MEC lança programa que visa a incentivar e popularizar o hábito de leitura

Por Antônia Lúcia

Era uma vez... essa é uma das frases clássicas dos livros de histórias infantis da qual todos nós já fomos narradores ou, no mínimo, ouvintes. Embarcando nesse mundo da leitura, o Ministério da Educação lançou, na semana de 10 a 14 de setembro, a campanha Tempo de Leitura, com o tema “Vamos Fazer do Brasil um País de Leitores”, visando a incentivar e popularizar o hábito de leitura no Brasil.

Durante a Campanha, o MEC lançou para os professores o Guia do Usuário do Programa Nacional de Biblioteca na Escola, “Histórias e Histórias”, da professora e escritora Marisa Lajolo. São 112 cartas com sugestões e soluções de problemas pedagógicos com a utilização do Programa Nacional Biblioteca na Escola em aulas de Português, Ciências, Matemática e Educação Sexual.

Com transmissão via Embratel, que deu oportunidade a milhares de professores e telespectadores de todo o país de participarem da teleconferência, o primeiro dia da campanha foi marcado por um debate que reuniu várias personalidades da nossa literatura, entre elas os escritores José Roberto Torero, Ana Maria Machado, Marisa Lajolo, Ruth Rocha e o escritor e cartunista Ziraldo, responsável pela personagem-símbolo da campanha, a Professora Maluquinha.

A pergunta recorrente na teleconferência foi: “Como Gostar de Ler?”. De acordo com a escritora Ana Maria Machado, os familiares têm um papel fundamental no despertar da criança para a prática da leitura. “No despertar da curiosidade, levaremos o Brasil a ser um país de leitores”, ilustrou. O escritor Ziraldo completou, dizendo: “É feliz quem gosta de ler e tem gente que já nasce apaixonado pelos livros, sem cobranças.”

Em mensagem, o Ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, afirmou que sua expectativa é de que a campanha ultrapasse os muros escolares, reforçando o hábito da leitura dentro e fora das salas de aula, pois, segundo ele, o livro é o maior aliado na aprendizagem.

A campanha Tempo de Leitura complementa outras ações já implementas, com sucesso, pelo Ministério da Educação, visando à melhoria da qualidade do nosso ensino, como os Programas do Livro Didático, Biblioteca na Escola, Bolsa-Escola, Parâmetros Curriculares Nacionais, entre outros.