Por Andréia Brilhante
Fora do horário escolar, alunos do Ensino Fundamental participam das oficinas de Informática, Educação Para o Lar e Inglês Para Turismo. O objetivo é levar a criança a valorizar a escola e fazer a integração do aluno com as disciplinas do núcleo comum, mostrando a sua aplicação na vida. “A idéia não é preparar para o trabalho, mas para a cidadania, aumentando o nível de escolaridade, embora, no futuro, essas oficinas possam gerar uma melhor colocação no mercado”, disse o professor de Técnicas Comerciais e coordenador do pólo, Maurício Resende de Souza. O programa é da Secretaria Municipal de Educação e podem participar do Pólo de Educação Para o Trabalho alunos da 3.ª à 8.ª série do Ensino Fundamental, à exclusão da oficina de inglês para turismo, na qual eles têm de estar, pelo menos, na 5.ª série do Ensino Fundamental. As turmas têm uma hora e meia de aula por semana, com exceção da oficina de inglês que tem três horas semanais.
Nesta oficina, os alunos aprendem a utilizar programas como Word, Paint, Power Point e Excel. Digitando um texto no Word, eles trabalham a ortografia; desenhando figuras geométricas, a Matemática e, assim, mesmo fora do horário escolar, reforçam o conhecimento das outras disciplinas. “Se a criança faz uma lista de compras, pode lançar preços, ver se consegue abatimentos e elaborar uma planilha em função disso”, exemplificou a professora de Técnicas Agrícolas com capacitação para Informática Educativa, Bárbara Lúcia Guimarães. Em um dos trabalhos, a turma elaborou cartilhas sobre o meio ambiente. Para mostrar como a natureza vem sendo prejudicada com as ocupações desordenadas, um aluno escreveu na cartilha: “O avanço sobre o verde na capital: 46 favelas já ocupam o Parque Nacional da Tijuca”. Em cima do texto digitado está o desenho das casas feito no computador. A oficina de Informática tem quatro estágios, cada um com duração de dois meses, que incluem a utilização da Internet. Quem estiver em grau avançado pode pular estágios. Camila Gomes Fernandes, 12 anos, da 6.ª série do Ensino Fundamental, já aprendeu a digitar, desenhar e juntar texto com desenho no computador. “Entrei para a oficina porque, hoje, para conseguir qualquer trabalho tem que saber informática”, disse.
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Inglês
Para Turismo Conhecer os pontos turísticos e geográficos e valorizar a cidade onde os alunos vivem são os objetivos da oficina de Inglês Para Turismo. Neste caso, é trabalhada a interdisciplinaridade entre Inglês e Geografia, pois a turma estuda rios, relevo, a topografia do Rio de Janeiro e visita alguns pontos turísticos. Essa oficina tem duração de dois anos, mas o aluno pode optar por fazer apenas um semestre. Em cada seis meses, ele aprende uma área, como, por exemplo, floresta, e o vocabulário de inglês aplicado nela. Se continuar na oficina, no próximo semestre pode passar para casas culturais e assim por diante. Educação Para o Lar Já na oficina de Educação Para o Lar, o objetivo é trabalhar a higiene, o valor nutritivo dos alimentos e a conservação dos produtos. Ela está bastante ligada à disciplina de Ciências. A duração é de um semestre e é aberta à comunidade e a alunos de outras escolas. Cada um traz um ingrediente de casa e todos fazem os pratos juntos. A idéia é desenvolver, também, o espírito de equipe. Segundo a professora de Educação Para o Lar, Neuza Trindade Medeiros, depois de terminarem a oficina, alguns alunos acabam abrindo o próprio negócio na área de alimentação. No final de cada semestre, a turma trabalha com artesanato. Além de desenvolver a capacidade de criação, o objetivo é mostrar a importância da reciclagem do lixo. Cestas e lixeiras de jornal são alguns dos trabalhos produzidos. A escola está organizando uma nova oficina, a de jornal. Os educadores investem nesse programa, porque a missão do pólo é trazer melhoria de vida para os alunos enquanto cidadãos, na relação com eles mesmos e com a sociedade. Os professores acreditam que esses trabalhos paralelos melhoram o rendimento das crianças nas disciplinas comuns.
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