Por Antônia Lúcia

Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro se destaca não apenas por ser um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, mas, principalmente, por ocupar um lugar único no cenário da produção artística brasileira. Criado em 1954, à beira das margens da Baía de Guanabara, o prédio do museu se funde com a natureza marcante do Parque do Flamengo.

Em seu projeto, o arquiteto Affonso Eduardo Reidy Reidy teve como preocupação evitar, tanto quanto possível, que o prédio fosse um elemento perturbador da paisagem, entrando em conflito com a natureza, adotando, dessa forma, o predomínio da linha horizontal em contraposição ao movimento das montanhas da cidade. Em lugar de confinar as obras de arte entre quatro paredes, Reidy adotou uma solução aberta, na qual a natureza circundante participa do espetáculo oferecido ao visitante.

Somente após quatro anos desde o princípio das obras, iniciadas em 1954, foi finalizada a construção da primeira ala da atual sede – denominada Bloco Escola. Na década seguinte, foi a vez dos Blocos de Exposições e da Administração. Desde a sua inauguração, mais de mil exposições de renomados artistas nacionais e estrangeiros, algumas delas memoráveis, como as mostras de Georges Matthieu e Lygia Clark, em 1959, estiveram expostas no MAM, contribuindo de forma decisiva no incentivo e divulgação da cultura no país.

Formando Gerações de Artistas Brasileiros

A partir de meados dos anos 50, o Museu desempenhou também um papel crucial na formação de sucessivas gerações de artistas brasileiros, sendo palco do neoconcretismo – uma resposta carioca aos dogmas do concretismo –, causando um enorme impacto na época, que até hoje se faz sentir na arte brasileira.

O MAM não ficou famoso apenas por suas exposições. O Bloco Escola e os seus cursos contaram com a presença de grandes artistas brasileiros e estrangeiros, como Ivan Serpa, Aluísio Carvão e John Friedlander, colocando o Museu na vanguarda do ensino da arte no País. Grande parte dos artistas cariocas da segunda metade do século passaram pelas salas do Bloco Escola, como professores ou alunos.

Atualmente, com cerca de onze mil obras, o espaço dispõe de esculturas e pinturas de artistas de renome internacional como Fernand Léger, Alberto Giacometti, Jean Arp, Henry Moore, Barry Flanaghan, Bourdelle, Poliakov, Henri Laurens, Marino Marini, Max Bill, César, Lipchitz, Carlo Carrà e Lucio Fontana. Além da coleção internacional, há um grupo notável de artistas latino-americanos, entre eles: Joaquim Torres García, Cruz Díez, Jorge de La Vega, Romulo Macció, Xul Solar, Antonio Seguí e Guillermo Kuitca, além de brasileiros como Bruno Giorgi, Maria Martins, Di Cavalcanti e, naturalmente, representantes do neoconcretismo como Lygia Clark, Helio Oiticica, Franz Weissmann, Amílcar de Castro e Wyllis de Castro.

Educação no MAM


As atividades educativas estão relacionadas às exposições em cartaz, tendo como objetivo criar condições para que um público cada vez mais diversificado tenha acesso à arte moderna e contemporânea e, sobretudo, desenvolva o hábito e o prazer de freqüentar museus.

Ônibus Gratuito

O Rio Ônibus patrocina o transporte de escolas públicas, instituições e comunidades carentes até o Museu de Arte Moderna. Estes grupos devem ser agendados com antecedência mínima de duas semanas. Obs.: Reservas e mais informações podem ser obtidas através do Tel.: (21) 2240 4239.

Programa Para as Escolas (com agendamento)

Visitas ao Ateliê para grupos de escolas e universidades
Horário: Terças e quartas-feiras: de 13h30 às 15h; de 15h às 16h30
Escolas públicas: Professores e alunos têm acesso gratuito.
Escolas particulares e universidades: Professores e alunos pagam R$ 4,00

Acesso Facilitado Para Deficientes Físicos


O MAM dispõe de duas cadeiras de rodas, rampas de acesso, elevadores e sanitários especiais nos Salões de Exposição.

Pesquisa e Documentação

Destacado centro de informação sobre arte brasileira e internacional, o Pesquisa e Documentação reúne fontes para os estudiosos de artes plásticas, cinema e cultura, além de realizar atendimento a universitários e pesquisadores, mediante agendamento.

Museu de Arte Moderna
Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo - Rio de Janeiro/RJ
Telefones: (21) 2240-4944 ou (21) 2240-4899