Por Sandra Martins

Cabelos limpos e penteados, dentes escovados e unhas aparadas, esses são apenas alguns cuidados básicos da nossa higiene pessoal que os alunos do 1.º ciclo do Ensino Fundamental, da Escola Municipal José de Anchieta, em Niterói, aprenderam durante a realização do Projeto “Criança É Vida”, que teve como objetivo despertar as crianças para a importância da qualidade de vida, priorizando um dia-a-dia mais saudável.

O Projeto “Criança é Vida” foi realizado nas turmas de 1.ª a 4.ª série do Ensino Fundamental, sendo desenvolvidas, paralelamente, as campanhas “Xô, Piolho” e “Xô, Sarna”, nas turmas de 1.ª, 2.ª e 3.ª séries, visando a motivar as discussões envolvendo o cuidado com o corpo, a higiene pessoal e as doenças infantis. Durante as palestras, os orientadores utilizaram o livro infantil A Limpeza de Tereza, de Sylvia Ortoff e o CD “Criança é Vida”, do Schering Plough, como instrumentos auxiliadores nas explicações ministradas aos alunos.

Dentro do mesmo projeto, as turmas de 2.ª a 4.ª série participaram do subtema intitulado “Necessidades Básicas”, que enfocou a auto-estima, a reflexão sobre os direitos básicos do cidadão e do trabalhador, e a importância da vacinação. Na culminância dos trabalhos, foi simulada uma sessão de cinema na sala de aula, onde os alunos assistiram ao vídeo “Tá Limpo!”, produzido pela Vídeo Escola. Após a projeção, os alunos participaram de um debate, da apresentação de texto musical, além de um esquete dando “dicas” bem-humoradas sobre a importância da troca de fraldas dos bebês, da vacinação, da limpeza das mãos, do banho e da escovação.

Segundo a professora Edmaria Nogueira Fernandes Macedo, diretora da Escola há sete anos, a interdisciplinaridade permeou toda a consecução do projeto “Criança é Vida”, envolvendo toda a comunidade escolar. O texto musical, por exemplo, foi trabalhado de diversas formas nas aulas de Língua Portuguesa – interpretação e produção de textos, construção de frases, confecção de cartazes e legendas. Nas aulas de Ciências, os alunos discutiram a importância das vacinas e das doenças provenientes da falta de higienização.

Os alunos da Classe de Aceleração fizeram pesquisas, tabularam seus dados e os transformaram em gráficos nas aulas da professora Maria Antonia Miranda. A professora de Informática, Heloísa Gonçalves, propôs a criação de quadros com frases feitas pelos alunos, usando o programa Kid Pix, que foram expostos, posteriormente, nos murais da escola.

Observando o envolvimento e a motivação de toda a comunidade escolar no desenrolar do projeto, a orientadora educacional Krýsthinna Franco Sepúlvida de Abreu afirmou que todo o trabalho foi bastante produtivo, originando a construção de novos conceitos, novas aprendizagens e despertando, principalmente, a importância da qualidade de vida no exercício da cidadania.

Escola Municipal José de Anchieta
Tels.: (0xx21) 2627-5653 e 2625-8155