Colaboração: Beatriz Dusi

Muitas são as dificuldades encontradas por professores quando se trata do aprendizado da leitura. Esta dificuldade é compreensível, pois a leitura é um processo que envolve diversos procedimentos e é alvo de investigação, uma vez que não se desenvolve de forma espontânea. Ela necessita de instrução sistemática e quem ensina a ler precisa conhecer aspectos relevantes para melhor planejar suas tarefas diárias. Além da escola, a família também possui o seu papel na formação do leitor. A estimulação de situações que propiciem desde cedo o interesse pela leitura é algo que pode e deve ser iniciado no lar.

No Brasil, a questão da leitura envolve dificuldades que levam à repetência, evasão e fracassos escolares, pois todos os conteúdos escolares e de outras aprendizagens exigem do ser humano o domínio da leitura.

Para muitos autores, o conceito de consciência metafonológica é fator importante na aquisição da leitura. Este conceito refere-se à habilidade de se refletir sobre os sons das palavras. Parte-se do pressuposto de que a consciência fonológica é uma forma de metaconhecimento lingüístico e se refere à habilidade para executar operações mentais sobre a fala, ou seja, refletir conscientemente sobre a estrutura sonora da fala. Logo, é difícil a compreensão desta habilidade pela criança.

Anteriormente, acreditava-se que a criança havia aprendido a prestar atenção no significado de uma palavra. Assim, quando fosse questionada sobre a palavra, seria no significado que ela focalizaria sua atenção. No entanto, a consciência fonológica requer que a criança ignore o significado e focalize sua atenção na estrutura da palavra (seu significante), possibilintado, desta forma, examinar e manipular a estrutura fonológica de uma palavra, isto é, seus fonemas.

O conceito de consciência fonológica pode ser explorado diariamente nas atividades de alfabetização através da rima, aliteração, segmentação e manipulação de palavras em sílabas e, finalmente, em fonemas, seguindo esta ordem de dificuldade. Outra atividade interessante a ser desenvolvida é trabalhar com palavras sem sentido para levar a criança, gradualmente, à descoberta do fonema.

Apesar de ser arriscado sugerir uma única medida educativa para se dinamizar as atividades escolares, objetivando melhorar o desempenho dos alunos em leitura, o conhecimento por parte da equipe pedagógica dos aspectos específicos da leitura contribuiria muito para modificar a situação que se observa hoje em nossas escolas.

Márcia Cristina L. Monteiro é mestre em Psicologia, especialista em Psicologia Clínica, psicopedagoga, docente em nível superior, psicóloga educacional pela Prefeitura de Duque de Caxias e pesquisadora da aquisição da leitura.