
Várias
obras da pintora paulista Anita Malfatti foram muito bem reproduzidas
por alunos e professores da Educação Infantil à 8.ª
série, numa mostra realizada em Campo Grande, no Ciep que tem o
nome da artista. Foi uma homenagem à Anita, que, se estivesse viva,
teria completado 112 anos em 2 de dezembro passado. Muitos talentos foram
descobertos. Entre os trabalhos reproduzidos estavam A Japonesa, O Farol,
o Homem Amarelo, Tropical e A Boba.
Considerada
uma das precursoras do Modernismo no Brasil, Anita Malfatti, pintora e
desenhista, começou a pintar ainda menina sob orientação
da mãe. Aos dezes-seis anos, transferiu-se para a Europa, onde
freqüentou, por três anos, a Academia de Belas Artes de Berlim
e o Museu Dresden. Estudou gravura, desenho, pintura, além de conhecer
os principais mestres do expressionismo alemão. 
De
volta ao Brasil em 1914, realizou sua segunda exposição
individual com mais de 50 trabalhos, recebendo, na época, violento
ataque da crítica conservadora, especialmente de Monteiro Lobato,
que não era simpatizante da corrente modernista. A partir dessa
crítica, abriu-se uma polêmica que acabou por aglutinar os
futuros líderes da Semana de Arte Moderna. Sua exposição
deu inicio à revolta contra o academicismo.
As
obras de Anita são marcadas por contornos definidos, formas diferentes
e tons fortes, comtendência para o Fauvismo. Na época, a
pintora fez uma revolução na arte, rompendo com o padrão
do momento em que predominavam as cores pastéis. O sucesso de Anita
foi possível apesar da deformidade que apresentava na mão
e braço direitos era canhota forçada.
As Etapas da Composição da Mostra

Aelaboração da mostra demorou cerca de um mês, começando
com a leitura do livro sobre ahistória de Anita Malfatti, passando
por buscas na Internet e pesquisas em bibliotecas. O livro sobre a vida
da pintora chegou até os professores do CIEP de uma maneira um
tanto quanto curiosa. Ninguém na escola tinha o livro, até
que um menino, na rua, disse a uma das professoras que o pai havia encontrado
um livro com o nome do CIEP no lixo, e o cedeu para esse trabalho. Conhecendo
melhor a história da pintora, os alunos, juntamente com os professores,
deram início à realização do trabalho.
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Na
primeira etapa, as professoras mostraram às crianças que,
se com o problema na mão, Anita conseguiu pintar tão bem,
elas que não tinham doenças assim poderiam fazer melhor.
A idéia era levar os alunos a superar as barreiras, já que
muitos colocavam dificuldades.
O
segundo passo foi apresentar às crianças as técnicas
que poderiam ser usadas. Algumas utilizaram carvão; outras, colagem
e pintura a guache.
Na terceira etapa, os alunos partiram para a ação que resultou
na mostra em grande estilo.
Descobrindo
Talentos 
Um
dos objetivos do trabalho era descobrir talentos e isso foi alcançado.
Alguns alunos surpreenderam na arte. Segundo a professora de Educação
Infantil e Especial Gláucia Regina Pires, a mostra desenvolvida
com as crianças também teve o intuito de mostrar que elas
têm possibilidade de ser produtoras criativas, aumentar a sua auto-estima
e valorizar tudo que produzem.
Célia
Regina Huguenin, professora do primeiro segmento do Ensino Fundamental,
acrescentou que o objetivo também foi mostrar que os alunos podem
ir longe quando lhes dão oportunidade de criar. Na nossa
escola, não há nenhum professor de apoio. Não existe
nenhum professor de teatro, arte etc. Se o tivéssemos, resgataríamos
crianças que vivem à margem da sociedade.
A
professora informou que a maioria dos cerca de 1.140 alunos do CIEP vive
em áreas invadidas e que muitos passam até fome. Várias
crianças fazem coisas erradas, porque não têm oportunidade
de mostrar seu potencial para fazer coisas boas, concluiu.
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Ciep Anita Malfatti
Tel.: (0xx21) 3394-7227
Nome
do Projeto: Mostra Anita Malfatti
Série/Ciclo:
Da Educação Infantil à 8.ª série
(1.º, 2.º, 3.º, 4.º ciclos)
Objetivo:
Descobrir talentos e mostrar que os alunos podem ir longe quando
têm oportunidade de criar.
Produto
final: A elaboração da mostra demorou cerca de um
mês, começando com a leitura do livro sobre a história
de Anita Malfatti, passando por buscas na Internet e pesquisas em
bibliotecas. Na primeira etapa, as professoras mostraram às
crianças que, se com o problema na mão, Anita conseguiu
pintar tão bem, elas que não tinham doenças
assim poderiam fazer melhor. A idéia era levar os alunos
a superar as barreiras, já que muitos colocavam dificuldades.
O segundo passo foi apresentar às crianças as técnicas
que poderiam ser usadas. Algumas utilizaram carvão; outras,
colagem e pintura a guache. Na etapa final, os alunos partiram para
a ação que resultou na mostra em grande estilo.
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