Por Antônia Lúcia

Com sua privilegiada localização sobre um mirante de 2.500 m2, cercado pelo mar, o ousado projeto arquitetônico do Museu de Arte Contemporânea de Niterói foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer na década de 90, juntando-se aos monumentos históricos estabelecidos ao redor do MAC, como a Fortaleza Santa Cruz, a Ilha e a Igreja da Boa Viagem, além do Corcovado e do Pão de Açúcar ao fundo, completando o belíssimo cenário do local.

Um dos fatores determinantes para a criação do Museu de Arte Contemporânea de Niterói foi a necessidade de ter um local com uma infra-estrutura capaz de abrigar a coleção de arte contemporânea brasileira de João Sattamini, reunindo a produção artística dos mais representativos e atuantes artistas desde a década de 50 até o momento atual. A coleção de João Sattamini reúne 1200 obras, sendo considerada, pelos especialistas, uma das mais importantes existentes no país.

Um dos objetivos das obras expostas no museu é levar o público a pensar as questões que retratam o nosso momento, no que têm de inquietante, desafiador e, até mesmo, de incompreensível. Tal incompreensão nos remete a um aspecto positivo, uma vez que nos obriga a refletir sobre o que é arte hoje e o que ela representou em outras gerações. Esta expectativa nos mostra que o papel de um museu, especialmente de arte contemporânea, não é o de dar todas as respostas, mas sim de levar o público a apreciar e ter acesso a essas questões que irão situá-lo melhor no mundo e no seu tempo.

Atividades Oferecidas pelo Museu à Comunidade do Ingá

O MAC oferece aos jovens da Comunidade do Ingá várias atividades educativas pertencentes ao Projeto Arte Ação Ambiental, que visam à capacitação dos participantes, tendo a arte e a formação de cidadania cultural e ambiental como princípios básicos de suas ações. Essas atividades dividem-se em quatro oficinas:

- Oficina Papel Reciclado Artesanal
- Oficina de Jogos Neoconcretos
- Oficina de Cidadania Ambiental
- Oficina da Terra

 

Programa da Divisão de Arte e Educação

A divisão de Arte e Educação do Museu de Arte Contemporânea de Niterói tem um papel significativo dentro da estratégia da instituição. Além de atender regularmente aos alunos de todos os segmentos e ao público em geral, com visitas guiadas, encontros com professores e atividades com as escolas, o MAC desenvolve um trabalho com atividades lúdicas paralelas a cada exposição oferecida. Uma das atividades que está sendo desenvolvida paralelamente às exposições Tempo – Rubens Gerchman e Os Redundantes e as Elites das Cavernas de Carlos Miele tem como tema “Cada Olhar, Uma História” – uma proposta que objetiva servir de termômetro para saber como os participantes, depois de visitarem a exposição, vêem ou entendem a mensagem de cada trabalho exposto.

Agenda de Exposições

Além da exposição permanente, o museu estará abrigando, até o final do ano, duas outras exposições.

Tempo – Rubens Gerchman
Período: Até 02 de dezembro
Local: Salão Central e Varanda

.Os Redundantes e as Elites das Cavernas – Carlos Miele.
Período: Até 18 de novembro
Local: Mezanino

Contatos para Visitação

Horário de visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h Visitas

Guiadas: De quarta a sexta, das 11h às 16 h Grupo de até 30 pessoas por monitor Grupos de turismo – R$ 3,00 por pessoa Sábados, domingos e feriados – R$ 5,00 por pessoa

Obs.: Para as escolas das redes pública e particular não é cobrada a visita orientada

Marcar com antecedência na divisão de Arte e Educação

Mais informações pelo Tel.: (0xx21) 2620-2400 ou 2620-2481, ramal 25..