O diabetes é uma doença muito comum no nosso meio e que, provavelmente, sempre existiu, desde a antigüidade. Por definição é uma doença que apresenta um aumento na taxa de açúcar nos vasos sangüíneos. A causa do diabetes está relacionada com o mal funcionamento do pâncreas, que produz um hormônio chamado insulina. Quando este órgão não está funcionando bem, isto é, não está liberando insulina suficiente para reduzir a taxa de açúcar no sangue, ocorre a hiperglicemia (aumento de açúcar no sangue).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se haver no Brasil mais de 5 milhões de brasileiros que sofrem de diabetes. Metade nem sabe que tem a doença, porque não faz exames ou não procura um serviço médico. É importante que todos procurem um posto de atendimento de saúde para fazer o exame e iniciar, o mais breve possível, o tratamento. Diabetes ainda é uma doença que não tem cura, mas tem tratamento, uma vez que pode ser controlada.

Diabetes é uma doença contagiosa?
Não, porque ninguém adquire diabetes em contato com outras pessoas que têm a doença.

Existem tipos diferentes de diabetes?
Sim. Existem basicamente dois tipos de diabetes. O diabetes Tipo 2, que representa 90% dos casos, é diagnosticado, mais freqüentemente, em pacientes acima de 35 anos. Há também o diabetes Tipo 1, diagnosticado, normalmente, em crianças e jovens que, na maioria dos casos, necessitarão de tratamento com insulina. Esse tipo representa 10% dos casos de diabetes.

Quais são os sintomas do diabetes?
As manifestações próprias do diabetes compreendem os seguintes sintomas:

  • Poliúria: aumento do volume urinário devido à diurese osmótica causada pela glicose;
  • Polifagia: fome para contrabalançar o estado de catabolismo promovido pela falta de insulina;
  • Polidipsia: sede excessiva, para contrabalançar a perda de água.

Mais do que saber os sintomas da elevação da glicemia (açúcar no sangue), devemos nos preocupar com as conseqüências do diabetes, que pode causar problemas cardiovasculares, provocando alterações cardíacas e predisposição ao infarto do coração; diminuição da circulação nas pernas, podendo abrir feridas que não cicatrizam, causando, até mesmo, a amputação de membros; alterações visuais; insuficiência renal e outras complicações.

Diabetes tem cura?
A doença deve ser monitorada e controlada, não só pelo médico, mas principalmente pelo paciente, pois, ainda hoje, não existe cura para o diabetes. No entanto, existe tratamento e isso é importante. Se o paciente com diabetes seguir o tratamento adequado, alimentando-se de acordo com a orientação que irá receber, praticando atividades físicas regulares e tomando, quando necessário, os medicamentos indicados pelo médico, ele poderá levar uma vida normal, evitando as complicações da doença, que certamente prejudicam a qualidade de vida.


Então, o que fazer? Como posso saber se estou com diabetes?
Todos nós devemos procurar um serviço de saúde para fazer exame de sangue. Somente assim poderemos saber se temos diabetes e, conseqüentemente, iniciar o tratamento para evitar as complicações e manter um padrão de vida saudável.

Dr. André Abrahão
Médico
Obs.: Qualquer dúvida, procure seu médico.