Ednaldo Carvalho

O Jornal Educar segue firme em seu propósito de dispo-nibilizar uma pauta rica em atividades realizadas por educadores dedicados que fazem a diferença em suas instituições de trabalho. Nossa equipe tem se empenhado em pesquisar tais atividades, divulgando-as como experiências exitosas que têm surtido efeito não só onde são aplicadas, mas também servido de referência para serem utilizadas por profissionais de outras instituições, estabelecendo, assim, um intercâmbio de idéias e práticas educacionais na roda-viva da atividade didático-pedagógica.

Nesta edição, o Educar divulga temas de motivação social, cultural e cidadã, como é o caso da matéria Uma Educação Mais que Especial, que aborda um método pedagógico utilizado na Escola Favo de Mel, vinculado à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), no qual o ponto-chave é a socialização dos alunos, abrindo suas possibilidades ao ensino profissional e preparando-os para o mercado de trabalho.

Outra matéria, não menos importante, aborda a experiência da Escola Abeuzinho no trabalho com a temática da diversidade cultural, instigando o interesse dos alunos pelo conhecimento da etnia indígena, fazendo-os vivenciar essa cultura através de instrumentos lúdicos e levando-os a descobrir a importância da raça na formação da nossa sociedade.

Além dessas matérias, neste número, o leitor do Educar utilizará bastante os demais temas abordados. Waldorf, Anita Malfatti, os Lançamentos Editoriais, a Agenda do Professor, a Campanha de Combate ao Câncer do Colo do Útero, problemas de surdez infantil e a teleconferência do Ministro Paulo Renato sobre leitura são algumas das pautas encontradas nesta edição.

Esperamos que o leitor do Educar continue nos ajudando a escrever o jornal, mandando suas sugestões e oferecendo opções de temas que, certamente, servirão como preciosidades a serem divulgadas para o mundo da Educação.


Ednaldo Carvalho
Jornal Educar