Uma transição de um ano para outro é sempre difícil, seja qual for a área de atividade. São novos desafios, outros negócios, a promessa de que, neste ano, será tudo diferente. Dificilmente essa promessa se sustenta até o Carnaval, mas isso é outra história.
O fato é que, se essa mudança brusca acontece em todos os setores, nas escolas ela é ainda mais visível e dramática. Os alunos defrontam-se, a cada ano, com o absoluto desconhecido. Onde é a sala de aula? Quem são os professores? E os colegas? Quais serão as matérias?

Veja algumas ações que você deve considerar para tornar essa transição mais fácil para todos (inclusive para você).

a) AJUDE NA TRANSIÇÃO

1 – Logo no primeiro dia de aula, passe algum conteúdo relevante. Isso acabará com o suspense de “o que vem pela frente” de seus discípulos.
2 – Certifique-se que você tem todo o material à mão: lista de chamada, apostila, localização da sala de aula, avisos da diretoria.
3 – Se você planeja utilizar um professor-assistente ou outras pessoas em suas aulas (cientistas, profissionais de sucesso...), diga isso logo de cara. Mencione o nome de seus convidados/assistentes com um breve currículo, se achar necessário.
4 – Passe a eles um resumo do que vai ser visto no ano. Cuide para que ele seja simples de ler e entender.
5 – Ainda para acabar com o suspense: passe alguma lição de casa logo no primeiro dia.
6 – Quando for usar laboratórios de química, informática ou biblioteca pela primeira vez, aproveite bem o tempo também: dê a sua turma alguns minutos para se ambientar, e comece a trabalhar com eles.
7 – Ensine (por palavras, escrita e ações) como utilizar bem as instalações da escola: procedimentos esperados, equipamento à disposição, arrumação e segurança.
8 – Mostre-lhes que há várias formas de estudar; incentive-os a testar vários métodos até encontrar o que mais se adapta a cada um deles.
9 – Verifique possíveis dificuldades nos conceitos básicos (Matemática e Português, principalmente); trabalhe com outros professores para eliminar esses problemas naquela turma.
10 – Mostre a seus estudantes quanto tempo eles gastarão estudando sua matéria. Para isso, dê sempre a mesma quantidade de dever de casa, defina cedo o calendário das provas para o semestre etc.
11 – Passe-lhes dicas e truques que tornem o estudo mais fácil e rápido.
12 – Diga a eles que tipo de prova e trabalho em grupo você costuma fazer.
13 – Escreva um pequeno número de regras: ter no máximo tantas faltas; entrega de trabalhos/provas atrasadas; procedimentos nas provas. E siga essas regras à risca. Aqui, quanto menos regras, melhor. Elas serão cumpridas mais facilmente.
14 – Diga a eles quando você está disponível na escola, fora do horário de aula.
15 – Caso sua classe tenha muitos alunos, crie, junto com eles, um sistema de responder dúvidas de maneira que não atrapalhe muito o andamento da matéria.
16 – Passe-lhes um exemplo das questões que você costuma fazer em provas.
17 – E passe-lhes alguns exemplos do que você considera boas respostas para as questões.
18 – Deixe claro que a ajuda de pais e outras pessoas nas tarefas e nos trabalhos é aceitável até certo ponto. É o aluno que está estudando, e é o esforço dele que deve ser responsável pelas notas.
19 – Fale com um aluno por dia, aprendendo algo sobre ele. Isso mostra o quanto eles são importantes para você, e ajuda-o a adaptar as aulas ao estilo deles.
20 – Da mesma forma, peça que eles escrevam alguns parágrafos sobre o que é importante para eles.
21 – Para discípulos mais velhos, é importante descobrir quem trabalha e onde. Certos setores exigem horários flexíveis, e você precisa saber quantos de sua turma se encaixam nessa situação.

b) CONSIGA ATENÇÃO

22 – Cumprimente-os na porta da sala, e então entre.
23 – Comece a aula sempre na hora certa.
24 – Contra conversas paralelas, bata palmas uma vez ou fale algumas frases bem baixo.
25 – Faça algumas perguntas sobre o tópico que eles irão ver naquele dia/semana. Isso desperta a curiosidade.
26 – Utilize charadas, fatos curiosos, cartuns ou figuras para começar uma matéria.
27 – Anote as dúvidas e as informações que os alunos têm sobre a matéria a ser estudada no quadro-negro, antes do início da aula. Conforme o assunto avança, vá respondendo, ou melhor ainda, deixe que os próprios estudantes tirem suas conclusões.
28 – Peça que cada aluno escreva o que ele acha que será o ponto principal daquela matéria e como ela pode ser útil.
29 – Use notícias atuais no contexto de sua matéria.

c) ESTIMULE

30 – Peça que os estudantes escrevam o que eles esperam aprender em sua aula.
31 – Varie sua forma de dar aulas, use todos os recursos disponíveis (do quadro-negro e flip-chart à apresentação multimídia).
32 – Faça pausas. No meio da aula, faça com que os alunos relaxem um pouco, contando uma história engraçada, uma notícia relevante. Isso faz com que a atenção e o interesse da classe se renovem para a segunda metade da aula.
33 – Use a comunidade: peças, concertos, festivais, câmara de vereadores e órgãos semelhantes, praças e parques devem ser considerados extensão de sua sala de aula/escola. Converse com outros professores.
34 – Use filmes: passe apenas uma pequena parte dele e discutam-no, faça um “concurso” para adivinharem o final, passe a mesma cena várias vezes pedindo a atenção dos alunos para outras personagens/detalhes etc.
35 – Compartilhe com seus estudantes sua filosofia de ensino. Por que você está ali, ensinando?
36 – Divida a sua turma em grupos e peça que cada um apresente uma versão do conceito.
37 – Ao fazer um debate, divida a classe em três áreas: “contra”, “a favor” e “muro”. Estimule os alunos a mudarem de lugar conforme suas opiniões sobre o assunto forem se modificando.
38 – Não importa a idade, use a imaginação de seus discípulos. Sua sala pode se transformar em uma represen-tação da área rural x área urbana, por exemplo.
39 – Fale sobre o que o interessa mais naquela matéria, o que você está pesquisando sobre o assunto e o caminho que você percorreu até chegar onde está.
40 – De vez em quando, promova um teatrinho relacionado à matéria entre seus alunos.
41 – Peça que eles se imaginem como um profissional relacionado àquela disciplina. Crítico literário, cientista, estatístico (vão estar novamente na moda com as pesquisas eleitorais), engenheiro etc.
42 – Peça idéias a seus alunos sobre como eles gostariam que as aulas fossem. Faça seções de brainstorming (toró de palpites).
43 – Forneça a seus estudantes mais de uma visão sobre o assunto, para eles compararem e tirarem suas conclusões.
44 – Dê a eles uma lista de equações sem soluções, dilemas ou grandes questões referentes à sua disciplina e convide-os a pesquisar e pensar sobre o assunto.
45 – Pergunte a eles o que fizeram durante as férias. Use as atividades preferidas como exemplos nas aulas.
46 – Pergunte se conhecem algum fato atual que pode mudar o que está sendo ensinado. Isso é fácil em História e Geografia, mas nada ifmpede que seja usado em outras matérias. Planos econômicos dão ótimos exercícios matemáticos (aproveite que a Argentina está soltando um por semana), uma gíria nova ensina como a língua está em permanente evolução e como as palavras se formam.
47 – Não tenha medo de mostrar seu entusiasmo e paixão pelo ensino.
48 – Convide pessoas de sucesso na comunidade para falar aos seus alunos. Melhor ainda, faça uma pequena pesquisa para que eles mesmos escolham quem gostariam de ouvir (referente à sua matéria, claro).
49 – Narre uma grande descoberta em sua disciplina. Faça com que os alunos sintam a alegria dos pesquisadores/cientistas/escritores em questão.

d) APÓIE

50 – Tenha os telefones, e-mails e endereços dos alunos à mão, para qualquer emergência.
51 – Fique de olho em faltas prolongadas. Telefone ou envie-lhes um bilhete ou e-mail.
52 – Assim que perceber que algum aluno tem uma falha em conceitos básicos da matéria, informe a ele e lhe dê sugestões para melhorar (livros, exercícios etc.)
53 – Mostre-lhes a importância de se ter um local e hora certos para estudos, e quanto eles ganham ao manter tal rotina.
54 – Não tenha medo de ser redundante. Permita que os estudantes escutem, leiam, vejam e testem um mesmo conceito.
55 – Caso sua turma perceba o quanto já aprendeu, vai se sentir mais motivada para as próximas aulas. Para isso, peça que eles escrevam pequenas redações sobre o que acham daquele assunto ao final de cada tópico. Eles vão ficar espantados. E, como um bônus, essa revisão ajuda a fixar os conteúdos aprendidos.
56 – Não espere as provas para dizer aos estudantes como eles estão indo. Comente exercícios feitos, faça um rápido teste oral, entre outros.

57 – Da mesma forma, recompense o comportamento e a participação em sala de aula. Alunos mais novos geralmente preferem uma lembrança física (uma estrelinha ou carinha sorridente), para estudantes mais velhos basta uma palavra encoraja-dora. Só não deixe de recompensar.
58 – Seja simpático. Sorria, conte uma piada, quebre a tensão de um teste com um comentário de estímulo.
59 – Assim que chegar na sala de aula, escreva no quadro-negro quais serão as atividades do dia. Isso quebra a ansiedade de seus alunos.
59,5 – Lista longa, né?
60 – Use diferentes mídias para ensinar: fotos, músicas, maquetes e modelos, exemplos de material.
61 – Da mesma forma, use diferentes exemplos para ilustrar um conceito. Cada aluno tem uma história pessoal diferente, e responde a estímulos diferentes.
62 – Ofereça-se para uma pequena “aula extra” toda semana (dez a quinze minutos são suficientes) para dirimir dúvidas ou só jogar conversa fora sobre a matéria ou atualidades. Para isso, divida sua equipe em pequenos grupos e atenda um por semana.
63 – Peça que sua escola imprima cartões com telefones úteis para os alunos: biblioteca, coordenadoria, orientação educacional e, fora da escola, pronto socorro e bombeiros. Distribua esses cartões entre os estudantes.
64 – Da mesma forma, faça pequenos cartões com as datas das provas e trabalhos daquela turma e cole-os dentro da sua pasta, de modo que possa vê-los toda vez que abrir a maleta. Isso permite que você lembre os alunos de datas importantes que se aproximam, e evita que você as esqueça.
65 – Se os horários permitirem, apareça na sala de aula um pouco antes do sinal bater, ou permaneça alguns minutos após o término da aula. Use esse tempinho para conversar livremente com seus alunos.
66 – Caso você tenha que dar aulas sobre comportamento, participação ou qualquer assunto que seja medido apenas por sua observação, faça uma prévia semanas antes de lançar a nota final. Diga aos alunos onde eles podem melhorar e como.
67 – Identifique se algum aluno está tendo algum problema dentro da escola. Encaminhe-o à orientadora, se for o caso.
68 – Deixe claro o que eles precisam fazer para tirar dez na sua matéria.
69 – Interesse-se pelo cotidiano de seus discípulos. Em cada casa há exemplos de superação e heroísmo. Valorize-os.

e) DEIXE QUE ELES SE ENSINEM

70 – Peça que eles escrevam algo sobre a sua matéria.
71 – Monte um “livro da turma” na sua matéria. Simplesmente, deixe um caderno em local visível onde seus discípulos escreverão perguntas e fornecerão respostas e comentá-rios sobre a disciplina.
72 – Faça um pequeno teste (máximo três questões). Quando todos terminarem, peça que troquem os testem entre si, corrijam e façam um pequeno comentário sobre o trabalho do colega. Depois, des-troquem.
73 – Estimule-os a fazer perguntas. E sempre responda-as.
74 – Estimule discussões. Lance uma pergunta em sala de aula. Após ouvir a resposta, pergunte algo como “Quem concorda e quem dis-corda?”, “Fulana, qual a sua opinião sobre o assunto?”
75 – Exercícios feitos em dupla também estimulam o auto-apren-dizado.
76 – Se um aluno discordar do as-sunto, permita que ele se expresse. Historinha rápida: quando eu estava na faculdade, um colega meu soltou um “Marketing é enganação, professor” durante uma aula desta disciplina. Em vez de ouvir as razões que o estudante tinha para fazer tal afirmação, o educador fez um discurso apaixonado e voltou à aula como se nada tivesse acontecido. Lógico que boa parte da turma cercou esse aluno após a aula, para ficar esculachando a matéria e o professor, que, além da chance de promover um bom debate, perdeu a moral.
77 – Estimule os alunos a usar aquela matéria para resolver problemas reais.
78 – Faça votações periódicas sobre acontecimentos atuais. É simples. Leia uma notícia, e peça que levante a mão quem é contra, quem é a favor e quem é do PSDB. Peça que alguns alunos expliquem os motivos pelos quais pensam daquela forma.
79 – Se você der aula para grandes turmas, aproveite os momentos em que os alunos estão fazendo exercícios para circular entre eles, ouvindo dúvidas e questões. Seja acessível.
80 – Faça uma pergunta para um discípulo específico e espere a resposta.
81 – Tenha uma caixa de sugestões em sala de aula, e estimule seu uso.
82 – Exercícios rápidos de revisão podem ser feitos com chamada oral e levantar de mãos. Faça uma afirmação e desafie “Quem acha que a afirmação está certa, levante a mão”. É o exercício de marcar “V” ou “F” feito de forma diferen-te, e permite que você veja, na hora, as dificuldades da turma.
83 – Separe a turma em grupos que devem estudar um tópico específico da matéria.
84 – Uma vez por mês ou bimestre, faça um exercício em sala de aula valendo meio ponto na nota final.
85 – Dê aos estudantes oportuni-dade de estudar antes da prova. Evite terminar a matéria em um dia e fazer o teste em outro. É bom sempre deixar uma aula de espaço para exercícios e discussões.
86 – Faça um pequeno teste “extra-oficial” nas primeiras semanas e devolva-o corrigido na aula seguinte. Dessa maneira, os alunos se acostumam com seu estilo de prova e correção, e percebem as áreas nas quais eles podem melhorar.
87 – Distribua cartões em branco para os alunos, e peça que eles anotem questões sobre a aula daquele dia. Responda-as na próxima aula.
88 – Peça trabalhos em grupo.
89 – Forneça material de diversos autores para pesquisa.
89,5 – Tá acabando.
90 – É melhor dar pouca lição de casa todos os dias do que passar dez exercícios em uma aula e nenhum em outra. Permita que seus alunos pensem um pouco sobre sua matéria após cada aula.
91 – Torne o mural público. Estimule os alunos a colocar ali notícias que achem relevantes. O resultado do jogo de domingo vale, desde que isso não se torne uma guerrinha entre as torcidas dos times locais.

f) CONSTRUA UMA COMUNIDADE

92 – Decore o nome de seus alunos.
93 – Peça que eles troquem telefones e endereços, para que possam se ajudar durante o ano.
94 – Anote o que você descobrir de importante sobre cada aluno. Depois, pergunte a eles sobre estes fatores, envolva-se no mundo deles.
95 – Fotografe a turma e coloque fotos no mural e em seu escritório.
96 – Peça que eles formem grupos permanentes (independentes do grupo de trabalho) de três pessoas que se ajudem mutuamente no estudo.
97 – E, durante as aulas, forme grupos os mais diversos e heterogêneos possíveis. Lute contra panelinhas, uma sua turma como um todo.
98 – Um projeto maior – mais trabalhoso também – une um grupo. Porém, informe-os logo no início das aulas, e dê bastante tempo para que seja completado.
99 – Dê sugestões de lugares de encontro fora da sala de aula: biblioteca pública, por exemplo.
100 – Dê-lhes opções de temas de trabalho ou visitas a serem feitas, além da forma a ser feita. Eles preferem fazer uma maquete ou montar uma rápida peça de teatro?

g) COMO ESTOU ENSINANDO?

101 – No final das três semanas, peça que seus alunos digam o que estão achando de suas aulas. Se necessário, permita que eles escrevam suas opiniões anonimamente.

Obs.: Matéria cedida pela Revista Profissão Mestre (Ano 3, edição n.º 28). www.profissaomestre.com.br
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