Museu da República: Um Palácio na Cidade

Por Antônia Lúcia

Construído em 1958, inspirado nos palácios existentes à beira do canal de Veneza, na Itália, a história do Palácio do Catete se confunde com a história política do Brasil. O Palácio é uma das maiores expressões da arquitetura civil brasileira do fim do século XIX, com paredes revestidas de granito e portas em mármore branco, tudo inspirado no renascimento italiano.
Com a transferência da capital federal para a nova capital, Brasília, em 1960, o palácio passou a chamar-se Museu da República, inaugurado em 15 de novembro do mesmo ano. Na década de 90, iniciaram-se as obras de restauração e o Museu foi devolvido à visitação pública em 1989.

Divisão de Educação

Centro de Pesquisa Escolar: Espaço dedicado especialmente a jovens entre 7 e 18 anos de idade, que visa a incentivar a leitura, a curiosidade e a produção intelectual sobre a história do nosso país e do mundo, além de facilitar o acesso a informações em multimeios, através dos recursos de vídeo, CD-ROM e Internet. O Centro também oferece consultas, pesquisas com as escolas, sala de leitura, xerox, acesso à Internet e obras em CD-ROM . Tudo isso com o apoio de profissionais especializados no atendimento a estudantes de 1.º e 2.º graus. Os jovens podem se associar – a taxa é de R$15,00 anuais – com direito ao empréstimo de dois livros por semana e um ano de visitas gratuitas ao Palácio do Catete.

Projetos Educativos

O Projeto Educação e Trabalho oferece cursos para adolescentes ligados a instituições sociais e comunidades populares, que contam com o apoio do Instituto C&A.

Jardinagem – parceria com a Cruzada do Menor

Bijuterias – D+ da Conta em parceria com o Instituto C&A (de segunda a sexta, das 8h às 12h)

O Espaço Educação tem como objetivo realizar atividades lúdico-pedagógicas em complementação às exposições permanentes e temporárias do Museu, com o objetivo de dinamizar as visitas de alunos, despertando seu interesse pelo resgate e valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural.

O Encontro com Professores tem como objetivo realizar reuniões com professores e coordenadores de escolas, a fim de fornecer subsídios para que eles possam orientar adequadamente os seus alunos nas visitas ao Museu. Este projeto visa, ainda, a sensibilizar os educadores para as múltiplas possibilidades de uso pedagógico do Museu e do patrimônio cultural.

Data/Horário: às quartas-feiras (quinzenalmente), às 14h.
Valor: Gratuito
Tel.: 2558-6350, ramal 222
Visitas Agendadas – Divisão de Educação
Para grupos escolares, comunitários, de terceira idade e outros.
Marcar antecipadamente com a Divisão de Educação
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h – Tel.: 2558-6350, ramal 222

Exposição
Cronologia Republicana – Construída a partir de 42 cubos móveis que permitem aos estudantes interagir com fatos e acontecimentos que interferiram na história e na vida dos brasileiros, entre os anos de 1889 e 2000. Imagens, vídeos, músicas e objetos possibilitam uma experiência lúdica e um exercício de atenção, análise e crítica que tem como objetivo enriquecer o repertório cultural dos alunos

Eu, Getúlio – Nesta sala, os estudantes terão a possibilidade de conhecer uma parte da vida pessoal, do projeto nacionalista e do legado do presidente que por maior tempo governou o país.

Livraria: Oferece ao público títulos na área das ciências sociais, filosofia, teatro e literatura em geral, inclusive infantil, além de agendas, cartões e outros materiais do Museu e de museus do exterior. De segunda a sexta, das 12h às 21h; sábados e domingos, das 10h às 20h. Tel.: (0xx21) 2205-0603