Por Tony Carvalho

Se o educador Darcy Ribeiro, idealizador da escola de horário integral, estivesse vivo, estaria completando 79 anos. Para comemorar a data, foi realizada - no período de 22 a 26 de outubro - no mezanino do metrô da Estação Carioca, no Rio de Janeiro, uma intensa programação cultural.

O evento, que teve como título Concretizando o Sonho de Darcy Ribeiro, envolveu alunos de 74 Cieps de todas as regiões do Estado. De acordo com a gerente do Programa do Horário Integral, professora Ângela Fernandes, o objetivo da programação foi o de mostrar à população do Rio como é o trabalho produzido nas escolas que já adotam o regime de horário integral. Foram 51 horas de apresentações folclóricas, contadores de histórias, grupos de teatro, dança moderna, indígena e afro, além de exposições de artesanato.

 

Cada um dos 13 pólos do Programa de Implementação de Horário Integral da Secretaria de Educação do Estado do Rio montou um estande em que foram exibidos os trabalhos produzidos por alunos, professores e animadores culturais das diferentes unidades. “O trabalho realizado nesses pólos resgata o sonho idealizado por Darcy de tirar crianças e adolescentes das ruas e mantê-los, o maior tempo possível, dentro das escolas, não apenas com o ensino curricular tradicional, mas também possibilitando a descoberta de suas potencialidades. Assim, mesmo diante de todas as complicações sociais e econômicas nas quais estes jovens estão inseridos, será possível lhes revelar um novo mundo de possibilidades”, explica Ângela.

Dos 359 Cieps, 223 já estão funcionando em horário integral, além de 16 escolas da rede que aderiram ao programa. A homenagem a Darcy Ribeiro culminou às 16 horas do dia 26, quando alunos de 359 Cieps e mais cinco escolas da rede, que já aderiram ao horário integral, cantaram simultaneamente os parabéns pelo aniversário do educador. O encerramento da festa se deu no mezanino com a apresentação de alunos do Ciep Nação Mangueirense, num espetáculo de cavaquinho e percussão.