Alunos exibem seus trabalhos mostrando as diversas maneiras de interpretar e escrever um texto

Por Tony Carvalho

O prazer de ler, encantar e fascinar-se com o livro, a poesia, o teatro e a história lida e contada. Esse foi o clima que envolveu a Feira do Livro, na qual os alunos da Educação Infantil e do primeiro ciclo do Ensino Fundamental do Colégio Notre-Dame, localizado no Recreio dos Bandeirantes, compartilharam com a comunidade escolar os conhecimentos e aprendizagens adquiridos no primeiro semestre.

Através da leitura e da capacidade de criação de cada um, os alunos se transformaram em pequenos autores, escrevendo poesias e integrando a atividade literária à arte. “Incorporamos a questão reflexiva, incentivando a criança a ler e a refletir, motivando-as a criar novas idéias e a construir o seu próprio livro”, explica a diretora do colégio, Elena Bini.

Para a coordenadora da Educação Infantil, Soraya Bittar, a exibição dos trabalhos é um momento de realização de cada criança. “Elas sentem-se felizes e prestigiadas por poderem apresentar às outras o que produziram nas oficinas literárias. As crianças são autores em potencial”, afirma Soraya. Bruna, da 4.ª série, é um bom exemplo disso. Ela utilizou temas como a paz, o amor, a vida e as cores para revelar seus dons poéticos. “Sempre gostei de poesias, mas nunca pensei em fazê-las. Essa foi a primeira vez e foi muito bom. Agora, não vou mais parar. Já tenho até outros assuntos para abordar, como filosofia, natureza e extinção dos animais”, antecipa.

Daniel, da mesma série, é outro que está debutando na arte de escrever em versos. Ele abordou o futebol e confessou estar entusiasmado para expor seus trabalhos em público. Já Mateus, aluno da Educação Infantil, ajudou a criar, com desenhos e colagens, um livro inspirado no projeto Fundo do Mar.

A escritora Adriana Falcão, grande homenageada da Feira, esteve presente para falar sobre literatura e, em especial, sobre o seu livro Mania de Explicação, que os alunos leram e ainda fizeram acréscimos à obra. “Após a leitura, eles passaram a construir outras ‘manias’, definindo o que é sentimento, filosofia, polidez, entre outros vocábulos, ou seja, o enredo do livro desencadeou uma série de novas descobertas para os alunos”, conta a coordenadora do Ensino Fundamental, Beatriz Gameiro. O contato entre a criança e o autor é salutar para incentivar o ato de ler e escrever contos, completa Soraya.

Os alunos da 4.ª série ainda recontaram as obras Odisséia e Os Lusíadas por meio da construção de um enorme painel. Em outro setor da mostra, podia-se ver trabalhos baseados na diversidade cultural do povo brasileiro. “Trabalhamos a convivência das relações humanas, analisando as culturas que originaram a formação do nosso país. Depois, de uma forma lúdica e prazerosa para as crianças, estudamos as lendas e tradições do nosso povo.

Na etapa final, os alunos construíram pequenos livros nos quais relataram todo o aprendizado adquirido”, explica a professora Bianca Fernandez. Rodrigo, aluno da 3.ª série, era um dos mais empolgados. Ele estava emocionado por poder exibir ao público os seus trabalhos. “Tudo isso aqui é resultado de muito esforço. Pesquisamos e aprendemos bastante. Hoje, estou realizando um sonho”, revela.

A contadora de história Regina Vieira fez a alegria dos alunos da Educação Infantil. Ela interpretou a historinha Gilda, a Costureira de Mão Cheia, que conta as aventuras de uma aranha para costurar a camada de Ozônio. Regina integra o projeto Sábado Sabido, que utiliza o método de contar histórias para enfocar temas como preservação ambiental e aperfeiçoamento pessoal. “O objetivo é trabalhar a emoção do grupo que, uma vez aflorada, é trazida para o conteúdo da história. A interatividade é total. No final da apresentação, há sempre uma atividade prática com os participantes”, ressalta Regina.

Outro ponto forte da feira foi a apresentação da Cia de Teatro ETC & Tal. O grupo mostrou um trabalho de pantomima literária desenvolvido em cima da história infantil O Pato Cantor. Os alunos aprenderam que, através de mímicas, também é possível trabalhar um texto.

“A proposta pedagógica do projeto, como de toda a escola, tem uma preocupação com a interação da criança com o saber. Ela não somente vai adquirindo o conhecimento, mas também o hábito de leitura. A partir daí, fica muito mais fácil ensinar e aprender com a criança”, garante a diretora do colégio.

Colégio Notre-Dame
Tel.: (21) 2490-9250