Várias obras da pintora paulista Anita Malfatti foram muito bem reproduzidas por alunos e professores da Educação Infantil à 8.ª série, numa mostra realizada em Campo Grande, no Ciep que tem o nome da artista. Foi uma homenagem à Anita, que, se estivesse viva, teria completado 112 anos em 2 de dezembro passado. Muitos talentos foram descobertos. Entre os trabalhos reproduzidos estavam A Japonesa, O Farol, o Homem Amarelo, Tropical e A Boba.

Considerada uma das precursoras do Modernismo no Brasil, Anita Malfatti, pintora e desenhista, começou a pintar ainda menina sob orientação da mãe. Aos dezes-seis anos, transferiu-se para a Europa, onde freqüentou, por três anos, a Academia de Belas Artes de Berlim e o Museu Dresden. Estudou gravura, desenho, pintura, além de conhecer os principais mestres do expressionismo alemão.

De volta ao Brasil em 1914, realizou sua segunda exposição individual com mais de 50 trabalhos, recebendo, na época, violento ataque da crítica conservadora, especialmente de Monteiro Lobato, que não era simpatizante da corrente modernista. A partir dessa crítica, abriu-se uma polêmica que acabou por aglutinar os futuros líderes da Semana de Arte Moderna. Sua exposição deu inicio à revolta contra o academicismo.

As obras de Anita são marcadas por contornos definidos, formas diferentes e tons fortes, comtendência para o Fauvismo. Na época, a pintora fez uma revolução na arte, rompendo com o padrão do momento em que predominavam as cores pastéis. O sucesso de Anita foi possível apesar da deformidade que apresentava na mão e braço direitos – era canhota forçada.


As Etapas da Composição da Mostra

Aelaboração da mostra demorou cerca de um mês, começando com a leitura do livro sobre ahistória de Anita Malfatti, passando por buscas na Internet e pesquisas em bibliotecas. O livro sobre a vida da pintora chegou até os professores do CIEP de uma maneira um tanto quanto curiosa. Ninguém na escola tinha o livro, até que um menino, na rua, disse a uma das professoras que o pai havia encontrado um livro com o nome do CIEP no lixo, e o cedeu para esse trabalho. Conhecendo melhor a história da pintora, os alunos, juntamente com os professores, deram início à realização do trabalho.

Na primeira etapa, as professoras mostraram às crianças que, se com o problema na mão, Anita conseguiu pintar tão bem, elas que não tinham doenças assim poderiam fazer melhor. A idéia era levar os alunos a superar as barreiras, já que muitos colocavam dificuldades.

O segundo passo foi apresentar às crianças as técnicas que poderiam ser usadas. Algumas utilizaram carvão; outras, colagem e pintura a guache.


Na terceira etapa, os alunos partiram para a ação que resultou na mostra em grande estilo.

Descobrindo Talentos

Um dos objetivos do trabalho era descobrir talentos e isso foi alcançado. Alguns alunos surpreenderam na arte. Segundo a professora de Educação Infantil e Especial Gláucia Regina Pires, a mostra desenvolvida com as crianças também teve o intuito de mostrar que elas têm possibilidade de ser produtoras criativas, aumentar a sua auto-estima e valorizar tudo que produzem.

Célia Regina Huguenin, professora do primeiro segmento do Ensino Fundamental, acrescentou que o objetivo também foi mostrar que os alunos podem ir longe quando lhes dão oportunidade de criar. “Na nossa escola, não há nenhum professor de apoio. Não existe nenhum professor de teatro, arte etc. Se o tivéssemos, resgataríamos crianças que vivem à margem da sociedade”.

A professora informou que a maioria dos cerca de 1.140 alunos do CIEP vive em áreas invadidas e que muitos passam até fome. “Várias crianças fazem coisas erradas, porque não têm oportunidade de mostrar seu potencial para fazer coisas boas”, concluiu.


_______________________________
Ciep Anita Malfatti
Tel.: (0xx21) 3394-7227

Nome do Projeto: Mostra Anita Malfatti

Série/Ciclo: Da Educação Infantil à 8.ª série (1.º, 2.º, 3.º, 4.º ciclos)

Objetivo: Descobrir talentos e mostrar que os alunos podem ir longe quando têm oportunidade de criar.

Produto final: A elaboração da mostra demorou cerca de um mês, começando com a leitura do livro sobre a história de Anita Malfatti, passando por buscas na Internet e pesquisas em bibliotecas. Na primeira etapa, as professoras mostraram às crianças que, se com o problema na mão, Anita conseguiu pintar tão bem, elas que não tinham doenças assim poderiam fazer melhor. A idéia era levar os alunos a superar as barreiras, já que muitos colocavam dificuldades. O segundo passo foi apresentar às crianças as técnicas que poderiam ser usadas. Algumas utilizaram carvão; outras, colagem e pintura a guache. Na etapa final, os alunos partiram para a ação que resultou na mostra em grande estilo.