

Por Simone Jucá
Planejamento efetivo do projeto
Definido
o tema, o próximo passo refere-se ao planejamento dos objetivos,
ações e atividades, conforme análise seguinte:
Objetivos:
Desafiar os alunos para que investiguem as causas e efeitos sobre o meio
ambiente acarretados pelo Efeito Estufa, esperando que, no final do projeto,
eles apresentem possíveis soluções aos problemas
encontrados e que se posicionem com atitudes positivas, desenvolvendo,
desta forma, seus papéis de verdadeiros cidadãos.
Ações
planejadas para envolver:
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Professores
Montar um painel na sala dos professores, no qual serão colocados
artigos científicos, fotos e reportagens sobre o Efeito Estufa
juntamente com frases curtas de alerta para os possíveis efeitos
causados ao meio ambiente. Aguçados a curiosidade e o interesse,
introduzir posteriormente o convite para trabalharem com esta temática.
-
Alunos
Espalhar pela escola frases que aumentem a curiosidade sobre o tema, como:
O
que é o Efeito Estufa? Você já ouviu falar que a camada
de ozônio está sendo destruída?
Você
sabia que alguns aerossóis podem destruir a camada de ozônio?
Você
sabia que a temperatura média da Terra está subindo cada
vez mais?
Obs.:
Estas frases servirão apenas para aguçar o interesse dos
alunos, a fim de introduzi-los, posteriormente, no projeto.
-
Comunidade Externa
Será envolvida durante a realização do projeto, dependendo
das atividades realizadas pelos alunos. Estes podem, por exemplo, elaborar
folhetos explicativos à comunidade, solicitando a sua participação
em uma campanha.
Possíveis
atividades a serem desenvolvidas:
Após realizadas algumas investigações a respeito
de causas e efeitos, os alunos poderão desenvolver algumas atividades
em diversas disciplinas, como em:
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Língua Portuguesa:
- Produção de folhetos explicativos, cartilha de prevenção
do meio ambiente, frases de alerta, carta-alerta para a comunidade e redações
sobre o tema e/ou artigos para um jornal da escola.
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Matemática
- Desenho geométrico (com os ângulos reais) das fórmulas
dos compostos químicos envolvidos no tema, tais como oxigênio,
ozônio, dióxido de carbono, flúor, cloro, carbono,
dentre outros;
- Levantamento estatístico da evolução do buraco
na camada de ozônio;
- Cálculo da porcentagem dos gases na atmosfera;
- Cálculo das porcentagens de CFC nos aerossóis;
- Construção de gráficos;
- Cálculo de áreas.
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Ciências
- Estudo das moléculas já mencionadas nas atividades de
Matemática, embasando os alunos em suas fórmulas, estruturas,
ângulos e propriedades;
- Estudos dos efeitos e causas para embasamento dos alunos nas atividades
já mencionadas de Língua Portuguesa;
- Investigação dos efeitos das radiações no
corpo humano, nos animais e nos vegetais.
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Educação Artística
- Criação das moléculas já mencionadas na
forma de figuras sólidas e/ou maquetes;
- Elaboração de cartazes com desenhos demonstrativos dos
problemas provocados pelo Efeito Estufa ao meio ambiente.
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Geografia
- Estudo do Efeito Estufa nos solos (secas);
- Alteração das paisagens tropicais;
- Relações entre as queimadas e o Efeito Estufa;
- Descongelamento dos icebergs e seus efeitos no mar.
Sistema
de avaliação das aquisições dos alunos:
- Avaliação qualitativa dos trabalhos apresentados e das
atividades;
- Avaliação das apresentações e/ou exposições;
- Outros sistemas formais de avaliação (quando necessários).
Sistema(s)
de apresentação/exposição do projeto:
- Painéis;
- Seminários;
- Jornal;
- Coletânea de cartazes;
- Encenação;
- Feira de Ciências;
- Edição de filme etc.
Sistema de avaliação final do projeto:
- Avaliação contínua nas reuniões de acompanhamento;
- Resultado das avaliações dos alunos;
- Enquete entre os alunos;
- Envolvimento dos alunos;
- Envolvimento dos professores;
- Resultados dos materiais criados;
- Análise das atitudes desenvolvidas pelos alunos.
(Sugestão de projeto proposta pelo professor Nibo Ribeiro Nogueira,
autor do livro Interdisciplinaridade Aplicada Editora Érica).

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