Alunos transformam-se em agentes modificadores na preservação do meio ambiente

Por Lídia Freire

Se depender da conscientização ambiental dos alunos da Escola Municipal Affonso Taunay, no Lins, zona norte do Rio, o mundo estará a salvo dos malefícios causados pelo próprio homem. “Nosso projeto político-pedagógico é O Amanhã Começa Hoje” – revela a diretora Felicidade Loureiro dos Santos, há dois anos no cargo. “Existe ainda o subprojeto Terra, Tu És o Mais Bonito dos Planetas, que, além de discutir e repensar a destruição do meio ambiente, incluiu palestras oferecidas por Furnas e pela Light, incentivando o combate ao desperdício de energia elétrica”, complementa.

O esforço coletivo da equipe de professores, no entanto, não pára por aí. “Os alunos também participaram de concurso interno de selos, cujo tema, este ano, foi o dos três “R”: Reciclar, Reduzir e Reaproveitar”, diz a diretora. Guilherme Tavares da Rocha Coelho, da 4.ª série, foi escolhido o autor do melhor selo de sua turma, a 401. O traço firme do menino de 11 anos mostrou, no papel, o que grande parte da população faz com freqüência: largar torneira aberta, deixando a água escorrer, literalmente, pelo cano. E, esperto, foi capaz de apontar falhas cometidas por gente grande. “As crianças conseguem pensar mais do que os adultos, porque tem muito adulto que desperdiça energia” – diz, categórico.

Missão maior, no entanto, é levar essa conscientização além dos limites da sala de aula. “O importante não é fazer com que os alunos mudem de opinião só dentro da escola, precisamos deles como agentes modificadores na comunidade onde vivem” – lembra Felicidade dos Santos, que, antes de assumir a Direção, trabalhava na Sala de Leitura.

No dia 5 de junho, quando se comemora o dia do meio ambiente, crianças de todas as séries do Ensino Fundamental da Escola Affonso Taunay tomaram a calçada da rua Vilela Tavares. A intenção não era protestar, mas, ao contrário, chamar a atenção da comunidade para a responsabilidade que todos devem ter no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida. O selo, com direito a frases criadas por seus respectivos autores, foi transformado em marcador de livro, distribuído gratuitamente aos pedestres. “Não devemos jogar lixo no mar; É preciso deixar as ruas limpinhas; É preciso economizar luz; Devemos reciclar as latas; e Podemos aproveitar as outras formas de energia” são alguns exemplos de mensagens criadas pelos estudantes, que já começam a despertar para a necessidade de se preservar tudo que está na natureza.

A Escola Affonso Taunay participa, também, do Programa O Dia na Sala de Aula, promovido pelo Jornal O Dia. Além da remessa de periódicos para a escola, que utiliza as reportagens em atividades lúdicas e como material de discussão, o programa inclui reuniões e encontros para professores.

Mas o ponto alto é o concurso promovido para escolas da rede municipal, que acontece anualmente, sempre com uma temática diferente. O tema de 2001, por coincidência, foi ao encontro da filosofia do colégio: Planeta em Festa. Segundo o regulamento, o trabalho, que rendeu à escola o prêmio de menção honrosa e mobilizou as turmas do CA à 4.ª série, deveria ser apresentado em 20 folhas de cartolina branca.

As professoras regentes, com apoio da Sala de Leitura, se debruçaram sobre conteúdos ligados ao assunto, usando muita criatividade e materiais diferentes. As duas turmas de 3.ª série do Ensino Fundamental criaram classificados pedindo a ajuda das pessoas na preservação do meio ambiente. Um dos anúncios elaborados foi o seguinte: “Aluga-se um baú que dentro dele se esconde um segredo muito importante, que é a vida da natureza e a salvação do planeta” – relatou a diretora Felicidade.

A turma da classe de alfabetização também se envolveu com o Concurso Planeta em Festa. A professora Lilian Britto Prado da Silva explorou o livro Abelha Abelhuda, da autora Heliana Barriga (Coleção Acalanto). Segundo a história, a Abelha Abelhuda era completamente diferente das companheiras: usava óculos, tinha nariz comprido e gostava tanto das flores que não fazia mel só para não importuná-las. Por causa do comportamento considerado estranho, acabou sendo expulsa da colmeia. Foi viver em um canteiro muito florido e, numa bela manhã, aconteceu algo fantástico: a abelhinha acordou transformada em uma linda flor. Em seguida, os pequeninos, mesmo com o vocabulário reduzido, deram seus depoimentos escritos sobre a narrativa, confeccionaram lindas flores de origami e colaram tudo na cartolina, na qual também havia a reprodução de uma abelha.

Em junho, também na Semana do Meio Ambiente, houve uma outra grande realização dos alunos: o Painel Ecológico, feito com a ajuda de uma professora de artesanato, participante do Projeto Amigos da Escola. Em folhas de papel pardo que, coladas umas às outras, chegaram a quase três metros de comprimento, fizeram os mais variados desenhos usando material reaproveitado do lixo, como tampinhas de garrafa e embalagens plásticas.

A união faz a força bem que serviria de lema para a Escola Affonso Taunay. Apesar de pequena – afinal, são apenas 12 turmas com uma média de 20 alunos em cada uma –, a escola consegue transmitir a importância de se trabalhar coletivamente. Prova disto é o projeto Latasa, do qual já participam desde 1994. “Além da troca de latas de alumínio e garrafas pet por equipamentos, os alunos têm oportunidade de recolher de suas comunidades o lixo que ainda pode ser reciclado”, salienta Felicidade Loureiro. E o esforço tem valido a pena. “Já conseguimos aparelhagem de som, nove ventiladores e um bebedouro” – conta a diretora, que faz questão de registrar todas as conquistas com sua pequena máquina fotográfica.

 

Escola Municipal Affonso Taunay
Diretora: Felicidade Loureiro
Tel.: (0xx21) 2594-1154