Ministério da Saúde convoca mulheres para fazer o exame preventivo

Declare seu amor por você mesma”. Esse é o slogan da Campanha de Combate ao Câncer doColo do Útero, iniciada no dia 18 de março e prorrogada até o dia 30 de abril, pelo Ministério da Saúde, em todo o país, exceto no município do Rio de Janeiro, onde a campanha será realizada no período de 6 de maio a 7 de junho, em função da epidemia de dengue.
A segunda fase da Campanha de Intensificação de Combate ao Câncer do Colo do Útero tem como objetivo fazer o rastreamento das lesões precursoras – que precedem a doença através do exame preventivo –, uma vez que o câncer do colo do útero se caracteriza por alterações celulares que têm uma progressão gradativa, sendo, por isso, uma doença curável quando descoberta no início.
O objetivo da campanha é atender 2,5 milhões de mulheres, entre 35 e 49 anos, que nunca fizeram o exame preventivo (Papanicolaou) ou estão há três anos sem fazê-lo. Essa é a faixa de idade de maior risco para este tipo de câncer. De acordo com a Dr.ª Fátima Enes, Gerente do Programa de Câncer do Município do Rio de Janeiro, a estimativa é que 100 mil mulheres, nessa faixa etária, sejam atendidas nas 138 unidades de saúde do Município do Rio de Janeiro. “A campanha de intensificação visa a diagnosticar as doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer, garantindo, assim, quase 100% de chance de cura”, afirma a doutora.
Segundo as estimativas publicadas anualmente pelo INCA, em 2001, foram registrados 16.270 novos casos de câncer de colo de útero. De 1979 a 1998, o número de óbitos cresceu 29% na população feminina. Morrem hoje, no Brasil, cerca de 10 mulheres por dia, vítimas desta doença. Tal ocorrência deve-se ao fato de várias mulheres terem iniciado sua vida sexual há mais tempo e de muitas nunca terem feito uma visita ao médico.
Com o programa, o Ministério da Saúde pretende mudar este cenário e permitir acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento da doença ou de lesões precursoras.
Esta campanha tem objetivos bem definidos, explica o Dr. Marcos Augusto Bastos, Gerente do Programa da Mulher do Município do Rio, e um deles é conscientizar prioritariamente as mulheres que nunca fizeram o exame ou não o fazem há mais de três anos.

O Exame é simples

O exame preventivo, também conhecido como Papanicolaou, é simples. O médico ou enfermeiro irá fazer a coleta de material do colo do útero, o qual será enviado para um laboratório especializado em citopatologia. Em seguida, será marcada uma data para o paciente retornar ao posto de saúde e apanhar o resultado
Segundo orientação do Ministério da Saúde, o ideal é que a mulher faça o preventivo por dois anos consecutivos. No caso de duas citologias normais, isto é, não havendo nenhuma alteração que indique uma futura lesão precursora do câncer do colo do útero, esse exame poderá ser repetido num espaço de dois anos.

Entretanto, mesmo nos casos de resultados normais do preventivo, a mulher deve fazer o exame ginecológico anualmente. O exame ginecológico consiste também nos exames de mamas, do externo da vulva, além do toque vaginal. “Uma coisa deve ficar bem clara, o resultado normal do exame preventivo não quer dizer que a mulher não tenha de ir regularmente ao ginecologista para fazer as outras prevenções ginecológicas, como toque de mama, prevenção do câncer do ovário e do corpo do útero”, explica o Dr. Marcos.
Independente da campanha, todas as mulheres, com ou sem atividade sexual, devem fazer o exame ginecológico anualmente. Para fazer o exame preventivo é importante que a mulher evite duchas, cremes vaginais e não tenha relações sexuais nos três dias que antecedem o exame.

Apanhar o resultado é tão importante como fazer o exame

Após a consulta, muitas mulheres não retornam ao posto de saúde para apanhar o resultado e isso, segundo a Dr.ª Fátima Enes, tem dificultado bastante o controle da doença. Apanhar o resultado é tão importante quanto fazê-lo, alerta a médica. Nos casos de resultados considerados anormais, a mulher será notificada em sua residência e, ao receber o resultado, a paciente já estará agendada para uma unidade hospitalar onde será feito todo o processo para o tratamento necessário.

Atendimento o ano inteiro

O atendimento oferecido às brasileiras é gratuito e disponível o ano inteiro nos 26 Estados brasileiros, além do DF. O SUS conta com uma rede integrada de postos de coleta, laboratórios de citopatologia, laboratórios de histopatologia, pólos de cirurgia de alta freqüência e Centros de Alta Complexidade em Oncologia que têm garantido às mulheres o acesso às tecnologias médicas indispensáveis para o tratamento do câncer e lesões precursoras da doença.
Na primeira fase da campanha, em 1998, mais de 90 mil mulheres foram examinadas nos postos de saúde do município. Segundo a Gerente do Programa de Câncer do município do Rio, 2% do total de exames têm resultados positivos, englobando desde as lesões precursoras até o câncer propriamente dito.
Para atender a demanda do município, o Ministério da Saúde enviou 100 mil kits preventivos para a Secretaria de Saúde Municipal, que serão distribuídos nos postos de saúde. “É importante frisar que mesmo as mulheres não inseridas na faixa etária da campanha poderão fazer seu exame preventivo, após a campanha, pois as unidades de saúde do município do Rio estão preparadas para atender durante o ano inteiro”, esclarece a Dr.ª Fátima Enes.

 

Mais informações, disque tele-saúde: (0xx21) 2273-0846,
no horário de 8 às18h.