Segunda etapa...


Por Simone Jucá

Planejamento efetivo do projeto

Definido o tema, o próximo passo refere-se ao planejamento dos objetivos, ações e atividades, conforme análise seguinte:

Objetivos:
Desafiar os alunos para que investiguem as causas e efeitos sobre o meio ambiente acarretados pelo Efeito Estufa, esperando que, no final do projeto, eles apresentem possíveis soluções aos problemas encontrados e que se posicionem com atitudes positivas, desenvolvendo, desta forma, seus papéis de verdadeiros cidadãos.

Ações planejadas para envolver:

- Professores
Montar um painel na sala dos professores, no qual serão colocados artigos científicos, fotos e reportagens sobre o Efeito Estufa juntamente com frases curtas de alerta para os possíveis efeitos causados ao meio ambiente. Aguçados a curiosidade e o interesse, introduzir posteriormente o convite para trabalharem com esta temática.

- Alunos
Espalhar pela escola frases que aumentem a curiosidade sobre o tema, como:

O que é o Efeito Estufa? Você já ouviu falar que a camada de ozônio está sendo destruída?

Você sabia que alguns aerossóis podem destruir a camada de ozônio?

Você sabia que a temperatura média da Terra está subindo cada vez mais?

Obs.: Estas frases servirão apenas para aguçar o interesse dos alunos, a fim de introduzi-los, posteriormente, no projeto.

- Comunidade Externa
Será envolvida durante a realização do projeto, dependendo das atividades realizadas pelos alunos. Estes podem, por exemplo, elaborar folhetos explicativos à comunidade, solicitando a sua participação em uma campanha.

Possíveis atividades a serem desenvolvidas:
Após realizadas algumas investigações a respeito de causas e efeitos, os alunos poderão desenvolver algumas atividades em diversas disciplinas, como em:

. Língua Portuguesa:
- Produção de folhetos explicativos, cartilha de prevenção do meio ambiente, frases de alerta, carta-alerta para a comunidade e redações sobre o tema e/ou artigos para um jornal da escola.

. Matemática
- Desenho geométrico (com os ângulos reais) das fórmulas dos compostos químicos envolvidos no tema, tais como oxigênio, ozônio, dióxido de carbono, flúor, cloro, carbono, dentre outros;
- Levantamento estatístico da evolução do buraco na camada de ozônio;
- Cálculo da porcentagem dos gases na atmosfera;
- Cálculo das porcentagens de CFC nos aerossóis;
- Construção de gráficos;
- Cálculo de áreas.

. Ciências
- Estudo das moléculas já mencionadas nas atividades de Matemática, embasando os alunos em suas fórmulas, estruturas, ângulos e propriedades;
- Estudos dos efeitos e causas para embasamento dos alunos nas atividades já mencionadas de Língua Portuguesa;
- Investigação dos efeitos das radiações no corpo humano, nos animais e nos vegetais.

. Educação Artística
- Criação das moléculas já mencionadas na forma de figuras sólidas e/ou maquetes;
- Elaboração de cartazes com desenhos demonstrativos dos problemas provocados pelo Efeito Estufa ao meio ambiente.

. Geografia
- Estudo do Efeito Estufa nos solos (secas);
- Alteração das paisagens tropicais;
- Relações entre as queimadas e o Efeito Estufa;
- Descongelamento dos icebergs e seus efeitos no mar.

Sistema de avaliação das aquisições dos alunos:
- Avaliação qualitativa dos trabalhos apresentados e das atividades;
- Avaliação das apresentações e/ou exposições;
- Outros sistemas formais de avaliação (quando necessários).

Sistema(s) de apresentação/exposição do projeto:
- Painéis;
- Seminários;
- Jornal;
- Coletânea de cartazes;
- Encenação;
- Feira de Ciências;
- Edição de filme etc.
Sistema de avaliação final do projeto:
- Avaliação contínua nas reuniões de acompanhamento;
- Resultado das avaliações dos alunos;
- Enquete entre os alunos;
- Envolvimento dos alunos;
- Envolvimento dos professores;
- Resultados dos materiais criados;
- Análise das atitudes desenvolvidas pelos alunos.
(Sugestão de projeto proposta pelo professor Nibo Ribeiro Nogueira, autor do livro Interdisciplinaridade Aplicada – Editora Érica).

Professora Dayse Serra
E-mail: dayseserra@yahoo.com