
No
projeto, que recebeu o nome de Marco Pólo e as Grandes Invenções,
os alunos aprenderam sobre a vida do viajante que, em 1271, foi para a
China, aos 16 anos, onde descobriu a pólvora, a bússola
e os fogos de artifício, trazendo para o Ocidente essas e outras
descobertas
Por Andréia Brilhante
Você
já parou para pensar como seria a sua vida sem os objetos que o
rodeiam por todos os lados? Da lâmpada ao computador, do parafuso
ao foguete, tudo o que facilita a nossa vida foi criado pelo homem. É
o resultado da inesgotável criatividade humana.
Depois
de colocar esta questão em sala de aula, os professores do Colégio
Chameguinho, em Realengo, trabalharam um projeto com alunos do pré-escolar
à 4.ª série, mostrando desde as descobertas do viajante
veneziano Marco Pólo, do século XIII, até os inventos
das próprias crianças numa bela exposição.
O objetivo foi estimular a imaginação e a criatividade dos
estudantes.
No
projeto, que recebeu o nome de Marco Pólo e as Grandes Invenções,
os alunos aprenderam sobre a vida do viajante que, em 1271, foi para a
China, aos 16 anos, onde descobriu a pólvora, a bússola
e os fogos de artifício, trazendo para o Ocidente essas e outras
descobertas. Com trajes chineses e muito colorido, as crianças
também dançaram a música tema do programa Vila Césamo,
que fala da criatividade.
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Para
cada turma um invento
As pesquisas
não ficaram restritas a Marco Pólo. Cada turma pesquisou
um invento e sua evolução, expondo tudo em cartazes e através
de materiais reciclados. Alunos dos Jardins I e II pesquisaram como foram
inventados os brinquedos e descobriram que, antigamente, as bonecas eram
feitas de madeira e pano, e que, com o decorrer do tempo, passaram a ser
usados materiais plásticos, ganhando roupas e muitas cores. Já
a C.A. estudou os meios de comunicação, aprendendo, por
exemplo, que o telefone foi inventado por Graham Bell, em 1879. A televisão
e o rádio também foram pesquisados, e os alunos puderam
observar a importância de cada um desses veículos.
Para
a professora Mara Cristina da Silva, que trabalhou com a C.A, as aulas
criativas são mais divertidas. As crianças aprendem
brincando e não fica aquela monotonia. Isto combate até
a evasão escolar, disse.
Os
vôos foram pesquisados pelas turmas de 2.ª e 4.ª séries
da professora Sheila Maria Abraão. Entre os inventos estudados
estava o Zepelin, primeiro balão livre construído por Santos
Dumont em 1898, que também estava em exposição, mas,
claro, feito pelos alunos, com material de pára-quedas e muita
criatividade.
A
1.ª série, da professora Joseli Rodrigues, trabalhou com a
criação e a evolução da roda, mostrando como
surgiu a bicicleta, aperfeiçoada pelo alemão Drais, em 1815.
Cinema
e fotografia ficaram por conta da 3.ª série, que aprendeu,
por exemplo, que o americano George Eastman Kodak inventou o rolo de filme,
em 1889. Alguns fatos curiosos também foram abordados, como a primeira
projeção de uma locomotiva numa sala escura, quando as pessoas
saíram gritando, por acharem que a locomotiva sairia da tela.
Alunos
também inventam
Entre os inventos
dos próprios alunos, havia um cachorro futurista que come mola
e ferro, feito com latas, garrafa de refrigerante e papel laminado. Eles
inventaram, ainda, uma poltrona de caixa de leite, um jogo vaivém
em garrafa e máscaras de gaze e gesso. O objetivo desse projeto
é incentivar a reciclagem do lixo e a criatividade, estimulando
a criança a descobrir seu potencial. Quem sabe daí sai um
cientista?, questionou Cleuma Goulart de Oliveira, uma das diretoras
do Chameguinho.
Colégio
Chameguinho:
(0xx21) 2401-6562
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