Uma realção de amor: o livro e eu

Por Beatriz Dusi

O ano de 2002 está aí para você poder lê-lo daqui pra lá ou de lá pra cá. Isto é um palíndromo e já aconteceu várias vezes, lembram de 1991? Façam uma brincadeira com seus amigos e vejam quantas vezes apareceu este “fenômeno”. Vamos comemorá-lo com muitas leituras. Vou ajudá-los a escolherem leituras para seus alunos/filhos/primos/afilhados etc.
Como estamos em plena safra de bruxos, duendes, feiticeiros (até mitológicos) e outros tantos mais, aí vai uma seleção de livros para fazer arrepiar os cabelos de nossos leitores.

João Contra a Bruxa Cabelão
Maria Lúcia Amaral, il. de Victor Tavares. Ed. do Brasil, SP.
História de três irmãos em suas andanças pelos bosques, que quando escutavam a canção “Tinga sala ó menga! / Tinga sala ó menga!”, era sinal de confusão na certa com uma bruxa poderosa... E os acontecimentos são carregados de muita ação, emoção e suspense.


Medéia – a Bruxa da Cólquida
Lia Neiva, il. Willy. Ed. Ao Livro Técnico, RJ.
No Olimpo, também havia bruxas. E, para castigar um mortal, Medéia, com seus poderes, faz com que uma terrível vingança se abata sobre seu inimigo.

 

O Mistério do Relógio da Parede
John Bellairs, trad. de Alves Calado, il. Ana Maria Moura. Ed. Record, RJ.
Este é o primeiro volume das Aventuras de Lewis Barnavelt. É a história de um garoto órfão que vai morar com um tio mágico. Pode-se prever que nosso herói não terá dias tranqüilos. Muita magia, fantasmas e outras coisas mais, com cenas de suspense que vão arrepiar cabelos e causar muitos calafrios.

O Pesadelo
R. L. Stive, trad. Toni Marques. Ed. Rocco, RJ. Série Rua do Medo.
Em geral, livros de mistério e terror são sempre vividos por meninos corajosos ou não. Mas, este é sobre uma menina que vive os horrores de um pesadelo. Sua vida toma novo sentido, quando precisa se mudar para uma casa abandonada – feia, sombria, que nem o sol dava jeito.

Dentes de Vampiro
Márcio Trigo, il. Castellani Designers. José Olympio Editora, RJ.
Já imaginou amor de vampiro? Pois esta é uma intrigante história de amor. O que caracteriza um vampiro são os dentes caninos, mas o nosso herói...

 

Os Fantásticos Seres do Cone
Sonia Rosa. Ed. Ao Livro Técnico, RJ.
Um pouco de ficção não faz mal a ninguém. Vamos juntos com Sara e Jorge viver as emoções no CONE?

 

Fevereiro é tempo de carnaval e trago para professores de adolescentes três contos que falarão do Rio de Janeiro de antigamente:

O Bloco das Mimosas Borboletas
Ribeiro Couto (1898-1963), in “Centenário de Rui Ribeiro do Couto” de Vasco Mariz. ABL Editora, RJ, 1998.
É um conto de Carnaval dos anos 20. Tempo de lança-perfume, confete e serpentina, bondes e cordões de foliões.

A Morte da Porta-Estandarte
In “A Morte da Porta-Estandarte”, de Aníbal Machado (1894-1964). José Olympio Editora, RJ.
Envolvente, ritmado e com uma rica atmosfera carnavalesca. É o carnaval de rua muito bem descrito.

Os Caprichosos da Tijuca
In “Contos Reunidos” – Marques Rebelo (1907-1973). José Olympio Editora, RJ.
O conto nos conduz a um clima envolvente. A propósito de uma lista para angariar fundos para uma escola de samba, há diálogos excelentes.