Projeto estimula alunos a debater e repensar como como cada um exerce a sua cidadania

Por Solange Ramos

Os professores do Colégio Estadual Bairro Nova Aurora, que fica em Belford Roxo, Rio de Janeiro, têm um jeito muito especial de ensinar seus alunos, que fazem parte do Ensino Fundamental. Através do projeto “Ética e Cidadania – Livro da Vida”, os jovens aprendizes são estimulados a debater questões polêmicas e atuais nas áreas política, social, cultural e econômica, resultando num aprendizado de qualidade, no qual todos participam e aprendem.

Idealizado pela professora de Filosofia e História, Dulcinéia Alves Luciano da Silva, o “ Ética e Cidadania” é hoje desenvolvido por todos os professores do colégio. O objetivo principal é despertar nos alunos a vontade de debater e questionar seus direitos e deveres. O projeto é realizado em sala de aula através de todas as disciplinas que a escola dispõe, sempre abordando temas atuais e polêmicos do cotidiano, além dos acontecimentos mundiais.

Há cerca de sete anos, Dulcinéia resolveu introduzir no colégio uma série de projetos que têm como finalidade fazer os alunos repensarem a sociedade atual, exercitando a curiosidade dos estudantes para os problemas que acontecem no mundo. A cada bimestre, vários temas são abordados, como política, preconceito, saúde, meio ambiente, ética, educação afetiva e sexual, valores e conceitos morais, literatura, teatro, artes plásticas e música. Este último, inclusive, está sendo trabalhado no momento.

O tema gerador deste ano, “Vamos Dizer Sim à Vida”, foi dividido em subtemas relacionados a vários fatores, todos de formação social e intelectual. No primeiro bimestre, os alunos trabalharam a integração do colégio com a comunidade. O subprojeto “Trabalhando Valores e Conceitos Morais” fez com que todas as turmas da instituição se interligassem. Questões como religião, solidariedade, formação familiar, desemprego, diferenças sociais, discriminações (mulheres, índios, negros, pobres, moradores de morro, entre outros), principalmente na Baixada Fluminense, foram amplamente debatidas.

Já no segundo bimestre, o tema foi “Preservação da Vida – Meio Ambiente”. O colégio, através da parceria estabelecida com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, realizou palestras e cursos falando sobre a preservação ambiental. Foram ensinados novos ofícios, como reciclagem e a arte de plantar e cuidar do verde. Os alunos ficaram tão entretidos com o assunto que, no final do período, produziram um livro de poesias sobre o Meio Ambiente.

No momento, o subtema aplicado no colégio é o “Diga Sim à Vida”, um projeto todo desenvolvido em cima de paródias musicais, no qual os alunos discutem questões como violência, drogas e discriminação. Até o final deste bimestre, eles lançarão um CD montado com as melhores músicas de cada turma.

No final do ano, será trabalhada a temática “Uma Escola Prazerosa”, em que os professores, através de suas respectivas disciplinas, farão uma grande exposição, a Feira Integrada, relatando tudo que foi realizado no colégio durante o ano.

Ao término de cada bimestre, os alunos apresentam relatórios, pesquisas, cartazes, desenhos, poesias, montagens de murais, peças teatrais, jograis, danças, musicais, debates e visitas a lugares que falam sobre os temas abordados ao longo do ano. Enfim, apresentações sobre tudo o que aprenderam durante o período.

Vale lembrar que toda a comunidade, principalmente os pais dos alunos, participa ativamente dos cursos oferecidos pelos voluntários e professores da localidade.

Colégio Estadual Bairro Nova Aurora
Professora Dulcinéia Alves Luciano da Silva
Tel.: (0xx21) 2761-2193