Recentemente, foi publicada na mídia a intenção do Ministro da Saúde, José Serra, de criar plano de saúde privado específico para compra de medicamentos, objetivando a elevação do nível da saúde da população.

No rastro desta manifestação, sugerimos que o ilustre ministro proponha mecanismos para que haja incentivos fiscais para as entidades associativas e seus assemelhados, a fim de que estas disponibilizem aos seus associados medicamentos a preço de fábrica, viabilizando o custo e diminuindo-lhes o ônus tributário, presente no mercado regular de medicamentos.

Tal medida contribuiria, consideravelmente, para que as referidas entidades associativas, com suas capacidades de organização, pudessem, em pouco tempo, popularizar tal medida e fomentar a acessibilidade dos medicamentos a um bom percentual da população, alcançando inúmeros segmentos organizados.

A Appai já está avançando neste caminho. Estamos desenvolvendo um Programa de Acesso Facilitado a Medicamentos para nossos associados e seus dependentes, acreditando que esta medida irá minimizar os gastos na aquisição de remédios, protegendo os orçamentos familiares e melhorando, conseqüentemente, a qualidade de vida do nosso quadro social.

Júlio Cesar da Costa
Appai