Oficinas ensinam aos alunos a importância das disciplinas

Por Andréia Brilhante

“Por que estudo Matemática? Onde vou aplicar Geografia na vida? E para que serve a disciplina de Ciências?” As perguntas feitas por milhares de crianças são respondidas nas oficinas do Pólo de Educação Pelo Trabalho, realizadas na Escola Municipal General Tasso Fragoso, em Padre Miguel.

Fora do horário escolar, alunos do Ensino Fundamental participam das oficinas de Informática, Educação Para o Lar e Inglês Para Turismo. O objetivo é levar a criança a valorizar a escola e fazer a integração do aluno com as disciplinas do núcleo comum, mostrando a sua aplicação na vida. “A idéia não é preparar para o trabalho, mas para a cidadania, aumentando o nível de escolaridade, embora, no futuro, essas oficinas possam gerar uma melhor colocação no mercado”, disse o professor de Técnicas Comerciais e coordenador do pólo, Maurício Resende de Souza.

O programa é da Secretaria Municipal de Educação e podem participar do Pólo de Educação Para o Trabalho alunos da 3.ª à 8.ª série do Ensino Fundamental, à exclusão da oficina de inglês para turismo, na qual eles têm de estar, pelo menos, na 5.ª série do Ensino Fundamental. As turmas têm uma hora e meia de aula por semana, com exceção da oficina de inglês que tem três horas semanais.

Oficina de Informática

Nesta oficina, os alunos aprendem a utilizar programas como Word, Paint, Power Point e Excel. Digitando um texto no Word, eles trabalham a ortografia; desenhando figuras geométricas, a Matemática e, assim, mesmo fora do horário escolar, reforçam o conhecimento das outras disciplinas. “Se a criança faz uma lista de compras, pode lançar preços, ver se consegue abatimentos e elaborar uma planilha em função disso”, exemplificou a professora de Técnicas Agrícolas com capacitação para Informática Educativa, Bárbara Lúcia Guimarães.

Em um dos trabalhos, a turma elaborou cartilhas sobre o meio ambiente. Para mostrar como a natureza vem sendo prejudicada com as ocupações desordenadas, um aluno escreveu na cartilha: “O avanço sobre o verde na capital: 46 favelas já ocupam o Parque Nacional da Tijuca”. Em cima do texto digitado está o desenho das casas feito no computador.

A oficina de Informática tem quatro estágios, cada um com duração de dois meses, que incluem a utilização da Internet. Quem estiver em grau avançado pode pular estágios.

Camila Gomes Fernandes, 12 anos, da 6.ª série do Ensino Fundamental, já aprendeu a digitar, desenhar e juntar texto com desenho no computador. “Entrei para a oficina porque, hoje, para conseguir qualquer trabalho tem que saber informática”, disse.

Inglês Para Turismo

Conhecer os pontos turísticos e geográficos e valorizar a cidade onde os alunos vivem são os objetivos da oficina de Inglês Para Turismo. Neste caso, é trabalhada a interdisciplinaridade entre Inglês e Geografia, pois a turma estuda rios, relevo, a topografia do Rio de Janeiro e visita alguns pontos turísticos. Essa oficina tem duração de dois anos, mas o aluno pode optar por fazer apenas um semestre. Em cada seis meses, ele aprende uma área, como, por exemplo, floresta, e o vocabulário de inglês aplicado nela. Se continuar na oficina, no próximo semestre pode passar para casas culturais e assim por diante.

Educação Para o Lar

Já na oficina de Educação Para o Lar, o objetivo é trabalhar a higiene, o valor nutritivo dos alimentos e a conservação dos produtos. Ela está bastante ligada à disciplina de Ciências. A duração é de um semestre e é aberta à comunidade e a alunos de outras escolas. Cada um traz um ingrediente de casa e todos fazem os pratos juntos. A idéia é desenvolver, também, o espírito de equipe. Segundo a professora de Educação Para o Lar, Neuza Trindade Medeiros, depois de terminarem a oficina, alguns alunos acabam abrindo o próprio negócio na área de alimentação.

No final de cada semestre, a turma trabalha com artesanato. Além de desenvolver a capacidade de criação, o objetivo é mostrar a importância da reciclagem do lixo. Cestas e lixeiras de jornal são alguns dos trabalhos produzidos.

A escola está organizando uma nova oficina, a de jornal. Os educadores investem nesse programa, porque a missão do pólo é trazer melhoria de vida para os alunos enquanto cidadãos, na relação com eles mesmos e com a sociedade. Os professores acreditam que esses trabalhos paralelos melhoram o rendimento das crianças nas disciplinas comuns.

Escola Municipal General Tasso Fragoso
Tel.: (0xx21) 3331-4705