Uma realção de amor: o livro e eu

Por Beatriz Dusi

Mais um ano que se finda e só tenho a agradecer a todos a atenção recebida. Conto com vocês para continuar a troca de idéias neste espaço.
Este ano foi pródigo de homenagens ao livro: Bienal, Primavera do Livro, Paixão de Ler, Salão do Livro Para Crianças e Jovens. Passo para vocês os melhores lançamentos editoriais do ano.
O mês de dezembro nos lembra, de imediato, o Natal.
Natal é acontecimento, é o grande encontro. Todo evento merece um bom planejamento. Então, preparem-se espiritualmente para este especial momento: tempo, também, de trocas de presentes. E, aí, vão sugestões de leituras para todas as idades (para serem lidas ou contadas).

A Caixa Preta
Tiago de Melo Andrade, il. do autor; Ed. RHJ, BH
O livro nos conta sobre os malefícios que uma TV provoca nos habitantes de um planeta. Mas, como criança, quase sempre, tem boas soluções, o mal foi anulado. Indicado para leitores com experiência de leitura. Tiago recebeu o prêmio Jabuti 2001 na categoria de autor revelação com este livro.

De Bem com a Vida
Bia Hetzel, il. de Mariana Massarani; Ed. Mamati, RJ
Com este livro, a autora nos mostra todo seu carinho por gatos. É uma história bem interessante da qual os leitores iniciantes vão gostar muito. Mariana, com muita sensibilidade, nos passa, com seus traços, toda a poesia do texto

 

Jardins
Roseana Murray, desenhos de Roger Mello; Ed. Manati, RJ
“Flores alimentam sonhos, / dão de comer aos olhos, / arrumam e desarrumam / formas e cores.”
Este é um dos versos encantadores com os quais Roseana nos brinda ao final do ano. É uma leitura prazerosa, na qual a autora, com muita sensibilidade, arruma as palavras para transmitir o belo, com apoio do excelente projeto gráfico de Roger. É leitura para qualquer idade.

O Menino que Virou Escritor
Ana Maria Machado, il. de Ciro Fernandes; José Olympio Editora.
Como uma pessoa se torna escritor? Ana Maria traça a trajetória de José Lins do Rego desde a sua vidinha na fazenda até se tornar um grande escritor da vida brasileira – engenhos, cangaceiros, sertão etc. A autora homenageia o romancista pelos seus 100 anos festejados, agora, em 2001. Para leitores com habilidades de leitura.

Poesia Em Canto
Os poemas Clave de lua de Leo Cunha e Garranchos de Francisco Marques (Chico dos Bonecos) possibilitam brincar com idéias e imagens, estimulando a reflexão do leitor. As ilustrações são elaboradas a partir de uma coleção de telas de Eliardo França. Acompanham os livros CDs que ampliam a sonoridade dos poemas, educando os sentidos e apimentando ainda mais nossa visão lúdica do mundo. A versão musical ficou por conta de Renato Lemos, Luiz Macedo e André Abujamra. A editora é a Paulinas e crianças de todas as idades vão gostar destes livros.

Gravata sim, estrela não
Luciana Savaget, il. de Victor Tavares; Ed. DCL, SP
A autora nos faz atentos para que ouçamos também a voz do coração, e não somente o tic-tac do relógio... As ilustrações são um bom suporte para este texto poético. Leitura fácil e agradável para todas as idades.

Parece Mas Não É
Joan Steiner, fotos de Thomas Lindley, tradução de Mônica Stahel e Luiza Aparecida dos Santos; Ed. Martins Fontes, SP.
Este livro é para ser lido em uma roda de amigos ou em torno de uma mesa de jantar, sem limite de idade. É para que todos descubram mais de 1.000 objetos do dia-a-dia escondidos em cenas que formam o cotidiano.
“Vamos entrar nesse trem de magia
Em Parece Mas Não É, eu quero ser seu guia...”

Meninos do Mangue
Texto e ilustração de Roger Mello; Cia das Letrinhas, SP
“Quem disse que as coisas acontecem por acaso? Acontecem é por azar da sorte ou por falta de atenção da preguiça...”
Roger além de excelente ilustrador está se tornando um grande contador de histórias. Este livro vai fazer o leitor se encantar e participar com as peripécias de quem vive num mangue – crianças e adultos, siris, caranguejos e também aratus (caranguejo vermelho que sobe em madeira). Leitura indicada para quem já tem habilidade leitora.

O Livro dos Heróis para Crianças
Editado por Willian J. Bennett, il. de Michael Hangue, trad. de Fernanda Costa e Silva e Valeska de Aguirre; Ed. Nova Fronteira, RJ
Qual é o seu herói favorito? Um ídolo esportivo, caubói de filmes de bang-bang, algum famoso explorador, um cientista? Pense um pouco: o que é um herói? De um modo geral, é aquele que se sacrifica em prol de um bem comum. Este livro vem mostrar o dia-a-dia de vários heróis antigos e modernos, e será melhor aproveitado se as histórias forem contadas.