está em primeiro lugar dentre as causas de morte por câncer. As estimativas sobre a incidência e mortalidade por câncer no Brasil, publicadas anualmente pelo INCA, indicam que, neste ano, 21.425 pessoas deverão adoecer de câncer de pulmão (15.040 entre homens e 6.385 entre mulheres), causando cerca de 15.955 óbitos. Desse total de mortes, 11.200 deverão ocorrer entre os homens e 4.755 entre mulheres.

Algumas Conseqüências

Cérebro: A nicotina chega ao cérebro em sete segundos e se liga aos receptores das células, interferindo na transmissão de impulsos nervosos, o que provoca excitação do sistema nervoso.

Boca: O calor da fumaça e o alcatrão atacam as mucosas da boca, tornando-as propensas ao câncer. Pesquisadores comprovaram que 92% dos tumores da cavidade oral estão diretamente relacionados ao fumo.

Laringe: Esta região também fica diretamente exposta a partículas e gases da fumaça do tabaco, portanto com grande chance de desenvolvimento de câncer.

Esôfago: O fumo é responsável por cerca de 75% dos casos de câncer que surgem neste órgão, pois a região também sofre os efeitos diretos da fumaça.

Pulmão: O tabagismo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, um dos que mais mata no Brasil. O pulmão de um fumante absorve por tragada 400 ppm (parte por milhão) de monóxido de carbono, o que danifica seus tecidos e possibilita o surgimento de várias doenças, como o enfisema pulmonar.

Coração: A nicotina provoca constrição dos vasos sangüíneos, aumenta a pressão arterial e põe em risco o sistema cardiovascular. E o cigarro é responsável por 25% dos casos de infarto do miocárdio.

Brônquios: Muitos fumantes desenvolvem bronquite devido às substâncias contidas no cigarro, que irritam a mucosa bronquiana. Com isso, diminuem as áreas onde ocorre a troca de oxigênio e, conseqüentemente, a respiração torna-se difícil.

Alvéolos: Substâncias tóxicas do cigarro destróem as paredes dos alvéolos, provocando o enfisema pulmonar, ou seja, a diminuição da capacidade respiratória.

Sangue: O monóxido de carbono (CO) proveniente da fumaça do cigarro associa-se à hemoglobina (componente do sangue), formando, assim, um composto denominado Carboxihemoglobina, que diminui a oxigenação dos tecidos de todo o corpo. Uma das conseqüências disso é o envelhecimento precoce da pele.

Bexiga: Este órgão também é receptor de alcatrão e outras substâncias cancerígenas do tabaco. O fumo é responsável por 45% dos casos de câncer nesta região.

Se parar de fumar agora...

  • após 20 minutos, sua pressão sangüínea e a pulsação voltam ao normal;
  • após 2 horas, não tem mais nicotina no seu sangue;
  • após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • após 2 dias, seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor;
  • após 3 semanas, a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
  • após 5 a 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR, menor o risco de se dar mal.
Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!

Fontes:
www.saude.gov.br/tabagismo/
http://www.geocities.com/Heartland/Valley/1789/f_doenca.html