Por Solange Ramos

Idealizado pela professora Denise Rodrigues Sued Soares, o projeto político-pedagógico intitulado Cidadão vem sendo desenvolvido pelos alunos da Educação Infantil e do 1.º ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Floripes Angladas Lucas, localizada em Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro.

Com o objetivo de ver as crianças se transformarem em cidadãos responsáveis por seus direitos e deveres, a professora resolveu introduzir na escola, há cerca de quatro anos, uma série de projetos que têm como finalidade levar os alunos a repensar o modelo de cidadão, preparando-os para exercer, na sociedade, seus papéis de homens e mulheres de bem, conscientes.

A função do projeto é estimular a curiosidade dos aprendizes para os problemas que acontecem no mundo, principalmente nas redondezas da comunidade. Afinal, segundo Denise, o aluno de hoje será um cidadão no futuro, e este depende do agora.

O tema gerador anual, desenvolvido a cada semestre, é dividido em subtemas relacionados a vários fatores, como identidade, formação social e intelectual do cidadão. O primeiro a ser trabalhado foi o S.O.S Saúde, ministrado em sala de aula e abordado sobre diversos aspectos através de disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Estudos Sociais.

Assuntos bem comuns na localidade como drogas, prevenção de doenças, noções de higiene, alimentação, dengue e sarna foram tema de discussão entre os alunos. Além disso, a parceria que a escola fez com o Posto de Saúde de Guaratiba resultou em palestras, aplicações de vacinas, flúor e outros benefícios.

O segundo tema foi o S.O.S Meio Ambiente, em que a escola estabeleceu outras duas parcerias: uma com a Secretaria de Meio Ambiente de Grumari, que desenvolve o Projeto Mutirão, no qual as crianças trocam informações com profissionais das áreas de agricultura, pesca, mangue, enfim, tudo relacionado à realidade da população local; e a outra com a Latasa, empresa de reciclagem de latinhas de alumínio, que foram recolhidas por alunos, professores e pessoas da localidade, e trocadas, posteriormente, por materiais que seriam utilizados na própria escola. Nessa troca, eles aprenderam todo o processo de reciclagem, lixo orgânico e inorgânico.

 

Atualmente, o subtema aplicado na escola é o S.O.S Educação. Os professores estão todos engajados, ensinando a seus alunos a linguagem dos sinais, muito utilizada por pessoas com deficiências auditiva e oral. Através de músicas, os alunos utilizam gestos com as mãos e com o corpo para poderem se expressar. Segundo a professora Denise, várias linguagens serão abrangidas no decorrer deste semestre. “Quero ensinar todas as linguagens, desde as utilizadas nos meios de comunicação, como livros, jornais, revistas, rádio, televisão, até a informática”, revela.

Ao término de cada semestre, ou seja, de cada subtema, os alunos apresentam recortes de jornais, cartazes, relatórios, pesquisas, desenhos, poesias, montagens de murais, enfim apresentações sobre tudo o que aprenderam durante aquele período. Empenhada em colaborar com o projeto, toda a comunidade, principalmente os pais de alunos, participou ativamente de cada etapa. Outro fator que tem contribuído bastante para o sucesso do projeto são os equipamentos adquiridos pela escola – televisão, videocassete, máquina fotográfica, amplificador, copiadora, antena parabólica, impressora e dois computadores –, que têm auxiliado no aprimoramento dos trabalhos e na educação dos alunos.

As Fases do Projeto

Fase 1. Com o intuito de ver as crianças se transformarem em cidadãos responsáveis por seus direitos e deveres, a escola criou uma filosofia própria: orientados pela professora Denise Rodrigues Sued Soares, da Escola Municipal Floripes Angladas Lucas, em Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro, todos os funcionários se unificaram com uma única meta, a de educar e formar futuros cidadãos.

 

Fase 2. Com esse pensamento, os professores começaram a passar as idéias para o papel e, a partir daí, elaboraram diversas tarefas visando a despertar nos alunos a importância da cidadania. Uma das primeiras iniciativas foi procurar parcerias dentro da própria comunidade, com pais dos alunos, instituições públicas e privadas que ministrassem palestras e cursos ligados à cidadania, comerciantes e empresas que pudessem fazer doações de materiais ou dar algum tipo de ajuda voluntária.

Fase 3. Os professores apresentaram o tema para as turmas. A partir de então, elas se dividiram em grupos e começaram a elaborar as pesquisas sobre o tema em pauta. De posse do material de pesquisa, os estudantes iniciaram a discussão dos subtemas em sala de aula. Após o debate, os alunos começaram a confeccionar os cartazes – com desenhos e frases sobre o subtema discutido. Nesta fase, eles também prepararam um mural com todas as informações colhidas e com dicas que pudessem ajudar aqueles que ainda desconheciam o assunto.

Fase 4. Durante o desenvolvimento do tema S.O.S Saúde, ministrado em sala de aula através de disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Estudos Sociais, os alunos discutiram assuntos como drogas, prevenção de doenças, noções de higiene, alimentação, dengue e sarna. Nesta fase, eles contaram com o apoio do Posto de Saúde de Guaratiba, que ministrou palestras, fez aplicação de flúor e vacinas.

Fase 5. Já no segundo tema, S.O.S Meio Ambiente, a escola estabeleceu outras duas parcerias: uma com a Secretaria de Meio Ambiente de Grumari, que desenvolve o projeto Mutirão; e a outra com a Latasa, uma empresa de reciclagem de latinhas de alumínio. Os alunos recolheram latinhas, juntamente com professores e pessoas da localidade, a fim de trocá-las por materiais de uso da própria escola. Nessa troca, eles tomaram conhecimento de todo o processo de reciclagem, lixo orgânico e inorgânico.

Fase 6. Na etapa S.O.S Educação, os alunos também prenderam a linguagem dos sinais, muito utilizada por pessoas com deficiências auditiva e oral. Através de músicas, os alunos utilizaram gestos com as mãos e o corpo para poderem se expressar. Nesta etapa, eles aprenderam várias linguagens utilizadas pelos meios de comunicação, como livros, jornais, revistas, rádio, televisão, além da informática.


 

Escola Municipal Floripes Angladas Lucas
Professora Denise R. S. Soares
Tel.: (0xx21) 2410-1305