Alunos do Ensino Médio do Colégio Pentágono participam da Feira de Profissões e conhecem, mais de perto, a prática de algumas carreiras

Por Tony Carvalho

Optar entre a vocação ou uma carreira que, pelo menos na teoria, garanta maior retorno financeiro é um dilema que se renova a cada geração. Para minimizar este conflito, nada melhor do que a informação. Apostando nisso, o Colégio Pentágono, localizado em Vila Valqueire, no Rio de Janeiro, promoveu, nos dias 25 e 26 de setembro, a Primeira Feira de Profissões. Entre palestras, workshops e visitas a estandes, os alunos do Ensino Médio puderam tirar dúvidas sobre as competências específicas inerentes a cada carreira profissional.

De acordo com especialistas, a primeira grande dificuldade do jovem é o desconhecimento, uma vez que grande parte dos alunos, além de não ter certeza da carreira que pretende seguir, não conhece as opções profissionais que o mercado oferece. Preocupada com essa realidade, a direção do Pentágono resolveu investir num projeto para os alunos do Ensino Médio, que tem por objetivo abrir um leque de opções profissionais, que englobe testes de orientação vocacional, visitas a universidades e palestras sobre as atividades relacionadas às áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biomédicas.

Durante a culminância do projeto, os futuros formandos tiveram a oportunidade de participar da Feira de Profissões, a qual viabilizou uma gama de informações e orientações que os ajudaram a conhecer, mais de perto, a prática de algumas profissões. Tal experiência teve como finalidade tornar os alunos mais seguros para optarem por uma carreira.

“Houve uma época em que o repertório de escolhas era muito pequeno. Hoje, existe uma série de novos cursos, mas, em contrapartida, algumas áreas enfrentam sérios problemas de mercado. Em meio a essas mudanças, o estudante sente-se angustiado e, daí, surgiu a idéia de realizar uma feira na qual eles pudessem ter um contato direto com profissionais de diversas áreas”, explica Sandra Campos, psicóloga do Colégio.

Saindo da Teoria Para a Prática

Ao visitar os estandes, os alunos se deparavam com vários profissionais, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e odontologistas exercendo suas respectivas atividades. É o caso de Débora, estudante do primeiro ano. Mesmo faltando ainda dois anos para concluir o Ensino Médio, ela já demonstra um enorme interesse pela carreira de Fonoaudiologia e aproveitou a presença de uma profissional da área para esclarecer todas as suas dúvidas. “Eu quis saber onde posso atuar, caso venha a optar por esta profissão, e se existem várias especialidades”, conta.

Doze instituições de ensino superior participaram do evento, apresentando fitas de vídeo e painéis sobre as áreas profissionais. A aluna do primeiro ano Luane Duarte buscou informações no estande do IME. Ela queria saber mais detalhes sobre os cursos de Engenharia. “Muitos alunos nos procuram para saber como é estudar numa instituição tida como centro de referência na área tecnológica. Mostramos a eles que se trata de uma faculdade como as demais, só que obedecendo às normas disciplinares do Exército”, explica o tenente Santos Melo. O número de meninas que tem demonstrado interesse pela carreira militar vem crescendo, a ponto de o colégio oferecer um curso preparatório para ingresso em escolas superiores militares como o IME e o ITA.

Já o estudante do terceiro ano Bernardo de Figueiredo, que prestará vestibular no final de 2002, tem interesse pela área de Ciências Biomédicas. Ele aproveitou o evento para visitar os estandes de todas as universidades presentes que oferecem o curso, a fim de obter informações sobre o mercado de trabalho. Bernardo acredita que a Medicina ainda é a garantia de uma plena realização profissional. Isabela também define a carreira de Medicina como sólida e estável, mas confessa que ainda precisa tirar algumas dúvidas para definir que caminho seguir.

Um dos pontos altos do evento foram os workshops promovidos pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). No primeiro dia, o tema abordado foi a Motivação na Escolha da Carreira Profissional. “Qualquer ser humano precisa de motivação na vida. Sabemos que, na adolescência, eles se sentem muito pressionados com o fato de terem que escolher uma carreira. Alguns chegam a indagar como encontrar motivação diante de tanta cobrança. Por isso, promovemos uma atividade denominada Cabo de Guerra para que eles pudessem vivenciar o sentido da palavra motivação”, conta a psicóloga do CIEE, Vivian Jacovazo, responsável pela dinâmica de grupo.

No segundo dia, o tema Planejamento de Carreira teve como objetivo fazer com que o estudante consiga se autoconhecer e autogerenciar sua carreira. “É necessário que o futuro profissional veja sua carreira como uma questão de patrimônio, algo no qual ele tenha de investir como uma implementação do seu negócio, tornando-se um profissional empreendedor”, completa.

A psicóloga desenvolveu dinâmicas para que o tema fosse abordado por meio de vivências, explorando recursos audiovisuais. Leandro Peconick Mendonça, assistente do CIEE, afirma que a iniciativa do colégio foi válida porque o jovem passa a entender melhor o mercado de trabalho. “No nosso estande, demos orientações sobre a escolha profissional, o primeiro emprego e, também, informações sobre todos os produtos e serviços prestados pela entidade”, acrescenta. Para Maria Cristina, Orientadora Pedagógica do Colégio, vivenciar simultaneamente as atividades de cada profissão foi o grande diferencial do evento. “É preciso expandir os horizontes para esses jovens, que têm de tomar uma decisão importantíssima em suas vidas. Sabemos que, além dos conflitos internos, existe a pressão familiar. Por isso, é função do Colégio esclarecer as dúvidas dos alunos, abrindo o leque de opções e tornando-os aptos a exercer a carreira que escolherem”, diz.

A estudante do segundo ano, Fernanda Crespo, já tem certeza de que optará por uma carreira na área de Humanas, mas ainda não decidiu se prestará vestibular para Comunicação Social ou História. Visitando os estandes da feira, dissipou algumas dúvidas, mas sabe que será preciso analisar um pouco mais para tomar a grande decisão. A psicóloga Sandra Pereira Campos deu uma definição para esse momento de escolha: “A descoberta da carreira é um encontro interno. O que o colégio faz é expor o repertório de fatores externos, a fim de que cada aluno examine o seu interior e, assim, possa propiciar esse encontro. A opção deve ser interna... sempre!”, finaliza.

Colégio Pentágono
Tel.: (21) 2450-2088 / 0800-226677