Alunos e professores descobrem novos valores a partir do trabalho voluntário

Por Solange Ramos

Há cerca de seis meses, o bairro Meudon, em Teresópolis, Rio de Janeiro, está sendo invadido por uma turminha de voluntários mirins: são os alunos da 2.ª série do Ensino Fundamental do Centro de Ensino São Miguel (CESM). A criançada, com idade entre sete e oito anos, está trabalhando como gente grande no projeto Ser Voluntário É..., desenvolvido pela professora Denilce Dumard. Os pequenos não poupam esforços para convencer e informar as pessoas dos benefícios que um voluntário pode trazer para o desenvolvimento social não só no Estado Fluminense, mas em todo o Brasil.

O projeto tem como objetivo mobilizar a sociedade local para a importância do trabalho solidário. Mas, antes do programa ter sido expandido pelos bairros próximos ao colégio, alunos da professora Denilce tiveram várias aulas dinâmicas e bem diferentes sobre as ações voluntárias. “Foi uma experiência maravilhosa, tanto para mim, como para a própria escola, para os alunos, para os pais e para todas as pessoas envolvidas nessa grande campanha, que começou com a curiosidade e o interesse da turma pela causa social”, afirma a idealizadora do programa.

Tudo começou quando o Brasil foi escolhido oficialmente, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para fazer parte do grupo de países envolvidos com as oportunidades e iniciativas na área do voluntariado, principalmente pelo fato de 2001 ser o ano Internacional do Voluntário. Acompanhando essas informações, a professora Denilce resolveu envolver seus pequenos alunos nesta grande campanha. Na fase inicial, foi proposto aos alunos que se fizesse uma pesquisa sobre “O que é ser voluntário?”. Na semana seguinte, eles trouxeram textos, recortes de jornais, fotografias, cartazes e muitas perguntas. Diante de tamanha curiosidade, a professora resolveu ir em frente e levou seus alunos à ONG Espaço Compartilharte, uma organização não-governamental, onde mais tarde começaram a fazer intercâmbio com as crianças de lá.

O contato contínuo entre as crianças da ONG e do CESM, no qual eram trocados desenhos, cartas e palavras de solidariedade, foi muito enriquecedor para a turma, pois os alunos começaram a querer saber mais como eram as outras ONGs e ajudar instituições carentes. A cada dia, o projeto se desenvolvia e os pequenos alunos, cada vez mais envolvidos, já faziam exposições, campanhas. Cada mês era destinado a um utensílio ou alimento diferente, como leite, agasalho, arroz e feijão, entre outros, e cartazes eram levados ao comércio local a fim de mobilizar os moradores do bairro a se envolverem com a campanha do voluntariado. “As pessoas não conhecem o trabalho voluntário e a campanha realizada pelas crianças fez com que muita gente aderisse à idéia”, acrescentou a professora.

O resultado das campanhas, que sempre foram marcadas por grande sucesso de arrecadação, era motivo de orgulho para os pequenos voluntários do Centro de Ensino São Miguel. Os objetos e alimentos por eles recebidos foram doados para orfanatos em todo o município de Teresópolis. Segundo Denilce, esse trabalho foi de grande importância social e pessoal para as crianças, pois elas passaram a ter mais consciência sobre seus direitos e deveres no exercício da cidadania.

Mas, além do sucesso do projeto Ser Voluntário É..., que foi levado à TV Futura, canal a cabo, os alunos foram nota 10 em suas disciplinas. Português, Matemática, Estudos Sociais, Ciências, enfim, todas as matérias foram fontes de conhecimento e conteúdo. O estimulo à leitura, a escrita, a linguagem oral, as pesquisas, o uso correto do dicionário, a gramática e a socialização, entre outros, foram muito bem trabalhados pela mestra Denilce através da campanha do voluntariado.

 

Etapas do Projeto:

Na fase inicial, a professora pediu a seus alunos que fizessem uma pesquisa sobre o tema: “O que é ser voluntário?” e trouxessem textos, recortes de jornais, fotografias, cartazes e perguntas. Depois da análise do material, todas as disciplinas foram envolvidas no tema e a professora começou a dar ensinamentos sobre o voluntariado.

Munidos de conhecimentos teóricos, a educadora levou seus alunos a uma ONG, organização não-governamental, do próprio município, chamada Espaço Compartilharte, para que pudessem vivenciar o trabalho voluntário na prática.

Após a visita, a professora Denilce e a diretora da ONG estimularam as crianças a se comunicarem através de um intercâmbio. Os alunos do CESM e a garotada da ONG trocavam desenhos, cartas e palavras de solidariedade. Após essa fase, os alunos começaram a fazer exposições sobre o tema, não só na Escola, como no comércio local, onde colocaram cartazes de solidariedade. Assim se deu o início de uma campanha. Durante este período, foram arrecadados utensílios, materiais de limpeza, agasalhos, leite e alimentos não perecíveis. Tudo que foi arrecadado durante a campanha foi doado para vários orfanatos do município, inclusive a ONG Compartilharte.

2001 – ANO INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO

O ano de 2001 está reunindo grandes oportunidades e iniciativas na área do voluntariado. Através de uma assembléia-geral realizada em 1997, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou, oficialmente, 2001 como o Ano Internacional do Voluntário, contando com o apoio de 123 países, entre eles o Brasil. A idéia surgiu a partir da necessidade de se valorizar o papel do voluntário, hoje, para o desenvolvimento social do globo. Trata-se de uma oportunidade única de destacar a atuação e os resultados do envolvimento de milhões de pessoas que dedicam um pouco do seu tempo para ajudar os mais necessitados, estimular mais indivíduos a se engajarem no voluntariado e fortalecer as entidades que incentivam a ação voluntária.

Os países envolvidos com o trabalho mundial do voluntariado criaram um calendário muito interessante, em que os 12 meses do Ano Internacional do Voluntário foram divididos por temas. Cada mês é destinado a um trabalho diferente. Veja abaixo como foi a divisão.

MÊS TEMAS
Janeiro Cultura e Artes
Fevereiro Terceira Idade
Março Esporte e Lazer
Abril Saúde
Maio Contra o Preconceito
Junho Educação
Julho Meio Ambiente
Agosto Protagonismo Juvenil
Setembro Portadores de Deficiência
Outubro Defesa de Direitos
Novembro Solidariedade
Dezembro Cidadania


Centro de Ensino São Miguel
Rua Charruas, n.º 100. Meudon. Teresópolis.
Rio de Janeiro. Tel.: (0xx21) 2643-1229.
Professora Denilce Dumard