Atividades lúdicas são usadas como recursos metodológicos no ensino da natação infantil

Por Antônia Lúcia

Bóias coloridas, bichinhos infláveis, pranchinhas, muita música e animação. Alguém falou em música? É isso mesmo. Uma nova metodologia da prática aquática vem sonorizando as aulas de natação infantil dos alunos do Colégio Petra, localizado em Ipanema.

Idealizado e desenvolvido pela professora de Educação Física Mariana Pace, o Projeto Brincando com a Natação, direcionado a bebês - a partir dos seis meses - e crianças de até 7 anos, é resultado de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Estudos sobre os Jogos Infantis da UFRJ, que visa à utilização do recurso musical para facilitar a aprendizagem desta prática desportiva na área da Educação Infantil e primeira infância.

Um dos principais objetivos do projeto é mostrar que a utilização de atividades lúdicas como recurso pedagógico na natação permite realizar uma aula mais prazerosa e diversificada, proporcionando, assim, maior motivação nos alunos, além de ajudar no desenvolvimento físico, mental e social.

Estruturado didaticamente, o Projeto Brincando com a Natação foi planejado em três níveis: equilíbrio, propulsão e respiração. Esse conjunto de unidades demonstra que a natação infantil não se detém somente ao fato de a criança aprender a nadar, mas, também, à contribuição direta dessa modalidade esportiva no processo psicomotor do indivíduo.

Música, Jogos e Ação

Pensando numa maneira de facilitar a fixação dos movimentos praticados no decorrer das aulas de natação, a professora de Educação Física Mariana compôs nove músicas, que fazem parte do CD Nadar é Bom, cujas letras, mixadas com um ritmo super envolvente, auxiliam os alunos na aprendizagem do esporte.

Segundo ela, a idéia de criar atividades utilizando a música surgiu através de um trabalho realizado no II Congresso Latino-Americano sobre a utilização da música nas aulas de natação. “Eu percebi que as crianças na faixa etária entre um e sete anos só se envolvem ou respondem através de jogos e brincadeiras, ou seja, através daquilo que lhes dá prazer. E a música é um agente motivador para qualquer criança”, explica Mariana.

Uma das canções compostas pela professora chama-se Festa na Piscina, cuja letra fala de uma festa diferente, dentro da piscina, com toda a bicharada. Ao ouvir as músicas, os alunos, automaticamente, realizam os movimentos básicos da natação - imersão, saltos, deslocamentos, visão subaquática, flutuação, deslize, propulsão de braços e pernas -, sem perceber que os estão executando. Todas as outras oito canções também têm um objetivo específico, são sempre acompanhadas de movimentos de alongamento e direcionadas para a fixação dos exercícios.

Com duração de meia hora cada aula, o grande desafio da professora Mariana foi proporcionar um ambiente agradável e, ao mesmo tempo, atraente aos olhos das crianças, dentro desse período, pois aqueles que ainda não experimentaram o meio aquático sentem muito medo por não saber o que vão encontrar no fundo da piscina. “Na água, todas as referências da criança se modificam. Ao deitar, normalmente elas perdem a audição, a visão passa da vertical para a horizontal, a respiração passa a ser feita pela boca, e não pelo nariz, e todas essas mudanças criam um certo medo. Por isso, criei uma metodologia de trabalho prazerosa, que não criasse nenhum bloqueio dentro d’água”, relata ela.

Esporte é Saúde

Apesar de melhorar o desenvolvimento neuromotor, fortificar a musculatura, aumentar a capacidade cardíaca, ativar e dar mais mobilidade às articulações, desenvolver a estabilidade emocional e a autoconfiança da criança e aumentar a resistência e o fortalecimento imunológico do indivíduo, a natação não é remédio para todos os males. No entanto, como agente educativo, quando aplicado na primeira infância, assume, indiretamente, um papel formativo, uma vez que leva a criança à adaptação ao meio líquido, favorecendo, assim, o desenvolvimento integral do indivíduo - autonomia, criatividade, socialização e participação.

Embora seja uma das atividades físicas que mais benefícios oferecem aos seus praticantes, os professores de Educação Física alertam para alguns cuidados que devem ser tomados na hora de trabalhar com as crianças. Segundo a professora, a temperatura da água deve estar em torno dos 32 graus, apresentar Ph de 7.4 a 7.6 e nível de cloro 2 ppm. “Trabalhar com a água da piscina bem cuidada e na temperatura ideal é um fator determinante para que as crianças não venham a sentir dores de ouvidos e nem outras complicações que possam dificultar o aprendizado”, finaliza a professora Mariana Pace.

Escola Petra - Espaço de Educação Infantil
Tel.: (0xx21) 2267- 4886/4405
Prof. Mariana Pace - (0xx21) 9107-3660