Hoje em dia, parece que a principal exigência para conseguir um bom cargo em qualquer instituição de ensino é a total incapacidade de se comunicar e lidar com pessoas. É uma afirmação dura, mas reflete uma realidade assustadoramente freqüente.

Ser “o escolhido” em qualquer escola é muito bom para qualquer novo coordenador. Porém, uma escolha errada pode ter efeitos devastadores para a empresa. A produtividade cai absurdamente, a moral cai como uma âncora no mar e a presença de possíveis novos alunos despenca.

Muitos, ao assumir um cargo de maior importância, organizam toneladas de informação e soltam dezenas de memorandos e comunicados internos, mas não conseguiriam liderar um exército de formigas para participar de um piquenique organizado pela Associação Brasileira de Migalhas e Doces. Se o coordenado não é um bom líder, o caos logo se instala

Aqui está um teste de cinco pontos, organizado pelo estudioso Karl Walinskas, da The Speaking Connection, para descobrir se uma pessoa tem capacidades para gerenciar. Se você fizer o teste, já vamos avisando: você pode até não ter uma dessas qualidades, mas, se não tiver três ou mais, é bem provável que esteja fazendo sua empresa perder dinheiro.

1 - Viver no passado

Coordenadores de pouco talento constantemente falam de suas lembranças dos velhos tempos, quando as pessoas trabalhavam mais e recebiam menos, e a vida era menos complicada, e a competição global só acontecia a cada dois anos: Na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. Pessoas que sentem saudade desse tempo gastam boa parte do horário de trabalho contando histórias de como era bom antigamente.

Você está vivendo no passado? Não está na hora de sair e olhar para a frente? Não estou falando de ignorar os sucessos do passado ou os princípios que permitiram que isso acontecesse, mas as táticas utilizadas hoje em dia para gerenciar têm que ser muito mais flexíveis.

Pessoas já não são motivadas pelas mesmas coisas que antes. O dinheiro continua sendo importante, mas equilíbrio emocional também é. Todos gostam de falar do futuro, mas a única maneira de lucrar com o porvir é planejá-lo e trabalhar com a motivação para que ele aconteça.

2 - Nunca Arriscar

Em time que está ganhando não se mexe. Se está funcionando, para que complicar? Gerentes e coordenadores fracos adoram esse tipo de frase e, pior ainda, realmente acreditam nelas.

Novas idéias de alunos e colegas são obsessivamente analisadas para descobrir possíveis falhas. Estes falsos líderes não enxergam possibilidades de sucesso – somente o perigo. Suas carreiras são governadas pelo medo e pelo encolhimento em seu canto. Decisões são muitas vezes tomadas baseadas em detalhes, e não nas conseqüências importantes. Por exemplo, não contratar uma excelente candidata porque alguém pode ficar com ciúmes.

Se você acha que está nesse grupo, comece dando pequenos passos. Arrisque-se em alguma nova iniciativa em que o lado ruim não seja tão grande (sempre tem o lado ruim, ou não seria um risco). Trabalhe sua capacidade de liderança assumindo riscos maiores, com retornos maiores, também . Não estamos falando de ser irresponsável, mas saber lidar com o risco é uma característica fundamental ao sucesso.

3 - Exigir respeito, porque não consegue conquistá-lo.

Líderes fortes nunca têm que relembrar pessoas de seus cargos – todos sabem quem eles são. Um general não precisa ficar dizendo para a tropa que ele é o líder, pois todo mundo sabe disso. Esse respeito é conquistado com o tempo e, principalmente, com os exemplos que o líder dá.

Já coordenadores e diretores fracos adoram dizer para os outros, principalmente a subordinados, qual é seu título. Como sentem-se inseguros, já que não são dignos do cargo, são freqüentemente questionados e sua única forma de acabar com discussões é dizer que, ali, quem manda são eles.

A diferença entre um líder que força as pessoas a segui-lo e um líder que tem uma equipe motivada para lhe dar suporte é a diferença entre uma sardinha e um tubarão. Se você está continuamente tendo que justificar sua posição na empresa, você é a sardinha.

Existem várias formas de conquistar o respeito e a lealdade de seu pessoal. Veja algumas:
a) pratique o que você fala;
b) não peça que as pessoas façam coisas que você não faria;
c) divida o crédito com todos, mesmo quem teve participação marginal.

Ninguém gosta do chefe glorioso que leva o crédito pelo trabalho da equipe inteira e não deixa mais ninguém brilhar.

4 - Falta de visão

Por definição, um líder precisa de duas coisas para existir. Seguidores (já falamos sobre isso) e direção – aonde você vai levar esses seguidores. É fácil descobrir essas pessoas que não têm a mínima idéia do que fazer com o poder nelas investido. Basta perguntar sobre o futuro da escola, da cadeira, da comunidade. Se uma resposta imediata não surgir – e de preferência em meia dúzia ou menos de frases claras – você encontrou um impostor.

Cada indivíduo que quiser ser líder precisa ter uma visão que direcione as pessoas sob sua orientação. Essa visão deve dar suporte à missão da escola, e não ser uma cópia desta. As pessoas querem um propósito que dê certo sentido ao seu trabalho. Um bom líder precisa elaborar uma visão de futuro fácil de ser assimilada e depois repeti-la exaustivamente, para que todos possam trabalhar juntos e tornar o sonho real.

5 - Falta de Acompanhamento

Líderes eficazes exigem e conseguem resultados para as principais iniciativas que querem implementar, muitas vezes usando somente o poder de sua personalidade. Se um líder lança um plano que precisa de atenção e cuidados, e, depois de três semanas, abandona tudo porque leu um outro livro da moda, ele é claramente ineficaz. Ele não tem a segurança de seguir suas próprias convicções sobre o que é certo e necessário para a escola, então ele vai se ajustando de acordo com a maré, usando as palavras, idéias e conceitos que estiverem em moda no momento.

É preciso prestar atenção naqueles diretores que suspendem projetos ao primeiro sinal de problemas, sem reconhecer que a oportunidade de sucesso geralmente está atrás do muro do fracasso.

Não existe recompensa sem risco. Manter o curso durante os períodos difíceis demonstra firmeza de caráter e verdadeira capacidade de liderança para aqueles à sua volta. Se você conhece o problema, decidiu por uma entre várias estratégias possíveis e tem consciência dos possíveis problemas que podem surgir, então tome uma decisão e faça com que ela aconteça.

Obs.: Matéria cedida pela Revista Profissão Mestre
Site: www.profissaomestre.com.br