Durante
o pe-ríodo de apuração e pesquisa, os alunos realizaram
várias entrevistas com personalidades locais, que foram utilizadas
como subsídios para o aprofundamento da pesquisa sobre o histórico
do bairro. Após a coleta de dados, as docentes realizaram uma excursão
com os alunos pelas ruas da comunidade, com o intuito de checar a veracidade
das informações e acrescentar mais dados à pesquisa.
De
acordo com os alunos, entre as várias etapas do projeto, a busca
de informações foiumadas fases mais envolventes. Isto porque,
de acordo com os orientadores, na maioria das esferas de atividades, a
melhor maneira de aprender é fazendo, principalmente no ramo científico
que se distingue das ciências exatas por trabalhar muito com a experimentação.
Os livros, as aulas teóricas e os materiais de apoio fornecem uma
sólida base, porém os alunos têm mais facilidade de
assimilar os conhe-cimentos quandopodem colocar em prática, de
uma maneira mais descon-traída, as teorias aprendidas.
O
Grêmio Estudantil, responsável por ouvir as reclamações
da comunidade, promoveu uma mesa redonda com a Associação
de Moradores, na qual foram priorizados os problemas e as necessidades
geográfico-sociais, debatendo principal-mente a distribuição
espacial de pessoas e suas atividades. Depois
de ouvir as reclamações da comunidade, a comissão,
formada por alunos, professores e os representantes da Associação,
elaborou uma minuta, a qual enviaram aos órgãos responsáveis
municipal e estadual para que ficassem cientes das necessidades
e precariedades do bairro São José. Após
o envio do documento, constando as reclamações, a comissão
conseguiu marcar um encontro com o prefeito de Cantagalo, Sr. Geraldo
Pires, ocasião em que reivindicaram, pessoalmente, as obras consideradas
mais urgentes e que, segundo os coordenadores do projeto, já foram
iniciadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
A equipe responsável pela captação de depoimentos dos moradores mais antigos do bairro, fez uma visita à viúva do Sr. Darcy Ribeiro fundador do bair-ro que há muitos anos resolveu doar à comunidade par-te do terreno da fazenda Santo Antô-nio, na qual mo-rava e onde hoje encontram-se cons-truídas, entre ou-tros patrimônios, as escolas Estadual Líame Teixeira de Carvalho e a Municipal Darcy José Ribeiro, que ganhou o nome do patrono do bairro. |
Finalizada
a parte teórica, professores e alunos deram início à
segunda fase do projeto, a parte prática. Munidos de muita disposição
e entusiasmo, os alunos das 2.ª, 3.ª e 4.ª séries
organizaram uma campanha, junto à comunidade, para limpeza e manutenção
das ruas do bairro, além de fixarem cartazes e faixas nas ruas
da comunidade. Além da ação social, sob orientação
dos professores, o alunado teve oportunidade de estabelecer um paralelo
entre a história antiga e atual do bairro, trabalhando os conteúdos
pedagógicos das disciplinas de Português, História
e Geografia. Com
todos os dados geográfico-sociais do bairro catalogados,os alunos
confeccionaram umfolder, que pode ser usado como guia rex, mostrando a
localização do bairro, população, o tipo de
relevo, os grupos folclóricos e culturais, os serviços,
as principais ruas da comunidade, as escolas, os principais pontos de
referência do local, além de um breve histórico do
surgimento de São José. Esse trabalho só pôde
ser realizado graças ao empenho e determinação de
todos que estiveram envolvidos no projeto, destaca a professora
Alcidinéa. Devido
ao grande sucesso do projeto, os membros da Associação de
Moradores do Bairro São José, que muito colaboraram, resolveram
fazer uma exposição aberta ao público, mostrando
o resultado do projeto realizado pela Escola Estadual Professor Líame
Teixeira de Carvalho. Nesta
festa, a escola expôs o projeto, com fotos, manuscritos das pesquisas,
folders e quadros explicativos. No decorrer da exposição,
além de recepcionarem os visitantes, os alunos trabalha-ram como
agentes multiplicadores na conscientização das pessoas que
visitavam o estande, falando da importância do exercício
da cidadania, da solidariedade e, principalmente, da conscientização
na preservação da história do bairro e do meio em
que vivem.
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