Por Solange Ramos Idealizado pela professora Denise Rodrigues Sued Soares, o projeto político-pedagógico intitulado Cidadão vem sendo desenvolvido pelos alunos da Educação Infantil e do 1.º ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Floripes Angladas Lucas, localizada em Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro. Com o objetivo de ver as crianças se transformarem em cidadãos responsáveis por seus direitos e deveres, a professora resolveu introduzir na escola, há cerca de quatro anos, uma série de projetos que têm como finalidade levar os alunos a repensar o modelo de cidadão, preparando-os para exercer, na sociedade, seus papéis de homens e mulheres de bem, conscientes. A função do projeto é estimular a curiosidade dos aprendizes para os problemas que acontecem no mundo, principalmente nas redondezas da comunidade. Afinal, segundo Denise, o aluno de hoje será um cidadão no futuro, e este depende do agora. O tema gerador anual, desenvolvido a cada semestre, é dividido em subtemas relacionados a vários fatores, como identidade, formação social e intelectual do cidadão. O primeiro a ser trabalhado foi o S.O.S Saúde, ministrado em sala de aula e abordado sobre diversos aspectos através de disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Estudos Sociais. Assuntos bem comuns na localidade como drogas, prevenção de doenças, noções de higiene, alimentação, dengue e sarna foram tema de discussão entre os alunos. Além disso, a parceria que a escola fez com o Posto de Saúde de Guaratiba resultou em palestras, aplicações de vacinas, flúor e outros benefícios. O segundo tema foi o S.O.S Meio Ambiente, em que a escola estabeleceu outras duas parcerias: uma com a Secretaria de Meio Ambiente de Grumari, que desenvolve o Projeto Mutirão, no qual as crianças trocam informações com profissionais das áreas de agricultura, pesca, mangue, enfim, tudo relacionado à realidade da população local; e a outra com a Latasa, empresa de reciclagem de latinhas de alumínio, que foram recolhidas por alunos, professores e pessoas da localidade, e trocadas, posteriormente, por materiais que seriam utilizados na própria escola. Nessa troca, eles aprenderam todo o processo de reciclagem, lixo orgânico e inorgânico.
Atualmente, o subtema aplicado na escola é o S.O.S Educação. Os professores estão todos engajados, ensinando a seus alunos a linguagem dos sinais, muito utilizada por pessoas com deficiências auditiva e oral. Através de músicas, os alunos utilizam gestos com as mãos e com o corpo para poderem se expressar. Segundo a professora Denise, várias linguagens serão abrangidas no decorrer deste semestre. Quero ensinar todas as linguagens, desde as utilizadas nos meios de comunicação, como livros, jornais, revistas, rádio, televisão, até a informática, revela. Ao término de cada semestre, ou seja, de cada subtema, os alunos apresentam recortes de jornais, cartazes, relatórios, pesquisas, desenhos, poesias, montagens de murais, enfim apresentações sobre tudo o que aprenderam durante aquele período. Empenhada em colaborar com o projeto, toda a comunidade, principalmente os pais de alunos, participou ativamente de cada etapa. Outro fator que tem contribuído bastante para o sucesso do projeto são os equipamentos adquiridos pela escola televisão, videocassete, máquina fotográfica, amplificador, copiadora, antena parabólica, impressora e dois computadores , que têm auxiliado no aprimoramento dos trabalhos e na educação dos alunos. |
As Fases do Projeto Fase 1. Com o intuito de ver as crianças se transformarem em cidadãos responsáveis por seus direitos e deveres, a escola criou uma filosofia própria: orientados pela professora Denise Rodrigues Sued Soares, da Escola Municipal Floripes Angladas Lucas, em Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro, todos os funcionários se unificaram com uma única meta, a de educar e formar futuros cidadãos.
Fase 2. Com esse pensamento, os professores começaram a passar as idéias para o papel e, a partir daí, elaboraram diversas tarefas visando a despertar nos alunos a importância da cidadania. Uma das primeiras iniciativas foi procurar parcerias dentro da própria comunidade, com pais dos alunos, instituições públicas e privadas que ministrassem palestras e cursos ligados à cidadania, comerciantes e empresas que pudessem fazer doações de materiais ou dar algum tipo de ajuda voluntária. Fase 3. Os professores apresentaram o tema para as turmas. A partir de então, elas se dividiram em grupos e começaram a elaborar as pesquisas sobre o tema em pauta. De posse do material de pesquisa, os estudantes iniciaram a discussão dos subtemas em sala de aula. Após o debate, os alunos começaram a confeccionar os cartazes com desenhos e frases sobre o subtema discutido. Nesta fase, eles também prepararam um mural com todas as informações colhidas e com dicas que pudessem ajudar aqueles que ainda desconheciam o assunto. Fase 4. Durante o desenvolvimento do tema S.O.S Saúde, ministrado em sala de aula através de disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Estudos Sociais, os alunos discutiram assuntos como drogas, prevenção de doenças, noções de higiene, alimentação, dengue e sarna. Nesta fase, eles contaram com o apoio do Posto de Saúde de Guaratiba, que ministrou palestras, fez aplicação de flúor e vacinas. Fase 5. Já no segundo tema, S.O.S Meio Ambiente, a escola estabeleceu outras duas parcerias: uma com a Secretaria de Meio Ambiente de Grumari, que desenvolve o projeto Mutirão; e a outra com a Latasa, uma empresa de reciclagem de latinhas de alumínio. Os alunos recolheram latinhas, juntamente com professores e pessoas da localidade, a fim de trocá-las por materiais de uso da própria escola. Nessa troca, eles tomaram conhecimento de todo o processo de reciclagem, lixo orgânico e inorgânico. Fase 6. Na etapa S.O.S Educação, os alunos também prenderam a linguagem dos sinais, muito utilizada por pessoas com deficiências auditiva e oral. Através de músicas, os alunos utilizaram gestos com as mãos e o corpo para poderem se expressar. Nesta etapa, eles aprenderam várias linguagens utilizadas pelos meios de comunicação, como livros, jornais, revistas, rádio, televisão, além da informática.
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