
Alunos
exibem seus trabalhos mostrando as diversas maneiras de interpretar e
escrever um texto
Por Tony Carvalho
O
prazer de ler, encantar e fascinar-se com o livro, a poesia, o teatro
e a história lida e contada. Esse foi o clima que envolveu a Feira do
Livro, na qual os alunos da Educação Infantil e do primeiro ciclo do Ensino
Fundamental do Colégio Notre-Dame, localizado no Recreio dos Bandeirantes,
compartilharam com a comunidade escolar os conhecimentos e aprendizagens
adquiridos no primeiro semestre.
Através
da leitura e da capacidade de criação de cada um, os alunos se transformaram
em pequenos autores, escrevendo poesias e integrando a atividade literária
à arte. “Incorporamos a questão reflexiva, incentivando a criança a ler
e a refletir, motivando-as a criar novas idéias e a construir o seu próprio
livro”, explica a diretora do colégio, Elena Bini.
Para a coordenadora
da Educação Infantil, Soraya Bittar, a exibição dos trabalhos é um momento
de realização de cada criança. “Elas sentem-se felizes e prestigiadas
por poderem apresentar às outras o que produziram nas oficinas literárias.
As crianças são autores em potencial”, afirma Soraya. Bruna, da 4.ª série,
é um bom exemplo disso. Ela utilizou temas como a paz, o amor, a vida
e as cores para revelar seus dons poéticos. “Sempre gostei de poesias,
mas nunca pensei em fazê-las. Essa foi a primeira vez e foi muito bom.
Agora, não vou mais parar. Já tenho até outros assuntos para abordar,
como filosofia, natureza e extinção dos animais”, antecipa.
Daniel, da mesma série, é outro que está debutando na arte de escrever
em versos. Ele abordou o futebol e confessou estar entusiasmado para expor
seus trabalhos em público. Já Mateus, aluno da Educação Infantil, ajudou
a criar, com desenhos e colagens, um livro inspirado no projeto Fundo
do Mar.
A escritora Adriana
Falcão, grande homenageada da Feira, esteve presente para falar sobre
literatura e, em especial, sobre o seu livro Mania de Explicação, que
os alunos leram e ainda fizeram acréscimos à obra. “Após a leitura, eles
passaram a construir outras ‘manias’, definindo o que é sentimento, filosofia,
polidez, entre outros vocábulos, ou seja, o enredo do livro desencadeou
uma série de novas descobertas para os alunos”, conta a coordenadora do
Ensino Fundamental, Beatriz Gameiro. O contato entre a criança e o autor
é salutar para incentivar o ato de ler e escrever contos, completa Soraya.
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Os
alunos da 4.ª série ainda recontaram as obras Odisséia e Os Lusíadas por
meio da construção de um enorme painel. Em outro setor da mostra, podia-se
ver trabalhos baseados na diversidade cultural do povo brasileiro. “Trabalhamos
a convivência das relações humanas, analisando as culturas que originaram
a formação do nosso país. Depois, de uma forma lúdica e prazerosa para
as crianças, estudamos as lendas e tradições do nosso povo.
Na etapa final, os alunos construíram pequenos livros nos quais relataram
todo o aprendizado adquirido”, explica a professora Bianca Fernandez.
Rodrigo, aluno da 3.ª série, era um dos mais empolgados. Ele estava emocionado
por poder exibir ao público os seus trabalhos. “Tudo isso aqui é resultado
de muito esforço. Pesquisamos e aprendemos bastante. Hoje, estou realizando
um sonho”, revela.
A contadora
de história Regina Vieira fez a alegria dos alunos da Educação Infantil.
Ela interpretou a historinha Gilda, a Costureira de Mão Cheia, que conta
as aventuras de uma aranha para costurar a camada de Ozônio. Regina integra
o projeto Sábado Sabido, que utiliza o método de contar histórias para
enfocar temas como preservação ambiental e aperfeiçoamento pessoal. “O
objetivo é trabalhar a emoção do grupo que, uma vez aflorada, é trazida
para o conteúdo da história. A interatividade é total. No final da apresentação,
há sempre uma atividade prática com os participantes”, ressalta Regina.
Outro ponto forte
da feira foi a apresentação da Cia de Teatro ETC & Tal. O grupo mostrou
um trabalho de pantomima literária desenvolvido em cima da história infantil
O Pato Cantor. Os alunos aprenderam que, através de mímicas, também é
possível trabalhar um texto.
“A proposta pedagógica do projeto, como de toda a escola, tem uma preocupação
com a interação da criança com o saber. Ela não somente vai adquirindo
o conhecimento, mas também o hábito de leitura. A partir daí, fica muito
mais fácil ensinar e aprender com a criança”, garante a diretora do colégio.
Colégio Notre-Dame
Tel.: (21) 2490-9250
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