Por Solange Ramos
Com o objetivo de ver as crianças se transformarem em cidadãos responsáveis por seus direitos e deveres, a professora resolveu introduzir na escola, há cerca de quatro anos, uma série de projetos que têm como finalidade levar os alunos a repensar o modelo de cidadão, preparando-os para exercer, na sociedade, seus papéis de homens e mulheres de bem, conscientes. A função do projeto é estimular a curiosidade dos aprendizes para os problemas que acontecem no mundo, principalmente nas redondezas da comunidade. Afinal, segundo Denise, o aluno de hoje será um cidadão no futuro, e este depende do agora.
Assuntos bem comuns na localidade como drogas, prevenção de doenças, noções de higiene, alimentação, dengue e sarna foram tema de discussão entre os alunos. Além disso, a parceria que a escola fez com o Posto de Saúde de Guaratiba resultou em palestras, aplicações de vacinas, flúor e outros benefícios.
Atualmente, o subtema aplicado na escola é o S.O.S Educação. Os professores estão todos engajados, ensinando a seus alunos a linguagem dos sinais, muito utilizada por pessoas com deficiências auditiva e oral. Através de músicas, os alunos utilizam gestos com as mãos e com o corpo para poderem se expressar. Segundo a professora Denise, várias linguagens serão abrangidas no decorrer deste semestre. Quero ensinar todas as linguagens, desde as utilizadas nos meios de comunicação, como livros, jornais, revistas, rádio, televisão, até a informática, revela.
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As Fases do Projeto
Fase 2. Com esse pensamento, os professores começaram a passar as idéias para o papel e, a partir daí, elaboraram diversas tarefas visando a despertar nos alunos a importância da cidadania. Uma das primeiras iniciativas foi procurar parcerias dentro da própria comunidade, com pais dos alunos, instituições públicas e privadas que ministrassem palestras e cursos ligados à cidadania, comerciantes e empresas que pudessem fazer doações de materiais ou dar algum tipo de ajuda voluntária. Fase 3. Os professores apresentaram o tema para as turmas. A partir de então, elas se dividiram em grupos e começaram a elaborar as pesquisas sobre o tema em pauta. De posse do material de pesquisa, os estudantes iniciaram a discussão dos subtemas em sala de aula. Após o debate, os alunos começaram a confeccionar os cartazes com desenhos e frases sobre o subtema discutido. Nesta fase, eles também prepararam um mural com todas as informações colhidas e com dicas que pudessem ajudar aqueles que ainda desconheciam o assunto.
Fase 5. Já no segundo tema, S.O.S Meio Ambiente, a escola estabeleceu outras duas parcerias: uma com a Secretaria de Meio Ambiente de Grumari, que desenvolve o projeto Mutirão; e a outra com a Latasa, uma empresa de reciclagem de latinhas de alumínio. Os alunos recolheram latinhas, juntamente com professores e pessoas da localidade, a fim de trocá-las por materiais de uso da própria escola. Nessa troca, eles tomaram conhecimento de todo o processo de reciclagem, lixo orgânico e inorgânico. Fase 6. Na etapa S.O.S Educação, os alunos também prenderam a linguagem dos sinais, muito utilizada por pessoas com deficiências auditiva e oral. Através de músicas, os alunos utilizaram gestos com as mãos e o corpo para poderem se expressar. Nesta etapa, eles aprenderam várias linguagens utilizadas pelos meios de comunicação, como livros, jornais, revistas, rádio, televisão, além da informática.
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