Em
1919, em Stuttgart, na Alemanha, Rudolf Steiner (1861-1925) foi convidado
por Emil Molt, o proprietário da fábrica de cigarros Waldorf-Astoria,
com a finalidade de ministrar palestras para os trabalhadores de sua fábrica.
Entusiasmados, os trabalhadores pediram a Steiner que fundasse e dirigisse
uma escola para seus filhos. Com isso, Emil Molt apoiou e financiou a
concretização da idéia. No
entanto, algumas condições foram impostas para que a fundação
da escola pudesse ser realizada. A primeira dispunha que esta deveria
ser aberta a todas as crianças; a segunda exigia que a escola fosse
co-educacional e que os professores fossem também seus próprios
diretores e dirigentes, pois a intenção era de que a Escola
Waldorf tivesse o mínimo de interferência gover-namental
e não objetivasse lucros. Em
7 de setembro, foi aberta a Du Freie Waldorfschule (Escola Waldorf Livre)
na Alemanha. Aqui no Brasil, a Pedagogia de Waldorf é aplicada
desde 1956 e se baseia no ser humano a partir da Antroposofia (do grego
conhecimento do ser humano). Ela foi introduzida no início
do século pelo austríaco Rudolf Steiner e pode ser caracterizada
como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo,
que amplia o saber obtido pelo método científico convencional,
bem como a sua aplicação em praticamente todas as áreas
da vida humana. Os
campos de aplicação dessa pedagogia são os Ensinos
Fundamental e Médio, nos quais estão inseridos, regularmente,
alunos entre sete e dezoito anos. Essa escola abrange doze séries
divididas em dois ciclos, de oito e quatro séries respectivamente.
Em geral, existe ainda um Jardim de Infância dividido em vários
grupos e, às vezes, uma 13.ª série que serve como um
curso preparatório para os exames oficiais de conclusão
do Ensino Médio. A
escolha das matérias e a metodologia usada dependem, em parte,
das sugestões feitas por Steiner e das experiências acumuladas
durante o tempo descorrido desde então; e, também, das exigências
curriculares feitas pela legislação dos respecti-vos países.
Os currículos oficiais são sempre satisfeitos, embora fiquem,
às vezes, um pou-co defasados por causa da época em que
são postos em prática. As
matérias são obrigatórias, podendo haver opções
entre as várias atividades artísticas e língua estrangeira.
O professor que trabalha na Escola Waldorf acompanha seus alunos até
a oitava série, ministrando as matérias tradicionais para
as quais não há necessidade de uma formação
específica (Aritmética, Geometria, Geografia, História,
Física, Química etc.). E, quando o professor sente afinidade
com alguma outra disciplina como Educação Artística
ou Educação Física, ele também ministra essas
aulas para sua classe. Além de fazer nascer uma intimi-dade entre
o professor e o aluno, o educador acompanha o desenvolvimento de cada
um, sabendo quais são suas dificuldades e facilidades no aprendizado. O
trabalho pedagógico do professor baseia-se na diversidade das disciplinas,
pois, como ele ministra muitas matérias, pode partir de vários
ângulos, tendo a oportu-nidade de completar em uma disciplina o
que falta na outra. Tendo em vista que o professor tem oito anos para
formar o aluno, ele deve procurar desenvolver-se durante esse tempo, participando
de conferências, cursos, semi-nários e reuniões, pois,
caso contrário, a turma acabará se desinteressando de suas
aulas. |
Na
nona série, o sistema de professor de classe cessa e todas as disciplinas
passam a ser ministradas por professores especializados, porém
cada classe permanece com um tutor que é geralmente escolhido pelos
próprios alunos. Esse tutor é o elemento de ligação
entre a escola, os pais e os alunos e também centraliza as informações
de todos os profes-sores que lecionam em sua classe. Um
dos princípios relevantes da Peda-gogia de Waldorf é o da
não-reprovação, pois, dessa forma, os estudantes
não são traumatizados ou eliminados em conseqüên-cia
de um rendimento insuficiente. Portanto, não há necessidade
de provas ou exames de avaliação, uma vez que o ren-dimento
de cada um é observado pelo professor em sala de aula. Isso acaba
evitando alguns tipos de traumas ligados a notas. O
corpo docente da escola é formado por um grupo de pedagogos,
responsáveis apenas por sua própria consciência pedagógica.
Estes profissionais são chamados para o ensino na escola de uma
forma livre, isto é, sem necessidade de formação
especializada representada por um diploma. O que é analisado na
seleção é a sua perso-nalidade, sua prática
pedagógica, seus conhecimentos e suas experiências de vida. A
pedagogia Waldorf consiste em evitar o uso de qualquer tipo de livro didático
nas aulas. Isso não quer dizer que os alunos, principalmente das
classes superiores, não possam consultar livros especiais, mas
o próprio ensino baseia-se sempre na palavra viva do professor.
A matéria exposta por ele é transcrita, em seguida, para
o caderno de época, que contém redação própria
dos alunos (a partir da 5.ª série). Da mesma forma, não é recomendado que as crianças aprendam a ler antes da 1.ª série. Como o computador força um pensamento lógico-simbólico, nenhuma escola Waldorf digna desse nome utiliza essa máquina, sob qualquer forma, antes do Ensino Médio (9.ª série na seriarão Waldorf). A natureza faz do homem um ser natural; a sociedade faz dele um ser social; somente o homem é capaz de fazer de si um ser livre. (Rudolf Steiner)
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