
Hoje em dia, parece que a principal exigência para conseguir um bom cargo
em qualquer instituição de ensino é a total incapacidade de se comunicar
e lidar com pessoas. É uma afirmação dura, mas reflete uma realidade assustadoramente
freqüente.
Ser “o escolhido” em qualquer escola é muito bom para qualquer novo coordenador.
Porém, uma escolha errada pode ter efeitos devastadores para a empresa.
A produtividade cai absurdamente, a moral cai como uma âncora no mar e
a presença de possíveis novos alunos despenca.
Muitos, ao assumir um cargo de maior importância, organizam toneladas
de informação e soltam dezenas de memorandos e comunicados internos, mas
não conseguiriam liderar um exército de formigas para participar de um
piquenique organizado pela Associação Brasileira de Migalhas e Doces.
Se o coordenado não é um bom líder, o caos logo se instala
Aqui está um teste de cinco pontos, organizado pelo estudioso Karl Walinskas,
da The Speaking Connection, para descobrir se uma pessoa tem capacidades
para gerenciar. Se você fizer o teste, já vamos avisando: você pode até
não ter uma dessas qualidades, mas, se não tiver três ou mais, é bem provável
que esteja fazendo sua empresa perder dinheiro.
1
- Viver no passado
Coordenadores de pouco talento constantemente falam de suas lembranças
dos velhos tempos, quando as pessoas trabalhavam mais e recebiam menos,
e a vida era menos complicada, e a competição global só acontecia a cada
dois anos: Na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. Pessoas que sentem saudade
desse tempo gastam boa parte do horário de trabalho contando histórias
de como era bom antigamente.
Você está vivendo no passado? Não está na hora de sair e olhar para a
frente? Não estou falando de ignorar os sucessos do passado ou os princípios
que permitiram que isso acontecesse, mas as táticas utilizadas hoje em
dia para gerenciar têm que ser muito mais flexíveis.
Pessoas já não são motivadas pelas mesmas coisas que antes. O dinheiro
continua sendo importante, mas equilíbrio emocional também é. Todos gostam
de falar do futuro, mas a única maneira de lucrar com o porvir é planejá-lo
e trabalhar com a motivação para que ele aconteça.
2
- Nunca Arriscar
Em time que está ganhando não se mexe. Se está funcionando, para que complicar?
Gerentes e coordenadores fracos adoram esse tipo de frase e, pior ainda,
realmente acreditam nelas.
Novas idéias de alunos e colegas são obsessivamente analisadas para descobrir
possíveis falhas. Estes falsos líderes não enxergam possibilidades de
sucesso – somente o perigo. Suas carreiras são governadas pelo medo e
pelo encolhimento em seu canto. Decisões são muitas vezes tomadas baseadas
em detalhes, e não nas conseqüências importantes. Por exemplo, não contratar
uma excelente candidata porque alguém pode ficar com ciúmes.
Se você acha que está nesse grupo, comece dando pequenos passos. Arrisque-se
em alguma nova iniciativa em que o lado ruim não seja tão grande (sempre
tem o lado ruim, ou não seria um risco). Trabalhe sua capacidade de liderança
assumindo riscos maiores, com retornos maiores, também . Não estamos falando
de ser irresponsável, mas saber lidar com o risco é uma característica
fundamental ao sucesso.
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3
- Exigir respeito, porque não consegue conquistá-lo.
Líderes fortes nunca têm que relembrar pessoas de seus cargos – todos
sabem quem eles são. Um general não precisa ficar dizendo para a tropa
que ele é o líder, pois todo mundo sabe disso. Esse respeito é conquistado
com o tempo e, principalmente, com os exemplos que o líder dá.
Já coordenadores e diretores fracos adoram dizer para os outros, principalmente
a subordinados, qual é seu título. Como sentem-se inseguros, já que não
são dignos do cargo, são freqüentemente questionados e sua única forma
de acabar com discussões é dizer que, ali, quem manda são eles.
A diferença entre um líder que força as pessoas a segui-lo e um líder
que tem uma equipe motivada para lhe dar suporte é a diferença entre uma
sardinha e um tubarão. Se você está continuamente tendo que justificar
sua posição na empresa, você é a sardinha.
Existem várias formas de conquistar o respeito e a lealdade de seu pessoal.
Veja algumas:
a) pratique o que você fala;
b) não peça que as pessoas façam coisas que você não faria;
c) divida o crédito com todos, mesmo quem teve participação marginal.
Ninguém gosta do chefe glorioso que leva o crédito pelo trabalho da equipe
inteira e não deixa mais ninguém brilhar.
4
- Falta de visão
Por definição, um líder precisa de duas coisas para existir. Seguidores
(já falamos sobre isso) e direção – aonde você vai levar esses seguidores.
É fácil descobrir essas pessoas que não têm a mínima idéia do que fazer
com o poder nelas investido. Basta perguntar sobre o futuro da escola,
da cadeira, da comunidade. Se uma resposta imediata não surgir – e de
preferência em meia dúzia ou menos de frases claras – você encontrou um
impostor.
Cada indivíduo que quiser ser líder precisa ter uma visão que direcione
as pessoas sob sua orientação. Essa visão deve dar suporte à missão da
escola, e não ser uma cópia desta. As pessoas querem um propósito que
dê certo sentido ao seu trabalho. Um bom líder precisa elaborar uma visão
de futuro fácil de ser assimilada e depois repeti-la exaustivamente, para
que todos possam trabalhar juntos e tornar o sonho real.
5
- Falta de Acompanhamento
Líderes eficazes exigem e conseguem resultados para as principais iniciativas
que querem implementar, muitas vezes usando somente o poder de sua personalidade.
Se um líder lança um plano que precisa de atenção e cuidados, e, depois
de três semanas, abandona tudo porque leu um outro livro da moda, ele
é claramente ineficaz. Ele não tem a segurança de seguir suas próprias
convicções sobre o que é certo e necessário para a escola, então ele vai
se ajustando de acordo com a maré, usando as palavras, idéias e conceitos
que estiverem em moda no momento.
É preciso prestar atenção naqueles diretores que suspendem projetos ao
primeiro sinal de problemas, sem reconhecer que a oportunidade de sucesso
geralmente está atrás do muro do fracasso.
Não existe recompensa sem risco. Manter o curso durante os períodos difíceis
demonstra firmeza de caráter e verdadeira capacidade de liderança para
aqueles à sua volta. Se você conhece o problema, decidiu por uma entre
várias estratégias possíveis e tem consciência dos possíveis problemas
que podem surgir, então tome uma decisão e faça com que ela aconteça.
Obs.: Matéria cedida pela Revista Profissão Mestre
Site: www.profissaomestre.com.br
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