Através dos trabalhos desenvolvidos no Projeto Índio, os alunos perceberam a importância de valorizar e respeitar as diferenças culturais entre os povos Vivenciar
valores por meio do conhecimento de novas culturas. Foi assim que os alunos
da Educação Infantil do Centro de Educação
Abeuzinho, localizado em Belford Roxo, Rio de Janeiro, descobriram as
lendas, costumes e hábitos dos povos indígenas. Durante
cinco dias, eles se envolveram no Projeto Índio, que teve sua culminância
no dia 19 de abril, com uma exposição de trabalhos e apresen-tações
musicais. Segundo
a coordenadora do segmen-to, Ghislaine Lima da Silva, o projeto buscou
passar aos pequenos alunos o respeito às diferenças, resgatando
a cultura de um grupo étnico que tem o seu universo de valores,
ao mesmo tempo em que se procurou sensibilizá-los do quanto é
importante valorizar outras culturas e tradições. Ao todo,
100 alunos divididos em seis turmas e 15 professores participaram
do evento.
Os
nossos objetivos são voltados para a realidade, através
de experi-mentações e vivências, instrumen-talizando
o aluno para a vida. O contato direto com o índio é um exemplo
desse aprendizado. No primeiro momento, os estudantes ficaram meio assustados,
mas, aos poucos, foram percebendo que os índios são pessoas
como nós. Essa experiência é fundamental para a formação
de um conceito, ressalta Ghislaine. Para
Juan, 6 anos, aluno do Nível IV, o que ele vivenciou nesses cinco
dias não esquecerá jamais. Aprendi um pouco da vida
do índio e, lá no Museu, entrei numa oca. No começo,
estava com medo, mas, na hora de vir embora, até beijei o índio,
conta com ar de felicidade. À
medida que iam adquirindo novos conhecimentos sobre a cultura indígena,
os alunos dosquatro níveis do Ensino Infantil reforçaram
o aprendizado realizando procedimentos lúdicos,como a construção
de vários índios utilizando materiais recicláveis.
Também foi proposta a montagem de um grande livro contendo tudo
o que os alunos haviam descoberto sobre o assunto. Cada turma ficou responsável
por um dos temas: Lendas; Vestimentas e Bijuterias; Moradias e Utensílios;
Hábitos e Costumes. Nesta
etapa, as professoras incen-tivaram a criatividade de cada aluno, que
se valeu de tinta guache, massa de modelar e palitos de picolé
para desenhar e pintar a Lenda da Serpente e construir lanças,
ocas, canoas, adereços, arco-e-flecha, enfim, tudo que faz parte
do universo indígena. Outro ponto forte do projeto foi a participação da professora Rosana, de Música. Ela desenvolve um trabalho de percepção de ritmos e sons desde o Maternal, agregando criatividade e senso artístico, o que ajuda a criança a desen-volver melhor as suas habilidades e ainda facilita a integração com o grupo. Os índios estão inseridos em grande parte das nossas lendas. Nesse projeto, buscamos valorizar sua cultura, ensinando às crianças cantos em tupi-guarani que falam da força, da raça e das tradições indígenas, explica. |
De
acordo com a coordenadora de Ensino da Instituição, Patrícia
Seixas, o Projeto Índio está inserido em um programa maior,
desenvolvido pela escola há cinco anos. Trata-se do programa Vivendo
Valores na Escola um trabalho voltado para o resgate de valores
como solidariedade, amor, amizade e união, valores humanos universais
e básicos para qualquer convivência pacífica. O projeto, que tem a coordenação geral da professora Marilane Gonçalves, não visa somente ao desenvolvimento intelectual do aluno, mas estimula também o respeito ao próximo e a convivência com as diferenças. As crianças começam a entender, desde cedo, que nós temos a nossa cultura e os nossos costumes, mas que também existem outros povos com suas culturas e seus valores, e que, nem por isso, são melhores nem piores, apenas diferen-tes, concluiu. Etapas
do Projeto Índio Educação Infantil Etapa 2: No segundo dia, todas as crianças se reuniram no pátio para a dramatização da lenda do Sol e da Lua, na qual um índio e uma índia (representados por duas professoras) admiravam o reflexo do Sol e da Lua todos os dias em um rio e, de tanto admirar, eles acabaram se tornando o Sol e a Lua, representando o dia e a noite. No final, todos os alunos dançaram a música O Dia e a Noite de Bia Bedran. Em seguida, as crianças confeccionaram bijuterias indígenas com argila.
Etapa 3: Para o terceiro dia foi programada uma aula-passeio ao Museu
do Índio, em Botafogo. Etapa 4: O penúltimo dia do Projeto foi destinado à confecção de um grande livro, tendo oíndio como tema central. Baseado-se no aprendizado da semana, cada nível desenvolveu um tema específico: Nível I Vestimentas e Bijuterias; Nível II Moradia e Utensílios; Nível III Hábitos e Costumes; Nível IV Suas Lendas. Etapa 5: A culminância do projeto contou com a participa-ção dos pais, que prestigiaram a exposição dos trabalhos rea-lizados. Em seguida, eles assistiram às apresentações musicais de cada turma, sob a regência da professora Rosana.
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