Por Leonardo Max Ele não inventou a fórmula da Teoria da Relatividade, mas, a exemplo do famoso físico alemão Albert Einstein, as criações do professor de Física Rinaldo Paulino de Souza têm despertado o interesse dos alunos do Colégio Estadual Nuta Bartelet James, em Nilópolis, no Rio de Janeiro, por uma ciência considerada maçante quando vista somente pela ótica da teoria e da simples resolução de equações algébricas. Trata-se de diversas engenhocas construídas pelo próprio Rinaldo, nas quais é aplicada, literalmente, toda a teoria ensinada na sala de aula. O professor-inventor explica que visa a estimular a curiosidade e o entusiasmo do aluno, de forma que o desejo de descobrir funcione como coadjuvante do processo de ensino-aprendizagem: É necessário acabar com o enfadonho método de ensino da sala de aula. Quando teorizamos exageradamente, acabamos reduzindo a Física a um simples processo de solução de equações algébricas. E isso é nocivo ao aluno que ainda não tem capacidade de abstração.
Um exemplo é o invento intitulado Máquina de Heron, que explicita o processo de transformação da energia. Na verdade, trata-se do princípio físico que faz mover o trem a vapor. Com uma simples lâmpada queimada, dois tubos de ferro para a saída do gás, água e uma fonte de calor para gerar o vapor, o professor demonstra como são movidas as locomotivas, transformando o vapor em força mecânica geradora de movimento. Segundo o educador, o invento ensina que nós não criamos nada na natureza, apenas transformamos um forma de energia em outra.
|
Outro invento é a adaptação de um projetor a laser sustentado por uma
barra metálica “A barra de ferro que sustenta o vão da auto-estrada se dilatou em função do calor, de modo que o peso aplicado no centro do vão fez com que ele cedesse e caísse. Ao se defrontarem no laboratório com fenômenos da Física que reproduzem situações do dia-a-dia, os alunos são levados a refletir sobre como podem exercitar o que aprenderam no mundo real”, comenta.
Sua próxima meta é promover em novembro próximo, juntamente com o também professor de Física Anselmo Oliveira, uma Feira de Ciências que visa a entrelaçar as atividades de todas as disciplinas, seguindo a orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborados pelo Ministério da Educação. “Na
natureza, a Matemática, a Física e a Química não aparecem Rinaldo se dispõe a auxiliar e instruir os professores interessados em construir algum experimento. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail rinaldoaps@ig.com.br.
|