O que é a dengue?

A dengue é uma doença viral transmitida por um mosquito, o Aedes aegypti. Há, basicamente, dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminado pela primeira vez, o indivíduo contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco maior de contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave, podendo levar à morte.

Quais as características do mosquito Aedes aegypti?

Ele é menor que um pernilongo, tem a coloração escura e é rajado de branco. Segundo especialistas, o mosquito se desenvolve apenas em água parada e limpa, além de só picar durante o dia.

Como se transmite a dengue?

A transmissão se dá da seguinte forma: o mosquito Aedes aegypti pica uma pessoa com dengue. A partir daí, normalmente, o vírus se desenvolve dentro do mosquito que, após 8 a 12 dias, passa a ser transmissor da doença. A dengue não é uma doença contagiosa, portanto, não há transmissão pelo contado direto de uma pessoa doente com uma pessoa sadia, não havendo também transmissão pela água, por alimentos ou por quaisquer objetos.

Como o mosquito Aedes aegypti se multiplica?

A fêmea deposita seus ovos, de preferência em recipientes de água limpa, parada e à sombra. Estes ovos podem ser vistos a olho nu, pois formam um anel junto à parede do recipiente, na altura do nível da água.

Quais são os sintomas da dengue?

O período de incubação é de 8 a 10 dias após a contaminação. Na dengue clássica, normalmente benigna, os principais sintomas são: febre elevada – podendo apresentar cefaléia (dor de cabeça intensa), prostração, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos, náusea, vômito e dor abdominal. Em alguns casos, o paciente pode apresentar sangramento gengival, nasal e manchas vermelhas no corpo.

Na dengue hemorrágica, os sintomas são os mesmos, porém mais intensos e graves, evoluindo rapida-mente para manifestações hemorrágicas de gravidade variável. Os casos típicos são caracterizados por febre alta, fenômenos hemorrágicos que vão desde leves sangramentos gengivas até manifestações mais graves, como hemorragia gastro-intestinal, intra-craniana e derrames.

Como tratar a dengue?

O tratamento deve ser à base de repouso e reposição de líquidos. Assim, a pessoa contaminada deve tomar muita água, sucos e ingerir frutas e verduras frescas. Para dor e febre, tome um analgésico/antitérmico à base de PARACETAMOL. Evite medicamen-tos à base de Ácido Acetil Salicílico, pois estes aumentam o risco de sangramento.

Segundo especialistas, as bromélias e quaisquer outras plantas que retenham água em suas folhas são focos de larvas, mesmo que a água seja trocada diariamente
Plantas aquáticas, se possível, devem ser colocadas na terra, para evitar o acúmulo de água no recipiente

Como se prevenir?

Não deixe jogados objetos que acumulem água, como copos plásticos, tampinhas de refrigerante, banheiras velhas etc., impedindo que o mosquito ponha ovos e se desenvolva.

Não deixe a água se acumular em vasos e jarros de flores. Uma boa dica é colocar areia no prato do vaso.

O Aedes aegypti põe ovos na água acumulada dentro de pneus velhos. Sempre deixe os pneus em local seco e protegido da chuva ou jogue-os fora em local apropriado.

Caixas d’água, tambores e cisternas devem ficar bem fechados, sem frestas, para impedir a entrada do mosquito.

Garrafas vazias devem ficar de cabeça para baixo.

Se você apresentar algum dos sintomas da dengue, procure imediata-mente um médico ou o Posto de Saúde mais próximo.

Em caso de suspeita de dengue, evite tomar medicamentos à base de Ácido Acetil Salicílico, uma vez que podem causar sangramentos e acidose – acúmulo de ácido no organismo. Veja no quadro abaixo todos os medica-mentos que contêm Salicilato em sua composição:

Ácido Acetil Salicílico Ácido Acetil Salicítico (associado) Salicilamida (associada)

AAS

AAS Adulto

AAs Infantil

Aceticil

Ácido Acetil

Salicílio

Aspirina

Aspirina Infantil

Aspisin

Alidor

CAAS

Endosalil

Intra Acetil

Melhoral
Infantil

Ronal

Somalgin

Cardio

Alka-Setzer

Aspi-C

Aspirina "C"

Aspirina

Atagripe

Besaprin

Buferin

Cefurix

Cheracap

Corisona D

Doloxebe-A

Doribe

Doril

Engov

Melhoral

Melhoral C

Migral

Migrana

Piralgina

Somalgin

Sonrisal

Superhist

Benegrip

Fielon com

Vitamina C

Gripionex

Neo-Sativan

Resprax

Termogripe



Telefones úteis
Disque-Dengue/Fumacê: (21) 2566-1531
Programa de Erradicação de Aedes Aegypti: (21) 2589-4185 / 2589-2338 / 2589-3578
Tele-Comlurb 24 horas: (21) 2566-1531 (focos e suspeita de focos)
Reclamações ao Ministério Público Federal contra planos de saúde que não dão atendimento: (21) 2510-9300
Cremerj para curso de atualização para médicos: (21) 2551-7874



Latas e garrafas plásticas devem ser furadas, antes de serem jogadas fora, para não acumular água

Colocar areia no fundo dos vasos de plantas evita o acúmulo de água parada, e conseqüente-mente, a proliferação dos focos