
Uma
transição de um ano para outro é sempre difícil,
seja qual for a área de atividade. São novos desafios, outros
negócios, a promessa de que, neste ano, será tudo diferente.
Dificilmente essa promessa se sustenta até o Carnaval, mas isso
é outra história.
O fato é que, se essa mudança brusca acontece em todos os
setores, nas escolas ela é ainda mais visível e dramática.
Os alunos defrontam-se, a cada ano, com o absoluto desconhecido. Onde
é a sala de aula? Quem são os professores? E os colegas?
Quais serão as matérias?
Veja
algumas ações que você deve considerar para tornar
essa transição mais fácil para todos (inclusive para
você).
a) AJUDE NA TRANSIÇÃO
1
Logo no primeiro dia de aula, passe algum conteúdo relevante.
Isso acabará com o suspense de o que vem pela frente
de seus discípulos.
2 Certifique-se que você tem todo o material à mão:
lista de chamada, apostila, localização da sala de aula,
avisos da diretoria.
3 Se você planeja utilizar um professor-assistente ou outras
pessoas em suas aulas (cientistas, profissionais de sucesso...), diga
isso logo de cara. Mencione o nome de seus convidados/assistentes com
um breve currículo, se achar necessário.
4 Passe a eles um resumo do que vai ser visto no ano. Cuide para
que ele seja simples de ler e entender.
5 Ainda para acabar com o suspense: passe alguma lição
de casa logo no primeiro dia.
6 Quando for usar laboratórios de química, informática
ou biblioteca pela primeira vez, aproveite bem o tempo também:
dê a sua turma alguns minutos para se ambientar, e comece a trabalhar
com eles.
7 Ensine (por palavras, escrita e ações) como utilizar
bem as instalações da escola: procedimentos esperados, equipamento
à disposição, arrumação e segurança.
8 Mostre-lhes que há várias formas de estudar; incentive-os
a testar vários métodos até encontrar o que mais
se adapta a cada um deles.
9 Verifique possíveis dificuldades nos conceitos básicos
(Matemática e Português, principalmente); trabalhe com outros
professores para eliminar esses problemas naquela turma.
10 Mostre a seus estudantes quanto tempo eles gastarão estudando
sua matéria. Para isso, dê sempre a mesma quantidade de dever
de casa, defina cedo o calendário das provas para o semestre etc.
11 Passe-lhes dicas e truques que tornem o estudo mais fácil
e rápido.
12 Diga a eles que tipo de prova e trabalho em grupo você
costuma fazer.
13 Escreva um pequeno número de regras: ter no máximo
tantas faltas; entrega de trabalhos/provas atrasadas; procedimentos nas
provas. E siga essas regras à risca. Aqui, quanto menos regras,
melhor. Elas serão cumpridas mais facilmente.
14 Diga a eles quando você está disponível
na escola, fora do horário de aula.
15 Caso sua classe tenha muitos alunos, crie, junto com eles, um
sistema de responder dúvidas de maneira que não atrapalhe
muito o andamento da matéria.
16 Passe-lhes um exemplo das questões que você costuma
fazer em provas.
17 E passe-lhes alguns exemplos do que você considera boas
respostas para as questões.
18 Deixe claro que a ajuda de pais e outras pessoas nas tarefas
e nos trabalhos é aceitável até certo ponto. É
o aluno que está estudando, e é o esforço dele que
deve ser responsável pelas notas.
19 Fale com um aluno por dia, aprendendo algo sobre ele. Isso mostra
o quanto eles são importantes para você, e ajuda-o a adaptar
as aulas ao estilo deles.
20 Da mesma forma, peça que eles escrevam alguns parágrafos
sobre o que é importante para eles.
21 Para discípulos mais velhos, é importante descobrir
quem trabalha e onde. Certos setores exigem horários flexíveis,
e você precisa saber quantos de sua turma se encaixam nessa situação.
b)
CONSIGA ATENÇÃO
22
Cumprimente-os na porta da sala, e então entre.
23 Comece a aula sempre na hora certa.
24 Contra conversas paralelas, bata palmas uma vez ou fale algumas
frases bem baixo.
25 Faça algumas perguntas sobre o tópico que eles
irão ver naquele dia/semana. Isso desperta a curiosidade.
26 Utilize charadas, fatos curiosos, cartuns ou figuras para começar
uma matéria.
27 Anote as dúvidas e as informações que os
alunos têm sobre a matéria a ser estudada no quadro-negro,
antes do início da aula. Conforme o assunto avança, vá
respondendo, ou melhor ainda, deixe que os próprios estudantes
tirem suas conclusões.
28 Peça que cada aluno escreva o que ele acha que será
o ponto principal daquela matéria e como ela pode ser útil.
29 Use notícias atuais no contexto de sua matéria.
c)
ESTIMULE
30
Peça que os estudantes escrevam o que eles esperam aprender em
sua aula.
31 Varie sua forma de dar aulas, use todos os recursos disponíveis
(do quadro-negro e flip-chart à apresentação multimídia).
32 Faça pausas. No meio da aula, faça com que os
alunos relaxem um pouco, contando uma história engraçada,
uma notícia relevante. Isso faz com que a atenção
e o interesse da classe se renovem para a segunda metade da aula.
33 Use a comunidade: peças, concertos, festivais, câmara
de vereadores e órgãos semelhantes, praças e parques
devem ser considerados extensão de sua sala de aula/escola. Converse
com outros professores.
34 Use filmes: passe apenas uma pequena parte dele e discutam-no,
faça um concurso para adivinharem o final, passe a
mesma cena várias vezes pedindo a atenção dos alunos
para outras personagens/detalhes etc.
35 Compartilhe com seus estudantes sua filosofia de ensino. Por
que você está ali, ensinando?
36 Divida a sua turma em grupos e peça que cada um apresente
uma versão do conceito.
37 Ao fazer um debate, divida a classe em três áreas:
contra, a favor e muro. Estimule os
alunos a mudarem de lugar conforme suas opiniões sobre o assunto
forem se modificando.
38 Não importa a idade, use a imaginação de
seus discípulos. Sua sala pode se transformar em uma represen-tação
da área rural x área urbana, por exemplo.
39 Fale sobre o que o interessa mais naquela matéria, o
que você está pesquisando sobre o assunto e o caminho que
você percorreu até chegar onde está.
40 De vez em quando, promova um teatrinho relacionado à
matéria entre seus alunos.
41 Peça que eles se imaginem como um profissional relacionado
àquela disciplina. Crítico literário, cientista,
estatístico (vão estar novamente na moda com as pesquisas
eleitorais), engenheiro etc.
42 Peça idéias a seus alunos sobre como eles gostariam
que as aulas fossem. Faça seções de brainstorming
(toró de palpites).
43 Forneça a seus estudantes mais de uma visão sobre
o assunto, para eles compararem e tirarem suas conclusões.
44 Dê a eles uma lista de equações sem soluções,
dilemas ou grandes questões referentes à sua disciplina
e convide-os a pesquisar e pensar sobre o assunto.
45 Pergunte a eles o que fizeram durante as férias. Use
as atividades preferidas como exemplos nas aulas.
46 Pergunte se conhecem algum fato atual que pode mudar o que está
sendo ensinado. Isso é fácil em História e Geografia,
mas nada ifmpede que seja usado em outras matérias. Planos econômicos
dão ótimos exercícios matemáticos (aproveite
que a Argentina está soltando um por semana), uma gíria
nova ensina como a língua está em permanente evolução
e como as palavras se formam.
47 Não tenha medo de mostrar seu entusiasmo e paixão
pelo ensino.
48 Convide pessoas de sucesso na comunidade para falar aos seus
alunos. Melhor ainda, faça uma pequena pesquisa para que eles mesmos
escolham quem gostariam de ouvir (referente à sua matéria,
claro).
49 Narre uma grande descoberta em sua disciplina. Faça com
que os alunos sintam a alegria dos pesquisadores/cientistas/escritores
em questão.
d)
APÓIE
50
Tenha os telefones, e-mails e endereços dos alunos à mão,
para qualquer emergência.
51 Fique de olho em faltas prolongadas. Telefone ou envie-lhes
um bilhete ou e-mail.
52 Assim que perceber que algum aluno tem uma falha em conceitos
básicos da matéria, informe a ele e lhe dê sugestões
para melhorar (livros, exercícios etc.)
53 Mostre-lhes a importância de se ter um local e hora certos
para estudos, e quanto eles ganham ao manter tal rotina.
54 Não tenha medo de ser redundante. Permita que os estudantes
escutem, leiam, vejam e testem um mesmo conceito.
55 Caso sua turma perceba o quanto já aprendeu, vai se sentir
mais motivada para as próximas aulas. Para isso, peça que
eles escrevam pequenas redações sobre o que acham daquele
assunto ao final de cada tópico. Eles vão ficar espantados.
E, como um bônus, essa revisão ajuda a fixar os conteúdos
aprendidos.
56 Não espere as provas para dizer aos estudantes como eles
estão indo. Comente exercícios feitos, faça um rápido
teste oral, entre outros.
|
57
Da mesma forma, recompense o comportamento e a participação
em sala de aula. Alunos mais novos geralmente preferem uma lembrança
física (uma estrelinha ou carinha sorridente), para estudantes
mais velhos basta uma palavra encoraja-dora. Só não deixe
de recompensar.
58 Seja simpático. Sorria, conte uma piada, quebre a tensão
de um teste com um comentário de estímulo.
59 Assim que chegar na sala de aula, escreva no quadro-negro quais
serão as atividades do dia. Isso quebra a ansiedade de seus alunos.
59,5 Lista longa, né?
60 Use diferentes mídias para ensinar: fotos, músicas,
maquetes e modelos, exemplos de material.
61 Da mesma forma, use diferentes exemplos para ilustrar um conceito.
Cada aluno tem uma história pessoal diferente, e responde a estímulos
diferentes.
62 Ofereça-se para uma pequena aula extra toda
semana (dez a quinze minutos são suficientes) para dirimir dúvidas
ou só jogar conversa fora sobre a matéria ou atualidades.
Para isso, divida sua equipe em pequenos grupos e atenda um por semana.
63 Peça que sua escola imprima cartões com telefones
úteis para os alunos: biblioteca, coordenadoria, orientação
educacional e, fora da escola, pronto socorro e bombeiros. Distribua esses
cartões entre os estudantes.
64 Da mesma forma, faça pequenos cartões com as datas
das provas e trabalhos daquela turma e cole-os dentro da sua pasta, de
modo que possa vê-los toda vez que abrir a maleta. Isso permite
que você lembre os alunos de datas importantes que se aproximam,
e evita que você as esqueça.
65 Se os horários permitirem, apareça na sala de
aula um pouco antes do sinal bater, ou permaneça alguns minutos
após o término da aula. Use esse tempinho para conversar
livremente com seus alunos.
66 Caso você tenha que dar aulas sobre comportamento, participação
ou qualquer assunto que seja medido apenas por sua observação,
faça uma prévia semanas antes de lançar a nota final.
Diga aos alunos onde eles podem melhorar e como.
67 Identifique se algum aluno está tendo algum problema
dentro da escola. Encaminhe-o à orientadora, se for o caso.
68 Deixe claro o que eles precisam fazer para tirar dez na sua
matéria.
69 Interesse-se pelo cotidiano de seus discípulos. Em cada
casa há exemplos de superação e heroísmo.
Valorize-os.
e)
DEIXE QUE ELES SE ENSINEM
70
Peça que eles escrevam algo sobre a sua matéria.
71 Monte um livro da turma na sua matéria. Simplesmente,
deixe um caderno em local visível onde seus discípulos escreverão
perguntas e fornecerão respostas e comentá-rios sobre a
disciplina.
72 Faça um pequeno teste (máximo três questões).
Quando todos terminarem, peça que troquem os testem entre si, corrijam
e façam um pequeno comentário sobre o trabalho do colega.
Depois, des-troquem.
73 Estimule-os a fazer perguntas. E sempre responda-as.
74 Estimule discussões. Lance uma pergunta em sala de aula.
Após ouvir a resposta, pergunte algo como Quem concorda e
quem dis-corda?, Fulana, qual a sua opinião sobre o
assunto?
75 Exercícios feitos em dupla também estimulam o
auto-apren-dizado.
76 Se um aluno discordar do as-sunto, permita que ele se expresse.
Historinha rápida: quando eu estava na faculdade, um colega meu
soltou um Marketing é enganação, professor
durante uma aula desta disciplina. Em vez de ouvir as razões que
o estudante tinha para fazer tal afirmação, o educador fez
um discurso apaixonado e voltou à aula como se nada tivesse acontecido.
Lógico que boa parte da turma cercou esse aluno após a aula,
para ficar esculachando a matéria e o professor, que, além
da chance de promover um bom debate, perdeu a moral.
77 Estimule os alunos a usar aquela matéria para resolver
problemas reais.
78 Faça votações periódicas sobre acontecimentos
atuais. É simples. Leia uma notícia, e peça que levante
a mão quem é contra, quem é a favor e quem é
do PSDB. Peça que alguns alunos expliquem os motivos pelos quais
pensam daquela forma.
79 Se você der aula para grandes turmas, aproveite os momentos
em que os alunos estão fazendo exercícios para circular
entre eles, ouvindo dúvidas e questões. Seja acessível.
80 Faça uma pergunta para um discípulo específico
e espere a resposta.
81 Tenha uma caixa de sugestões em sala de aula, e estimule
seu uso.
82 Exercícios rápidos de revisão podem ser
feitos com chamada oral e levantar de mãos. Faça uma afirmação
e desafie Quem acha que a afirmação está certa,
levante a mão. É o exercício de marcar V
ou F feito de forma diferen-te, e permite que você veja,
na hora, as dificuldades da turma.
83 Separe a turma em grupos que devem estudar um tópico
específico da matéria.
84 Uma vez por mês ou bimestre, faça um exercício
em sala de aula valendo meio ponto na nota final.
85 Dê aos estudantes oportuni-dade de estudar antes da prova.
Evite terminar a matéria em um dia e fazer o teste em outro. É
bom sempre deixar uma aula de espaço para exercícios e discussões.
86 Faça um pequeno teste extra-oficial nas primeiras
semanas e devolva-o corrigido na aula seguinte. Dessa maneira, os alunos
se acostumam com seu estilo de prova e correção, e percebem
as áreas nas quais eles podem melhorar.
87 Distribua cartões em branco para os alunos, e peça
que eles anotem questões sobre a aula daquele dia. Responda-as
na próxima aula.
88 Peça trabalhos em grupo.
89 Forneça material de diversos autores para pesquisa.
89,5 Tá acabando.
90 É melhor dar pouca lição de casa todos
os dias do que passar dez exercícios em uma aula e nenhum em outra.
Permita que seus alunos pensem um pouco sobre sua matéria após
cada aula.
91 Torne o mural público. Estimule os alunos a colocar ali
notícias que achem relevantes. O resultado do jogo de domingo vale,
desde que isso não se torne uma guerrinha entre as torcidas dos
times locais.
f)
CONSTRUA UMA COMUNIDADE
92
Decore o nome de seus alunos.
93 Peça que eles troquem telefones e endereços, para
que possam se ajudar durante o ano.
94 Anote o que você descobrir de importante sobre cada aluno.
Depois, pergunte a eles sobre estes fatores, envolva-se no mundo deles.
95 Fotografe a turma e coloque fotos no mural e em seu escritório.
96 Peça que eles formem grupos permanentes (independentes
do grupo de trabalho) de três pessoas que se ajudem mutuamente no
estudo.
97 E, durante as aulas, forme grupos os mais diversos e heterogêneos
possíveis. Lute contra panelinhas, uma sua turma como um todo.
98 Um projeto maior mais trabalhoso também
une um grupo. Porém, informe-os logo no início das aulas,
e dê bastante tempo para que seja completado.
99 Dê sugestões de lugares de encontro fora da sala
de aula: biblioteca pública, por exemplo.
100 Dê-lhes opções de temas de trabalho ou
visitas a serem feitas, além da forma a ser feita. Eles preferem
fazer uma maquete ou montar uma rápida peça de teatro?
g)
COMO ESTOU ENSINANDO?
101
No final das três semanas, peça que seus alunos digam o que
estão achando de suas aulas. Se necessário, permita que
eles escrevam suas opiniões anonimamente.
Obs.:
Matéria cedida pela Revista Profissão Mestre (Ano
3, edição n.º 28). www.profissaomestre.com.br
Tel.: 0300 7892010
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