Por Cláudia Sanches

Aproximadamente 840 alunos da Escola Municipal Mozzart Lago, da Educação Infantil à 8.ª série, levaram para as ruas da comunidade, em pleno mês de julho, o III Desfile Ecológico, com o tema Só o Sonhador Constrói o Futuro. A escola contou a saga de sonhadores que trouxeram o progresso para o país e as suas conseqüências para o meio ambiente. Em 1999, foi a vez de Navegar é Preciso, em função das comemorações dos 500 Anos de Descobrimento; em 2000, o Descobridor dos Sete Mares, que tinha como mote as grandes descobertas da humanidade.

O trabalho, que já tem mais de uma década, teve início quando os professores, preocupados com a depredação e sujeira do ambiente escolar e com a constante poluição do Rio das Pedras, que passa em frente ao colégio, decidiram fazer um trabalho de conscientização junto aos alunos, mostrando a importância da conservação da natureza e do meio em que vivem. A partir daí, o professor de Técnicas Agrícolas, Plínio Sacramento, juntamente com os outros educadores, colocou em prática um conjunto de medidas no sentido de conservar o meio ambiente.

Na primeira fase, os alunos começaram a reutilizar o lixo na confecção de artesanatos e fantasias de sucatas nas oficinas de artes, participaram de palestras sobre reciclagem e começaram a mobilizar seus pais e a sensibilizar os comerciantes locais através de campanhas que ressaltavam a importância da conservação da natureza. De acordo com Plínio, os próprios estudantes sentiram necessidade de sair das salas de aula. “Eles se entusiasmaram com a qualidade do material que já tinham produzido”, revela. À medida que o sucesso do projeto crescia, outros professores se engajavam. O resultado, diz Plínio, é evidente, não só na organização dos carnavais ecológicos, mas também nos corredores escolares e no bairro.

Samba e Interatividade

Quem vê a escola mirim passar não tem noção do processo de aprendizagem que está por trás do desfile. Cada tema ali abordado foi cuidadosamente trabalhado durante o ano letivo com os professores de todas as turmas e disciplinas, desde a letra do sambaenredo – analisada pela professora de Língua Portuguesa, passando pelas fantasias confeccionadas durante as aulas de artes, até a criação das alas.

Por ser uma das mais expressivas manifestações culturais do país, e por ser um contexto no qual se pode explorar várias disciplinas inerentes ao currículo escolar, os docentes acabaram optando pelo desfile carnavalesco. “Existia a proposta de se utilizar música sertaneja ou música baiana, mas nenhum ritmo revelou a complexidade do samba-enredo, que é muito rico e propício para se explorar História, Geografia, Português entre outras disciplinas. Compusemos a letra, com os alunos de 5.ª à 8.ª séries, durante as aulas e encontros. A música desse ano foi o samba da Portela, do qual fizemos uma adaptação para o nosso tema. Ninguém pode imaginar o que se pode trabalhar com a letra do samba-enredo”, explica ela entusiasmada. Segundo a professora de História, Eliana Gentil, a escolha do tema Visconde de Mauá como o grande empreendedor do século XIX foi uma maneira de fazer a ligação entre o conteúdo de História que estava sendo ensinado e a discussão sobre meio ambiente: “Dentre as personalidades que sonharam com o progresso está o Barão de Mauá, que pensou um país desenvolvido, criou bancos, a iluminação a gás, os estaleiros etc. Ele era tão visionário para a época que chegou a ter mais popularidade do que o próprio Imperador D. Pedro II. Mostramos o sonhador no século XIX querendo um Brasil mais desenvolvido, mas também expomos as conseqüências dos avanços tecnológicos, como, por exemplo, a poluição da Baía da Guanabara.”

As 16 alas foram divididas em subtemas relacionados à ação da humanidade sobre o meio. A ala Cantando e Voando nas Asas da Imaginação abriu o desfile com as turmas da Educação Infantil, levando a mensagem principal, que é o sonho como mola mestra das mudanças no mundo. Para representar a idéia, as crianças se fantasiaram de astronautas, que representaram o sonho da conquista do espaço, e de anjos, que simbolizaram a busca da paz universal.

Outra ala que traduziu muito bem o tema foi a Água e Vida, da professora de História, Eliana Gentil, que abordou a questão do crescimento da cidade do Rio de Janeiro em contraposição à urbanização desordenada. A ala mostrou o passeio das moças na cidade e os escravos chamados “tigres”, que tinham a função de jogar os dejetos na Baía de Guanabara no final da tarde, em uma época na qual não existia rede de esgotos. Com isso, a professora explorou também Geografia, falando das fontes de energia e das redes de esgotos.

Em parceria, a professora de Geografia, Lorena Lopes e a professora de Educação Física, Suzane de Moura Gomes, apresentaram uma coreografia de dança aeróbica em O Desafio do Lixo. O objetivo era falar sobre o acúmulo do lixo, hoje um dos maiores problemas ambientais, levando no estandarte a proposta da reciclagem.

A ala Em Tempos de Apagão Sejamos Luz, que fechou o carnaval, abordou a crise energética e de idéias, sugerindo solidariedade, cidadania e participação de toda a sociedade na questão da necessidade de não desperdiçar energia em tempos de escassez. A professora Dulcinéia Rodrigues, da 4.ª série, trabalhou bastante com essa temática, não só através da disciplina de Ciências, mas também de Língua Portuguesa, uma vez que levou para a sala de aula várias manchetes de jornal anunciando o Apagão, estimulando, assim, a leitura. A Geografia também foi explorada pela educadora, que discursou sobre as formas alternativas de energia, como o vento e o gás do lixões. A Matemática, por sua vez, também pôde ser estudada a partir dos números dos quilowatts que os alunos encontraram nas matérias dos jornais. “Essa ala sugeria que todos participassem, seja através de pesquisas, alternativas, solidariedade ou idéias. Todas as propostas foram espalhadas nas camisetas e cartazes dos alunos, mostrando que o importante não é apenas criticar, mas sugerir. Precisamos pensar. Estou emocionada, pois estamos formando uma geração mais consciente, muito melhor que a nossa”. Ao final do desfile, alunos e professores, felizes com o resultado, conseguiram mostrar que através da conscientização associada à ação mútua de cada um, muito se pode fazer pela preservação ambiental.

Escola Municipal Mozzart Lago
Tel.: (0xx21) 2450-2523

A letra do samba-enredo e alguns versos que foram trabalhados pelos professores de diversas disciplinas do Mozart Lago:

Querer é Poder

Vai voar minha escola, meu bem-querer
Mozart Lago sonha unida, transformando com você
Água, terra, fogo e ar
a Mozart Lago fazendo o mundo sonhar
no pensamento há solução
pra salvar nossa mundo da destruição
o bem e o mal, eterno conflito
buscar na mente, poder infinito
fé num ser maior que nos conduz
certeza de encontrar a sua luz
Com energia mental, eu brilho como cristal
sou poeta
vou transformar a nação, Mozart Lago em ação
é a minha escola, sempre aberta
Ter é poder, não ter é querer
Nem sempre traz felicidade
Com a razão e a imaginação
Transformando o sonho em realidade
O mundo onde impera a ambição
Pode ir pros ares no aperto de um botão
Podres poderes que fazem o homem
Tentar tomar a vez do criador
Tirando vidas que um dia ele plantou
Mozart Lago vai sonhar
Querer é poder, queremos mudar
Na esperança de um novo dia
De paz, amor e alegria
As mil faces de um samba-enredo

- Título “Querer é Poder”: os professores de Língua Portuguesa trabalharam rima e verbos no infinitivo. - “Transformando” (no 2.º verso): trabalhou-se as formas verbais como gerúndio, infinitivo e particípio.
- Com o verso “água, terra, fogo e ar” (3.o verso), os professores de Ciências mostraram a importância dos quatros elementos vitais à nossa sobrevi-vência, além de conscientizarem os alunos da importância da água, que constitui 70% do corpo humano.
- Artes e Geografia: Trabalhou-se com desenho de história em quadrinhos. As crianças utilizaram quadrinhos de jornais e revistas e recriaram histórias sobre eles, com desenhos e textos, focalizando principalmente o raciona-mento de energia e água. A partir daí, falou-se também da linguagem da pro-paganda através de textos publicitários das campanhas do governo e sociedade.
- História: os professores de História exploraram a idéia central do texto, Barão de Mauá, apresentado como o
sonhador da época, que colaborou para a modernização do país no século XIX.