
Todas
as sextas-feiras, Paulinho, do Jardim I, leva um livro para casa. Dessa
vez sua mãe vai ler a história dos Três Porquinhos
para ele. Na semana seguin-te, ele e todas as crianças das turmas
levarão seus livros de volta e se reunirão para contar o
que leram em casa para os amigos. Esse ritual faz parte do projeto Ciranda
da Leitura, desenvolvido com alunos da Educação Infantil
e da Classe de Alfabetização, na Escola Ciranda Cirandinha,
localizada na Gávea.
O
Ciranda começa na sala de aula, passa pela família do aluno
e volta para o colégio. Os livros também circulam de mão
em mão, acrescenta a supervisora pedagógica Helenita
Duque, para justificar o nome do trabalho.
O
objetivo do projeto é despertar na criança o desejo de aprender
a ler, além de mostrar que aLiteratura Infantil pode ser uma forte
aliada na introdução de todas as disciplinas. Interdisciplinar,
ela prevê o ensino dos conteú-dos através dos elementos
dos textos. Para se ter uma idéia, a história dos Três
Porquinhos, por exemplo, pode se tornar uma aula de Matemática,
a partir do número três; com o vocabulário trabalha-se
Língua Portuguesa; ao recontar a história em sala de aula,
a criança exercita a expressão oral; com o tipo de casas
dos porquinhos trabalha-se Estudos Sociais.
A
expressão gráfica também é estimulada, porque
os alunos desenham a partir dos textos e imagens. É uma forma
muito rica e divertida de aprender, que dá muitas possibi-lidades
de passar informações. A literatura deixa de ter um fim
em si mesma, ela é um meio, justifica a supervisora.
A
primeira etapa do trabalho é separar as obras literárias
de acordo com a faixa etária das turmas. Segundo a coordenadora
da escola, Renata Queroga, os livros selecionados ajudam a prender a atenção
da criança por serem boni-tos, coloridos e por conterem várias
ilus-trações.
 As
crianças são levadas ao Espaço Lite-rário,
onde ficam à vontade para manusear os livros, mas, antes, as professoras
devem orientá-los no sentido de que o livro precisa ser conservado:
Conver-samos muito, principalmente com os menores, e pedimos para
que eles tomem cuidado, não rasguem e não rabisquem, porque
o livro é um amigo. Outra questão é a postura. Eles
devem estar sentados de coluna ereta, precisamos adaptá-los desde
cedo, disse a coordenadora.
Nesse
contexto, o aluno escolhe um livro, que será levado para casa em
uma pasta com um caderno de anotações, no qual os responsáveis,
que vão ler a história para o aluno, devem anotar as reações
e emoções vividas pelo pequeno ouvinte. Anexo ao caderno,
há um roteiro com sugestões para que os narradores possam
aproveitar ao máximo o momento da leitura. Para isso, os narradores
devem ler o livro antes de contar a história, além de explicar
aos pequenos os vocabulários mais com-plexos ou os termos desconhe-cidos
por eles.
O
contador também pode drama-tizar o texto para prender a atenção
do ouvinte e depois es-timular a criança a reproduzir a história
ou fazer questionamentos sobre a personagem da qual ele mais gostou ou
sobre a moral da história.
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 Além
disso, o projeto também possibilita às turminhas exercita-rem
suas veias artísticas. O caderno de anotações tem
um espaço destinado ao grafismo e à colagem. Os responsáveis
podem perguntar o que o aluno quer desenhar para ilustrar as idéias.
Essa experiência é inte-ressante, já que, às
vezes, os que não verbalizam bem conseguem sintetizar as idéias
do texto através das artes plásticas, lembrou Helenita.
O
roteiro também sugere que os pais criem em suas casas o cantinho
da leitura, em uma parte baixa de uma estante, a fim de que os pequenos
possam ter acesso ao material e, desde já, construir a sua biblioteca.
No final do ano, o projeto prevê a distribuição dos
livros utilizados no ano letivo aos alunos. Dessa forma, ele leva mais
uma obra para engrossar o seu acervo e as professoras evitam a repetição.
As
Rodas de Leitura
De
segunda a quinta-feira acontecem as culminâncias do projeto na escola.
Todos os dias os alunos se sentam em círculo para dar início
às atividades do dia. É nessa hora que a pro-fessora pergunta
quem já trouxe a pasta de casa e pede para que ele conte a fábula
para os amigos. Segundo Helenita, mui-tas crianças já pedem
para contar as histórias. No entanto, a educadora orienta os pais
a não força-rem a criança a ouvir a história
caso ela não queira, pois é fundamental que essa experiência
seja prazerosa para ela, ou seja, é neces-sário que ela
queira participar.
Assim
que um aluno se manifesta, a professora per-gunta quem leu o livro
se foi o pai, a mãe, a avó e pede para que a criança
reconte. Nesse momento, os alunos exercitam a parte de expressão
verbal e corpo-ral, já que há dramatização.
As crianças sempre chegam às discussões dos hábitos,
atitudes e valores éticos, que são os temas transversais.
Em segundo lugar, trabalham a socialização, uma vez que
os alunos estão interagindo uns com os outros naquele momento.
O projeto
também contempla o relacionamento familiar e a afetividade, já
que o pai, a mãe ou um outro parente leu para eles. Segundo Renata,
o apro-veitamento da Literatura Infantil para transmissão de conteúdos
vai depender muito da criatividade do profes-sor, pois cada educador tem
uma maneira singular de uti-lizar o projeto. Afinal, são muitas
as possibilidades, desde uma simples leitura à elaboração
de trabalhos com sucata a partir dos
textos literários.
Os
pais dos alunos da escola reconhecem a importância da família
na formação de um leitor e apóiam a Ciranda do Livro.
Sandra, que é mãe de Paulinho, considera o trabalho muito
enrique-cedor, até porque ultrapassa os muros da escola, envolvendo
a família no processo de ensino-aprendizagem: Participamos
porque sabemos que quem lê aprende melhor. O projeto já é
conhecido como um dever de casa dos pais, brinca ela.
A
experiência, que é pautada nos Parâmetros Curriculares
Nacionais, aposta na participaçãoda família para
a construção de uma nova geração de brasi-leiros
leitores, mas, para isso, é preciso que os responsáveis
entendam que o brinquedo, ainda que educativo, não é a única
forma de entreter a garotada, afinal os livros são muito construtivos,
abrem o universo do ser humano e contribuem muito para o desenvolvimento
cognitivo e emocional das crianças.
Escola
Ciranda Cirandinha
Tel.: (0xx21) 2274-3846
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