Evoluções e contribuições do homem na disseminação de informações de geração tecnológica

Por Cláudia Sanches

Teatro, dança, stands culturais, shows musicais, contadores de histórias, desfile de moda e até campanha de prevenção de doenças. Toda essa programação fez parte da III Feira Cultural e Tecnológica, realizada no Colégio Duque de Caxias entre os dias 22 e 24 de outubro. O tema “O Homem: Evolução e Conquistas” mostrou todas as etapas das conquistas e da história do homem, desde a pré-história até os dias atuais, apontando as vantagens e desvantagens do progresso.

Para o diretor da escola José Carlos Gonçalves, a feira sempre teve grande importância, porém, de dois anos para cá, ela cresceu muito e tornou-se um acontecimento no município: “Fizemos divulgação até através de outdoors”, revela o diretor, que trouxe aproximadamente 15 mil pessoas ao colégio, entre turmas de outras instituições de ensino e educadores. Segundo Johnny Veríssimo, coordenador dos cursos de Informática, a feira foi organizada pelos professores e alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio.

O professor de Educação Física Alexandre Miranda, fez da sua disciplina um espaço para valorizar as diversas manifestações culturais e a criatividade dos alunos. Na quadra de esportes, houve apresentação de dança, peças, poesias, jograis e até desfile de moda dos novos uniformes das turmas. “Todas as atividades são interdisciplinares”, lembra o professor, que não perde de vista os Parâmetros Curriculares Nacionais: “Os novos uniformes foram criados nas aulas de artes, mas foi necessário o auxílio de professores de outras áreas, como Língua Portuguesa, para ajudar na redação dos slogans, por exemplo”.

O professor Alexandre também fez parcerias com academias, que apresentaram lutas marciais e coreografias de dança: “Além dos ritmos da cultura pop e de dança contemporânea, aos quais os alunos estão mais acostumados, apresentamos também um balé clássico. A professora Tereza Betsold, única bailarina do gênero na Baixada Fluminense, fez uma apresentação aqui na quadra”, orgulha-se o professor: “O objetivo é enriquecer o patrimônio cultural dos estudantes”.

A divulgação do evento ficou por conta da turma do curso de Marketing. Além das parcerias com empresas, que estiveram presentes com seus stands, durante a feira o grupo de marketing funcionou como um banco de informações. A divulgação externa foi feita pela Internet e através de outdoors, patrocinados por algumas empresas. “Aqui na feira, estamos trabalhando no sentido de orientar as pessoas. Acionamos nossa equipe na hora em que começam as apresentações”, diz Eliezer Ricardo, aluno do 3.º ano do curso de Informática, responsável pelo site de Marketing.

Um grupo muito interessante foi a turma que criou o Clube do Astronauta. O tema era a conquista do espaço através da informática. “Aqui, em Duque de Caxias, se fala pouco em Astronomia”, queixa-se o professor Johnny. O grupo produziu maquetes, apresentou o primeiro brasileiro que irá ao espaço e montou um miniplanetário onde os próprios alunos mostraram os satélites no Sistema Solar aos visitantes. Além disso, o grupo trouxe um astrônomo na escola para dar uma palestra sobre o tema durante a feira. “A idéia foi falar sobre a importância da Ciência, que infelizmente tem pouco incentivo no nosso país”, afirmou o professor.

A evolução dos computadores, desde as pedrinhas que os homens usavam para fazer as contas, passando pela máquina de escrever, até os modelos digitais foi tema de outra turma de Informática. A apresentação do grupo termina com um vídeo sobre Robótica que fala do homem como vítima de seu progresso, criado pelos estudantes com imagens de arquivo editadas por eles. “As pessoas ficam muito interessadas em ver o computador da década de 70, que ainda era conectado à televisão”, conta o professor Johnny.

Um Mergulho na História
Um dos momentos mais emocionantes da feira foi o túnel do tempo, criado para explicar o ataque terrorista em Nova Iorque. A idéia surgiu na aula de História, quando o professor Darlan Xavier pediu que os alunos montassem um trabalho sobre o assunto para apresentar no evento. Com os conteúdos assimilados em sala de aula, os estudantes idealizaram um túnel através do qual o visitante era levado a repassar e a repensar a história do homem desde a Idade da Pedra até os dias de hoje. Cada porta do tempo representava uma época, com seu momento econômico, religioso e cultural. Todo o roteiro era acompanhado por uma trilha musical e narração.

De um lado do túnel, os estudantes colocaram fotos e textos relativos aos aspectos religiosos, e do outro lado, aqueles referentes aos aspectos materialistas. Quem andava através do túnel escuro, todo feito de sucata, mergulhava na pré-história; na Idade Média, com a supremacia da Igreja Católica; na Renascença, com o surgimento da arte e da ciência para explicar o surgimento do mundo, com a Reforma protestante de Ítalo Calvino; nas guerras mundiais; nas ideologias de esquerda da década de 60, passando por Che Guevara, até chegar à expansão do Islamismo e às ideologias neoliberais.

“Tudo isso para que as pessoas pudessem entender o porquê do fato. Eles fizeram uma análise do passado para entender o presente e pensar o futuro”, explicou Darlan. No fim do túnel, foi projetado um cômodo claro com frases e reflexões dos estudantes relativas à necessidade da paz mundial na tela de um computador.

As turmas de Enfermagem, supervisionadas pela coordenadora Gracinete Castro, simularam um verdadeiro ambulatório no último andar da escola. O tema do trabalho foi Educando o homem para a prevenção e doação: “A proposta do curso de Enfermagem está dentro do tema geral, uma vez que os trabalhos são todos direcionados ao homem para a construção de um mundo melhor’, explicou Gracinete.

 

O visitante chegava no local, fazia sua ficha, media pressão, peso e altura, e recebia informações sobre dieta saudável. No mini-hospital, havia uma sala de diabetes, na qual as pessoas com mais de 40 anos podiam fazer o teste, obter informações sobre a doença e seu tratamento, e também receber informações sobre prevenção do câncer de mama, útero e próstata, e higiene básica (direcionado à criança), bem como assistir a palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). O roteiro terminava com a sala antiestresse, em que o visitante tinha à disposição alguns tipos de terapias alternativas, como massagem corporal e facial, meditação, uma miniacademia, alongamento e um chá calmante.

A Educação Infantil também apresentou trabalhos interessantes, como “Avião: o transporte que mudou a História”, da 3.a série. Os alunos pesquisaram nos livros e na Internet. As crianças representaram o sonho de voar de muitas maneiras com as lendas do Sonho de Ícaro, passando pelo projeto de asa delta de Leonardo Da Vinci, até Santos Dumont, com a construção do 14 Bis. A aluna Taís Nunes, vestida de aeromoça, apresentou as maquetes montadas pelos alunos em sala de aula. Segundo a professora Floá Marques, esse tema é muito rico, porque nele se trabalha todas as disciplinas possíveis.

Para o professor Johnny Veríssimo, os alunos são motivo de muito orgulho: “Eles fizeram isso tudo sozinhos. Eu apenas orientei no conteúdo junto com os outros professores. Às vezes, eles me surpreendem. Até as crianças saem daqui impressionadas com os trabalhos”, revelou o professor emocionado: “Os estudantes colocaram em prática os conhecimentos teóricos. Além do aspecto didático, o evento agora se tornou fundamental, uma vez que contempla a área cultural, muito carente aqui na Baixada Fluminense”, afirmou o professor.

Colégio Duque de Caxias
Tel.: (0xx21) 2772-0160

O Aluno faz uma pequena demonstração da evolução do computador até a era da robótica

Através de um programa, o aluno dá o comando para que o robô ao lado comece a se movimentar e levante a peça

Na etapa final, através do comando eletrônico, o robozinho solta a peça na mão do aluno