Por Rebeca Carvalho

Educação...Uma Ciência... Uma Arte...Uma Prática...Um desafio!!!
Esse foi o tema do V Encontro Escola-Comunidade realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (Cefeteq), que teve como objetivo ratificar a importância do pleno papel transformador da Educação, bem como do desenvolvimento do ensino e da cultura, tanto na formação dos alunos como da comunidade em geral.
Nas oficinas, os visitantes tiveram a oportunidade de aprender trabalhos manuais, técnicas administrativas, culinária, danças de salão e várias outras atividades. Além das técnicas, os alunos conheceram as mais variadas obras literárias no estande do Centro de Incentivo à Leitura (CIL), um dos mais visitados pelo público.
Ao longo dos três dias de exposição, mais de 1000 pessoas puderam participar das várias atividades oferecidas nos estandes e nas oficinas. Vejamos algumas:

• Reaproveitamento total dos alimentos: A comunidade aprendeu como aproveitar ao máximo os alimentos, utilizando de forma saudável e saborosa aquelas partes que sempre jogamos fora, como por exemplo: talos da couve, casca de laranja, limão, abacaxi etc.

 

• Como fazer sabão e amaciante – Nesta oficina, as crianças aprenderam, como é fácil, fazer sabão e amaciante.
Sabão – Ingredientes: 200gr de pedaços de sabão, uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de detergente e uma colher de açúcar, 5 litros de água. Modo de fazer: cortar o sabão em pedaços bem pequenos, deixar durante 245 horas, depois levar ao fogo até ferver, retirar do fogo e adicionar os ingredientes; antes de esfriar, colocar nos potes.
Amaciante – Ingredientes:
1 pote de 500gr cheios de sobras de sabonetes, 250gr de glicerina líquida para amaciar as fibras dos tecidos, 200ml de leite de rosas para perfumar, 2 bonecas de anil para clarear os tecidos, 5 litros de água. Modo de Fazer: deixar os pedaços de sabão na água por três dias, mexendo de vez em quando. No fim, colocar na vasilha os sabonetes dissolvidos, levar ao fogo, mexendo lentamente para não criar espuma. Deixar ferver, tirar do fogo, acrescentar os produtos restantes e esperar esfriar.

• Reaproveitamento de garrafas de PET e reciclagem de papel: As Professoras Leila Braga e Maria Alice ensinaram os alunos a reciclar papel e a reutilizar as garrafas, transformando-as em bolsas, vasos etc.

• CIL – Centro de Incentivo à Leitura – O objetivo principal é proporcionar às pessoas a oportunidade de ler as mais variadas e atuais literaturas. O CIL torna-se diferente dos demais lugares que desenvolvem a prática da leitura, porque nele o público tem a possibilidade de estar em contato com vários lançamentos, autores e editoras, além de contar com um acervo bem diversificado, dividido em leitura impressa, sonora, visual e outros.

• Desmitificando o micro: Esta oficina foi voltada para os professores da rede pública que não tinham conhecimento algum de informática. Foram dadas noções básicas de como operar um microcomputador.

 

• Trabalhando o potencial criativo em crianças com dificuldade na aprendizagem: A Psicóloga Kátia Peixoto conversou a respeito desse tema com os profissionais de Educação de 1.ª a 4.ª série do Ensino Fundamental.

• Alcóolicos Anônimos – Neste estande, os profissionais da área falaram sobre a importância do centro de recuperação do alcoolismo, e como os membros ajudam-se mutuamente, compartilhando entre si uma enorme gama de experiências semelhantes em sofrimento e recuperação do alcoolismo. Mais informações pelo Tel.: (0xx21) 2233-4813.

• Senac e Vita Derm – Deram sua contribuição no V Encontro Escola-Comunidade. O Senac prestou sua ação social oferecendo, gratuitamente, para a sociedade corte de cabelo, escova e hidratação, tudo isso com o auxílio da Vita Derm, que contribuiu com a doação de produtos de cabelo.

• Cetecom – Alunos do 2.º ano do Ensino Médio do curso profissionalizante de Patologia marcaram presença, fazendo teste de tipagem sangüínea, tirando a pressão e passando flúor.

 

 

 

O Encontro Escola-Comunidade foi mais um passo dos professores do Cefeteq para promover a interação entre alunos e comunidade, gerando maior aproximação e conseqüentemente melhor convívio social.