Secretaria Estadual de Educação Inaugura Auditório Darcy Ribeiro

Por Leonardo Max

Dando prosseguimento ao evento “Concretizando o Sonho de Darcy Ribeiro”, que lembrou o aniversário de 79 anos do educador, promovido pela Secretaria Estadual de Educação, o Ciep Sérgio Cardoso, localizado em Trindade, São Gonçalo/RJ, inaugurou o auditório Darcy Ribeiro.

A diretora Ilyria Paula afirmou que a o auditório será usado como espaço para animação cultural, teatro e outras atividades conjuntas com a comunidade. Além do auditório, também foi inaugurada a biblioteca Monteiro Lobato. O ponto alto da homenagem, no entanto, foi a palestra da professora Ruth Eimar, da Fundação Darcy Ribeiro, que discorreu sobre a vida e a obra do notável professor, escritor, historiador e político.

“Temos que dialogar com as idéias dele, as quais estão sendo colocadas em prática quase que integralmente. Creio que as homenagens promovidas pela Secretaria de Educação, na estação de metrô Carioca, no Centro do Rio, com o envolvimento de todos os Cieps, ficarão como um marco na Educação”, afirma Ruth Eimar.

A Fundação Darcy Ribeiro, criada em 1996 pelo próprio educador, mantém um convênio com a Secretaria de Educação, visando ao aperfeiçoamento e à reciclagem profissional de quatro mil professores. “Nós que trabalhamos com o conhecimento necessitamos de uma formação contínua. Precisamos estar sempre fazendo cursos e nos atualizando.

A Fundação auxilia os educadores das escolas de horário integral que têm qualquer tipo de deficiência, capacitando-os de acordo com sua necessidade. Esses programas englobam o estudo dirigido, que Darcy chamava de “dever de casa”, a animação cultural e atividades nas áreas esportiva, artística e na sala de leitura. Além disso, temos o programa do aluno presidente, que já está implantado em mais de duzentos Cieps”, atesta Ruth.

A professora, que ajudou a implantar os primeiros Cieps no Estado do Rio de Janeiro, apresentou uma fita de vídeo na qual o próprio Darcy Ribeiro, numa entrevista, fala sobre si e comenta importantes episódios da história recente do país, como o nazifascismo, o comunismo, o Estado Novo e a modernização de Volta Redonda. O educador, porém, dá uma ênfase especial ao que chama de verdadeira história do país, que é o passado de brutalidade com o índio, com o negro e com o mestiço. Antropólogo, Darcy Ribeiro foi contratado pelo Marechal Rondon para estudar os índios, período que marcou toda sua vida. “Ser defensor de um povo indefensável me deu um padrão de dignidade”, relatou na época.

Sobre a analfabetização, Darcy Ribeiro dizia que é uma maneira de maltratar o povo brasileiro. A Universidade Nacional de Brasília foi a sua filha mais querida. Segundo Darcy, a idéia da UNB foi, a princípio, rechaçada pelos governantes da época, os quais acreditavam que a presença de estudantes em Brasília poderia atrapalhar o poder estabelecido. O ex-presidente Juscelino Kubitschek relutou no início, mas acabou concordando com a implantação da universidade criada por Darcy.

A Fundação Darcy Ribeiro conta hoje com cerca de três mil livros e mais de 300 fitas de vídeos doadas pelo educador, que estão à disposição da população. Entre tantas pérolas deixadas pelo professor Darcy, uma frase ficou marcada no imaginário coletivo dos brasileiros: “Eu gostaria de ficar na memória das pessoas pedindo a elas que sejam mais brasileiras”.

Segundo a Professora Ruth Eimar, no que depender do corpo docente do Ciep Sérgio Cardoso, esse grande educador será sempre lembrando onde houver uma escola e, principalmente, nos nossos corações. “Essa é sua marca: ter sido um grande humanista que amava o povo brasileiro e que fez muito por essa gente, principalmente na área educacional”, completou.