
Atividades
lúdicas são usadas como recursos metodológicos no
ensino da natação infantil
Por
Antônia Lúcia
Bóias
coloridas, bichinhos infláveis, pranchinhas, muita música e animação.
Alguém falou em música? É isso mesmo. Uma nova metodologia da prática
aquática vem sonorizando as aulas de natação infantil dos alunos do Colégio
Petra, localizado em Ipanema.
Idealizado
e desenvolvido pela professora de Educação Física Mariana Pace, o Projeto
Brincando com a Natação, direcionado a bebês - a partir dos seis meses
- e crianças de até 7 anos, é resultado de pesquisas desenvolvidas no
Laboratório de Estudos sobre os Jogos Infantis da UFRJ, que visa à utilização
do recurso musical para facilitar a aprendizagem desta prática desportiva
na área da Educação Infantil e primeira infância.
Um dos principais objetivos do projeto é mostrar que a utilização de atividades
lúdicas como recurso pedagógico na natação permite realizar uma aula mais
prazerosa e diversificada, proporcionando, assim, maior motivação nos
alunos, além de ajudar no desenvolvimento físico, mental e social.
Estruturado didaticamente, o Projeto Brincando com a Natação foi planejado
em três níveis: equilíbrio, propulsão e respiração. Esse conjunto de unidades
demonstra que a natação infantil não se detém somente ao fato de a criança
aprender a nadar, mas, também, à contribuição direta dessa modalidade
esportiva no processo psicomotor do indivíduo.
Música,
Jogos e Ação
Pensando numa maneira de facilitar a fixação dos movimentos praticados
no decorrer das aulas de natação, a professora de Educação Física Mariana
compôs nove músicas, que fazem parte do CD Nadar é Bom, cujas letras,
mixadas com um ritmo super envolvente, auxiliam os alunos na aprendizagem
do esporte.
Segundo ela, a idéia de criar atividades utilizando a música surgiu através
de um trabalho realizado no II Congresso Latino-Americano sobre a utilização
da música nas aulas de natação. “Eu percebi que as crianças na faixa etária
entre um e sete anos só se envolvem ou respondem através de jogos e brincadeiras,
ou seja, através daquilo que lhes dá prazer. E a música é um agente motivador
para qualquer criança”, explica Mariana.
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Uma
das canções compostas pela professora chama-se Festa na Piscina, cuja
letra fala de uma festa diferente, dentro da piscina, com toda a bicharada.
Ao ouvir as músicas, os alunos, automaticamente, realizam os movimentos
básicos da natação - imersão, saltos, deslocamentos, visão subaquática,
flutuação, deslize, propulsão de braços e pernas -, sem perceber que os
estão executando. Todas as outras oito canções também têm um objetivo
específico, são sempre acompanhadas de movimentos de alongamento e direcionadas
para a fixação dos exercícios.
Com duração de meia hora cada aula, o grande desafio da professora Mariana
foi proporcionar um ambiente agradável e, ao mesmo tempo, atraente aos
olhos das crianças, dentro desse período, pois aqueles que ainda não experimentaram
o meio aquático sentem muito medo por não saber o que vão encontrar no
fundo da piscina. “Na água, todas as referências da criança se modificam.
Ao deitar, normalmente elas perdem a audição, a visão passa da vertical
para a horizontal, a respiração passa a ser feita pela boca, e não pelo
nariz, e todas essas mudanças criam um certo medo. Por isso, criei uma
metodologia de trabalho prazerosa, que não criasse nenhum bloqueio dentro
d’água”, relata ela.
Esporte é Saúde
Apesar de
melhorar o desenvolvimento neuromotor, fortificar a musculatura, aumentar
a capacidade cardíaca, ativar e dar mais mobilidade às articulações, desenvolver
a estabilidade emocional e a autoconfiança da criança e aumentar a resistência
e o fortalecimento imunológico do indivíduo, a natação não é remédio para
todos os males. No entanto, como agente educativo, quando aplicado na
primeira infância, assume, indiretamente, um papel formativo, uma vez
que leva a criança à adaptação ao meio líquido, favorecendo, assim, o
desenvolvimento integral do indivíduo - autonomia, criatividade, socialização
e participação.
Embora seja uma das atividades físicas que mais benefícios oferecem aos
seus praticantes, os professores de Educação Física alertam para alguns
cuidados que devem ser tomados na hora de trabalhar com as crianças. Segundo
a professora, a temperatura da água deve estar em torno dos 32 graus,
apresentar Ph de 7.4 a 7.6 e nível de cloro 2 ppm. “Trabalhar com a água
da piscina bem cuidada e na temperatura ideal é um fator determinante
para que as crianças não venham a sentir dores de ouvidos e nem outras
complicações que possam dificultar o aprendizado”, finaliza a professora
Mariana Pace.
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Escola
Petra - Espaço de Educação Infantil
Tel.: (0xx21) 2267- 4886/4405
Prof. Mariana Pace - (0xx21) 9107-3660
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