Através de projeto pedagógico, alunos fazem o mapeamento geográfico-social, cultural e populacional do bairro São José

Você conhece o seu bairro? Se a resposta for sim, responda a essa per-gunta sem pensar muito. Qual o número de habi-tantes e quantas ruas existem no seu bairro? Difícil? Não para os alunos do 1.º segmento do Ensino Fundamental da Escola Estadual Pro-fessora Líame Teixeira, do bairro São José, em Canta-galo, no Rio de Janeiro.


Coordenado pelas professoras Alcidinéa Ferro da Silva e Cristiane Maria Graff Carvalho, o projeto pedagógico Olhando o Bairro objetivou despertar, na comu-nidade escolar e local, o interesse pelos acontecimentos históricos para que houvesse uma maior conscientização em relação ao resgate, valorização, preser-vação e divulgação da história do bairro, além do conhecimento geográfico-social.

Segundo as professoras e coordena-doras do projeto Alcidinéa e Cristiane, os alunos foram os grandes responsáveis pelo sucesso do projeto. “Primeiramente, nós realizamos uma palestra com toda a comunidade escolar, visando a conscien-tizá-la da importância de conhecer, resgatar e registrar a história do bair-ro, e, a partir daí, demos, efetiva-mente, início ao trabalho”, lem-brou Alcidinéa.

Durante o pe-ríodo de apuração e pesquisa, os alunos realizaram várias entrevistas com personalidades locais, que foram utilizadas como subsídios para o aprofundamento da pesquisa sobre o histórico do bairro. Após a coleta de dados, as docentes realizaram uma excursão com os alunos pelas ruas da comunidade, com o intuito de checar a veracidade das informações e acrescentar mais dados à pesquisa.

De acordo com os alunos, entre as várias etapas do projeto, a busca de informações foiumadas fases mais envolventes. Isto porque, de acordo com os orientadores, na maioria das esferas de atividades, a melhor maneira de aprender é fazendo, principalmente no ramo científico que se distingue das ciências exatas por trabalhar muito com a experimentação. Os livros, as aulas teóricas e os materiais de apoio fornecem uma sólida base, porém os alunos têm mais facilidade de assimilar os conhe-cimentos quandopodem colocar em prática, de uma maneira mais descon-traída, as teorias aprendidas.

Divididos em grupos de até cinco alunos, os jovens pesquisadores tinham em mãos a incumbência de detectar os principais problemas do bairro, a começar pela parte de saneamento básico, infra-estrutura e educação ambiental, bem como conseguir fotos e depoimentos dos moradores mais antigos. E eles não decepcionaram.

O Grêmio Estudantil, responsável por ouvir as reclamações da comunidade, promoveu uma mesa redonda com a Associação de Moradores, na qual foram priorizados os problemas e as necessidades geográfico-sociais, debatendo principal-mente a distribuição espacial de pessoas e suas atividades.

Depois de ouvir as reclamações da comunidade, a comissão, formada por alunos, professores e os representantes da Associação, elaborou uma minuta, a qual enviaram aos órgãos responsáveis – municipal e estadual – para que ficassem cientes das necessidades e precariedades do bairro São José.

Após o envio do documento, constando as reclamações, a comissão conseguiu marcar um encontro com o prefeito de Cantagalo, Sr. Geraldo Pires, ocasião em que reivindicaram, pessoalmente, as obras consideradas mais urgentes e que, segundo os coordenadores do projeto, já foram iniciadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

A equipe responsável pela captação de depoimentos dos moradores mais antigos do bairro, fez uma visita à viúva do Sr. Darcy Ribeiro – fundador do bair-ro – que há muitos anos resolveu doar à comunidade par-te do terreno da fazenda Santo Antô-nio, na qual mo-rava e onde hoje encontram-se cons-truídas, entre ou-tros patrimônios, as escolas Estadual Líame Teixeira de Carvalho e a Municipal Darcy José Ribeiro, que ganhou o nome do patrono do bairro.

Baseados no depoimento da viúva do fundador do bairro, Ednéa dos Santos Ribeiro, os alunos montaram a biografia de Darcy e complementaram alguns dados importantes sobre o desenvolvimento social, político e econômico do bairro São José. Uma outra contribuição relevante foi dada por um fotógrafo, morador da comunidade, que cedeu várias fotos da inauguração e pavimentação de várias ruas de São José, bem como fotos antigas da Fazenda Santo Antônio antes da demarcação do terreno.

Finalizada a parte teórica, professores e alunos deram início à segunda fase do projeto, a parte prática. Munidos de muita disposição e entusiasmo, os alunos das 2.ª, 3.ª e 4.ª séries organizaram uma campanha, junto à comunidade, para limpeza e manutenção das ruas do bairro, além de fixarem cartazes e faixas nas ruas da comunidade. Além da ação social, sob orientação dos professores, o alunado teve oportunidade de estabelecer um paralelo entre a história antiga e atual do bairro, trabalhando os conteúdos pedagógicos das disciplinas de Português, História e Geografia.

Com todos os dados geográfico-sociais do bairro catalogados,os alunos confeccionaram umfolder, que pode ser usado como guia rex, mostrando a localização do bairro, população, o tipo de relevo, os grupos folclóricos e culturais, os serviços, as principais ruas da comunidade, as escolas, os principais pontos de referência do local, além de um breve histórico do surgimento de São José. “Esse trabalho só pôde ser realizado graças ao empenho e determinação de todos que estiveram envolvidos no projeto”, destaca a professora Alcidinéa.

Devido ao grande sucesso do projeto, os membros da Associação de Moradores do Bairro São José, que muito colaboraram, resolveram fazer uma exposição aberta ao público, mostrando o resultado do projeto realizado pela Escola Estadual Professor Líame Teixeira de Carvalho.

Nesta festa, a escola expôs o projeto, com fotos, manuscritos das pesquisas, folders e quadros explicativos. No decorrer da exposição, além de recepcionarem os visitantes, os alunos trabalha-ram como agentes multiplicadores na conscientização das pessoas que visitavam o estande, falando da importância do exercício da cidadania, da solidariedade e, principalmente, da conscientização na preservação da história do bairro e do meio em que vivem.

Além de receber um grande número de pessoas interessadas em conhecer o trabalho, o estande foi visitado por várias personalidades, como o Prefeito da cidade, sua esposa e familiares do fundador do bairro, Darcy José Ribeiro. Ao passarem pelo estande, todos receberam o folder – guia rex – confeccionado pelos alunos da escola. Para fechar o evento, os alunos do Grêmio Estudantil prestaram uma homenagem à esposa do fundador do bairro e aos moradores mais antigos da localidade pelo apoio que eles deram ao projeto. “Esse trabalho foi muito enriquecedor para todos nós. Esperamos desenvolver outros trabalhos envolvendo alunos, professores e toda a comunidade”, finalizou a professora Cristiane.

Escola Estadual Professora Líame Teixeira de Carvalho
Tel.: (0xx22) 2555-5500/2555-5636